Harley-Davidson - História das Familias de motores

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

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Russo
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Familias de motores Harley-Davidson:
Parte 1 - Motores F-Head


Foram os primeiros motores a serem fabricados pela Harley-Davidson.

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Receberam essa denominação por causa da disposição das válvulas: a válvula de adminssão ficava no cabeçote e a de escape ficava no bloco do motor.

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Foram primeiramente fabricados com apenas um cilindro, entre 1903 e 1923:
27.4" F-head - 450 cc 1903–1905
26.8" F-head - 440 cc 1906–1908
30" F-head - 490 cc 1909–1912
35" F-head - 575 cc 1913–1918
37" F-head - 600 cc 1921–1923

A partir de 1914 foi introduzido o motor V2, com ambas as bielas apoiadas no mesmo ponto do virabrequim, configuração que se tornou famosa e perdura até os dias de hoje.

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Essa praticamente é a configuração de um motor "radial" com dois cilindros - confira na animação!

O F-Head V2 foi fabricado até 1929, nas configurações de 61" (1000 cc, com 20 hp e 74" (1200 cc), com 28 hp.

Harley-Davidson 1919 modelo "J", com motor F-Head 61" (1000 cc):
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Harley-Davidson 1928 modelo "JD", com motor F-Head 74" (1200 cc):
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" A smooth sea never made a skilled mariner "
Raulz
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Tenho que agradecer todos no forúm por compartilhar o conhecimento e principalmente vc Russo que manja muito e tá sempre dando umas dicas de ouro! Vlw!
Ricardozf12
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Dr Russo, eu tenho uma duvida que ta difícil, já vi muitos textos sobre, mas cada um tem uma teoria, quem foi a primeira a fazer o V-twin, foi a harley ou a Indian ?
Russo
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Ricardozf12 escreveu:Dr Russo, eu tenho uma duvida que ta difícil, já vi muitos textos sobre, mas cada um tem uma teoria, quem foi a primeira a fazer o V-twin, foi a harley ou a Indian ?
A primeira fabrica americana a lançar os motores V2 foi a Indian, em 1907. Era um motor de 640 cc que gerava incríveis (para a época) 4 hps.

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A Harley-Davidson lançou sua primeira moto com motor V2 em 1909 (modelo 5D), porém foi um fracasso. A moto era cara (custava US$ 325 contra US$ 240 da Indian V2) e o motor perdia compressão.

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A Harley então desenvolveu um outro motor V2, o "pocket valve" relançando as motos com motor V2 (modelo 7D) em 1911, com sucesso.

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Porém, o que pouca gente sabe é os motores V2 não foram invenção dos americanos!. Os motores V2 (V-Twin) foram na realidade criados por um trio de engenheiros franceses: Albert de Dion, Charles-Armand Trépardoux e Georges Bouton.

A empresa deles (De Doin Bouton) foi a principal fabricante de motores e de automóveis européia do início do século XX, fornecendo motores para mais de 150 pequenos fabricantes de motocicletas, entre eles a Norton, a NSU e a Matchless.

Essa é uma motocicleta Griffon Racer de 1902, com motor De Dion Bouton de 1902:
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Tanto a Indian quanto a Harley-Davison produziram seu motores V-Twin com base na arquitetura dos motores da De Dion Bouton.
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jirschik
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Tenho pouco à colaborar sobre HD, mas segue um resumo que consegui.

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Russo
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jirschik escreveu:Tenho pouco à colaborar sobre HD, mas segue um resumo que consegui.

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Essa photo mostra as gerações clássicas da família dos V-Twin: 1st V-Twin, F-Head (cabeçote em F), Flathead (cabeçote plano), Knuckelhead (cabeçote em forma de punho), Panhead (cabeçote em forma de panela) e Shovelhead (cabeçote em forma de pá).

Ainda tem outros tipos de motores:

os K-series, os Ironhead, os Evolution, os Evolution B-Twin, os Twin Cam 88, os TC 96 & more e os Revolution... isso sem citar a vasta gama de motores monocilindricos que a Harley produziu.

Devagarzinho falaremos de todos eles...
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Ricardozf12
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Valeu Russo pelo esclarecimento da minha duvida
AJ Souza
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Russo e Jiro...pô, to aqui babando, lendo e vendo esta pequena história, adoro essa coisa da evolução dos motores, não sou dos moderninhos, gosto da construção simples, durável e prático, nestes motores.

As motos da indian tenho uma curiosidade por elas, pois foram antecessoras das HDs, penso que injustiçadas, pois são motos, na minha concepção, duráveis e com um belo motor tb.

Continuem postanto pois estou acompanhando atento este post.

