Virago 250: Carburador, afogador etc

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Cleyton Bruno
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Mai 2009, 10:09

Olá amigos,

Tenho lido incessantemente os tópicos do forum e tenho que dizer que o conteúdo é excelente! A galera manja bastante e inclusive conheci um bom mecânico com a indicação de um mebro (o Joca). Estou com um problema e gostaria que vocês opinassem por favor.

Em 2008 comprei a minha viraguinho e estava muito feliz com ela. Durou uns três meses. Tive problemas no motor e houve toda uma novela com o dono antigo mas de qualquer forma isso passou e fiquei 2009 inteiro sem ela, parada em mecânicos por aí. Conheci o Ronaldo da Moto Horst indicado pelo Joca e ele deu um belo talento na minha viraguinho e estou com ela de volta a mais ou menos um mês. Tive que fazer o motor duas vezes (a primeira vez ficou com um mecânico que é vizinho meu e manja bastante mas não sei o que houve, se foi pressa ou por não conhecer motos custom, mas o Rona disse que ficou um pouco de estopa no motor e travou tudo), a segunda vez foi o Rona que fez, trocamos bielas, rolamento do virabrequim, corrente, válvula, algumas engrenagens embaixo também. Troquei o coletor que estava rachado, cabo auxiliar de aceleração, e talvez algo mais que eu até já esqueci. Agora acredito que estou quase na metade (ainda tenho que trocar manoplas, pintar motor, desamassar o tanque, trocar o motor de arranque (que já foi reparado até não poder mais), cilindro de freio, faróis (acho que estão fracos demais e isso não pode ser normal), e por aí vai.
Agora que estou neste ponto e que já sabem mais ou menos dos problemas, gostaria de uma opinião sobre o que está acontecendo agora, não vou desistir da minha viraguinho depois de tudo isso.
Pilotando ela um pouco todo dia pela cupecê e pela marginal, percebo que ultimamente ela tem falhado bastante. Na primeira vez, levei no Rona e ele me disse que era combustível ruim, troquei em um posto de confiança e me pareceu estar tudo bem, ontem ela voltou a falhar e percebi que nas duas vezes que falhou foi quando ela estava com o tanque pela metade, tudo bem, fui ao posto e enhci de novo para ver mas continua falhando. Hoje levei ela no Rona para trocar o óleo e expliquei o que estava acontecendo e ele me disse que tem que dar uma olhada e que talvez seja regulagem do carburador. Inclusive ele me disse que abriu um pouco a entrada de ar para ver se melhorava mas parece que piorou um pouco.
Amanhã eu queria viajar com ela mas estou meio receoso. A viagem é curta (uns 100 kms) mas mesmo assim ainda estou com pé atrás. Quando estou pilotando ela dá umas pipocadas, não estoura escapamento nem nada, mas parece que as vezes ela tentar estourar combustível mas não tem nada lá, o estouro não está constante. Vocês acham que pode ser mesmo o carburador? Será que dá pra viajar com ela?
Essa é minha primeira moto e não conheço ninguém que tenha viraguinho para dar uma volta nela e ver a diferença.

Desde já agradeço e parabéns novamente pelo ótimo conteúdo do forum e o alto nível de conhecimento dos membros.

Um abraço.
Cleyton Bruno
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Mai 2009, 10:09

Bom, como não houve respostas até agora, estou indo viajar. Me desejem sorte ;)
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Cleyton minha Virago tambem teve esse problema de falhas nos ultimos 20 dias e era combustivel ruim, procure um posto de confiança, experimente colocar a gasolina podium da BR para dar um limpada nas vias de combustivel. Se precisar posso te indicar o mecanico que mexe na minha moto, o cara é muito bom.
Procure analisar melhor essa reforma que precisa na sua moto, as vezes é melhor vender com um pouco de prejuizo e pegar outra moto em melhor estado onde não precisa gastar muito com reformas, se optar por isso, leve um mecanico de confiança para avaliar uma possivel nova moto mesmo que seja preciso pagar o mecanico por esse serviço.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Cleyton Bruno
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Mai 2009, 10:09

Bom, cheguei de viagem e foi tranquila mas a moto realmente está ruim. Já abasteci em três postos diferentes e o resultado é o mesmo. Não acredito que seja gasolina ruim. Ela não passa de 100 km/h, quando bate 100 km/h ela começa a perder força. A mistura parece estar muito ruim pois os estouros estão em um ritmo muito estranho. O mecânico que estou agora parece ser bom, vou levar lá segunda feira para ele dar uma olhada.
Já pensei em comprar outra mas o amor que peguei por essa moto é impressionante, impossível que não tenha como fazer ela dar certo, mesmo que eu troque tudo. Estou até pensando em fazer um curso de mecânica no IUB ou no senai para poder mexer eu mesmo na minha viraguinho.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Cleyton Bruno escreveu:Bom, cheguei de viagem e foi tranquila mas a moto realmente está ruim.
Pelo teu relato, seria bom se debruçar nesse carburador e trocar todos os reparos, verificar folgas etc, olhar o filtro de ar, cabos de velas e velas...
Imagem
Frazatto
Mensagens: 128
Registrado em: 07 Ago 2009, 09:36
Localização: Curitiba

Alguém tem algum tutorial ou esquema mecânico que indique onde estão e o que faz cada parafuso do carburador da Viraguinho??

Procurei por ai mas não achei.
Só o da marcha lenta, que vem descriminado no manual.
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

Esse defeito deve ser o carburador sujo, tem que mandar fazer uma limpeza completa desde a torneira do tanque até o carburador, um dos grandes problemas é a preguiça dos mecanicos, não querem desmontar todo o sistema, mexem só numa peça e cobram uma grana, ai tu volta lá ele limpa outra peça, cobra mais uma grana e assim vai indo, servisso de limpeza tem que começar desde o tanque, limpa a torneira, limpa a bonba de gasolina, limpa o carburador, examina as velas étc..
Faz isso que fica bom
Santista e Vera (Viru´s MC)
Bravo Alfa
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Mai 2010, 08:59

Olá a todos.

Eu estou com o mesmo problema do companheiro acima, só que com uma pequena diferença: minha moto "pipoca" apenas quando eu acelero muito. Se eu mantiver o punho até mais ou menos a metade, não dá nenhum problema, e roda uma maravilha, mas quando eu puxo um pouquinho mais pra ganhar mais aceleração, ela pipoca.
Alguém poderia me ajudar?

Desde já, obrigado.
Abraços
"Motorista por necessidade, motociclista por prazer"
Avatar do usuário
fjruthes
Mensagens: 112
Registrado em: 26 Nov 2008, 23:05
Localização: Blumenau

Bravo Alfa, bom.. pode ser N coisas

- Filtro de ar sujo
- Carburador sujo ou mal regulado
- Cabos de vela
- Cachimbos de vela
- Velas
- Bobina
- CDI
- Respiro do tanque meio entupido...

De primeira, eu limparia o filtro de ar, ou tiraria fora pra ver se resolveria, se não resolver.. ai tem que ir verificando os demais..
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
Avatar do usuário
DPC
Mensagens: 26
Registrado em: 07 Jun 2009, 17:53
Localização: Rio de Janeiro

Bravo Alfa, bom.. pode ser N coisas

- Filtro de ar sujo
- Carburador sujo ou mal regulado
- Cabos de vela
- Cachimbos de vela
- Velas
- Bobina
- CDI
- Respiro do tanque meio entupido...

De primeira, eu limparia o filtro de ar, ou tiraria fora pra ver se resolveria, se não resolver.. ai tem que ir verificando os demais..
continuando o que o Fjruthes disse, eu tiraria a vela e verificava o estado da mesma e se ela é "original - CR6HS", dava uma limpeza e uma lixada, o filtro de ar só é chato tirar a tampa, pois o parafuso de cima é "enjoado" para tirar (se vc notou que o estado esta ruim, é só comprar e trocar, é fácil), os cabos e os cachimbos eu ligaria a moto a noite em um local escuro e observaria se está escapando corrente. Isso são coisas que nós podemos fazer em nossas máquinas, são simples de serem feitas. Agora, em relação aos outros itens tem que ser um bom mecânico. Aqui no RJ eu te indicaria um. Todas as vezes que vou viajar, tiro as velas e faço uma limpeza (lixo) e verifico a mesma, isso já me deixa 90% despreocupado em relação a viagem, pois provavelmente não terei problema.
obs: Aconselho a comprarem peças originais (são caras) mais resolvem o problema.
Abs.
ex kansas 150
ex virago 250 97 preta "Alciana"
atual Dragstar 2008 "Odisséia"
Responder