Um abraço meus amigos!
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AJ Souza
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Ainda sobre o meu comentario acima, sobre motores da HD, em especial ao meu comentário sobre as Indian.
A título de colaboração. Texto tirado do facebook "Admiradores de Motociclismo"

"Indian Motorcycles: a mesma alma, um novo coração

Sob o comando da Polaris, a centenária marca norte-americana deverá ganhar novos motores em 2014

Promover lançamentos de motos, antecipando o som de seus motores parece que virou moda. Depois que a KTM, às vésperas do Salão de Milão deste ano, publicou em seu blog o som do que viria a ser a nova Super Duke 1290 R, a norte-americana Indian seguiu a mesma estratégia nesta semana.
A centenária marca de motos custom publicou em seu canal no YouTube um vídeo com o título: “New heart. Same soul” (Um novo coração. A mesma alma) com o som de um novo motor, que deverá equipar suas motos a partir de 2014. O vídeo antecipa o que deverá ser uma nova geração das motos Indian, já sob o comando da Polaris, empresa que comprou a Indian em 2011.
Sem nenhuma surpresa, o som é característico de um motor de dois cilindros em “V”, que equipam as motos Indian desde 1905 – antes mesmo até do que os V2 equiparem as Harley-Davidson. E a Polaris, nova proprietária da Indian, também já tem experiência com essa arquitetura de propulsores. Afinal, a Victory, outra marca americana de motos custom, também pertencente à Polaris.


No vídeo, Mike Wolf, apresentador do programa “Caçadores de Relíquias”, do canal a cabo History, diz que leva sua vida caçando preciosidades, mas que nunca presenciou a história “acontecendo”. “E hoje vamos fazer isso juntos. Vocês vão ouvir agora o som do motor que vai equipar uma nova geração de motos Indian”, diz ele, minutos antes de ouvirmos o ronco de um típico V-Twin americano. Ainda segundo Mike Wolf, mais detalhes sobre as novas Indian deverão ser revelados no “Daytona Bike Week 2013″, tradicional encontro de motos realizado na praia da Flórida, Estados Unidos. A Polaris que, recentemente instalou-se oficialmente no Brasil, já afirmou que não há planos de comercializar as motos Victory e nem Indian no Pais por enquanto, mas não custa sonhar não é mesmo?"

Agora escutem, ou olhem...rs este motor da Indian, vejam o comando por varetas aparente..., eles trabalhando... não tinham capa, muito legal e olhem os balancis aparentes em ação, muito legal isso! é disso que falo a excência e a simplincidade do funcionamento, simples e mais aparente do que isto não existe...rs. Sem falar que o vô que ta testando deve ser da mesma idade da moto...rss Fico imaginando a perna dos condutores à época como ficava, com aquele foguinho azul saindo...hehe. Depois quando acaba o vídeo tem outros videzinhos associados, vale a pena ver.
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Ainda no campo de motores antigos, falam de V2 mas o que é essa replica de um modelo de época. O cara que fez a réplica devia ter as plantas esquemáticas desse dessa...bem olhem!...rs O Cara é o cara no torno e usinagem, queria eu ter este conhecimento...rs
<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/PrhJCN2xK4U?hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/PrhJCN2xK4U?hl ... on=3&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
É isso!

OBS.: caso este texto não se adeque aqui, favor enviar ao local próprio, pois não encontrei.
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Russo
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AJ Souza escreveu: As motos da indian tenho uma curiosidade por elas, pois foram antecessoras das HDs, penso que injustiçadas, pois são motos, na minha concepção, duráveis e com um belo motor tb.
Ae Kamerad...

A Indian não foi injustiçada... elas tiveram o mesmo fim que outros grandes fabricantes de motocicletas, como a também americana Henderson, as Inglesas Norton, BSA, Vincent, Triumph e etc e as Alemãs Zundapp e NSU. Todas tinham grandes produtos mas não foram capazes de evoluir mercadologicamente.

Já a Harley e a BMW conseguiram, com produtos similares, permanecer no mercado, cada uma a sua maneira, principalmente após o "boom" das motos japonesas.
AJ Souza escreveu: ...Vocês vão ouvir agora o som do motor que vai equipar uma nova geração de motos Indian”, diz ele, minutos antes de ouvirmos o ronco de um típico V-Twin americano...
Puro merchandizing, eheheh... a Indian atual, assim como a atual Triumph Bonnevile, não têm nada à ver com as Indians e Triumphs antigas. Atualmente são motos fabricadas por empresas que compraram as marcas e, em ambos os casos, a tecnologia utilizada é japonesa. O motor bicicíndrico da Triumph, embora externamente seja extremamente parecido com os antigos motores é totalmente novo, desenvolvido no Japão. O mesmo ocorre com os motores das Indian, que usam os mesmos motores das Victorys (também da Polaris), que foram desenvolvidos no Canada com apoio da engenharia japonesa.

Resumindo: as atuais Indian e Triumphs de tradiicionais só tem o nome, pois de resto não diferem muito das "Yamazukis" da vida.

Já a Harley, eheheheh... bom a Harley também andou afrontando a tradição ao vender motos com aquele motorzinho desenvolvido pela Porshe Alemã...o motor Revolution usado nas VRod.
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