Mutirão de Manutenção & Prevenção

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Uma idéia que talvez seja mais barata que um eleva moto (um novo deve estar uns r$ 1500, mas acho que se consegue um usado pela metade do preço), seria um portico com talha manual.

Imagem

Ou então algo feito com caibro de madeira (nobre) travadas, mas claro que um eleva moto seria o ideal.
Imagem
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

Estava dando uma olhada em algo como isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -680kg-_JM

Me parece útil. =|
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem

é bem interessante e ocupa menos espaço numa garage, só me preocupada que a moto fica meio que de bobeira ali em cima, pois não tem ponto de ancoragem, mas nada que não se possa fazer usando alguma estrutura de madeira ou ferro na parece ou mesmo numa viga que tenha no teto.

Além disso pode arrastar a tralha toda pra um canto.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem

Um desses modificados talvez desse conta do recado.

1- retira as rodas e coloca 4 hastes em X algo de 1 metro de comprimento cada uma
1- fixa uma base maior em cima para apoiar a moto.

E pronto já dá pra fazer várias coisas, mas não terá muita altura.
Imagem
leolyra
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Nov 2012, 11:04
Localização: Salvador

mgandra escreveu:Cros e demais, conforme eu disse antes, serei muito dedicado ao projeto. Entretanto, moro em Salvador - BA e aqui só tenho um conhecido que se empolgaria.

Mas estou muito disposto a me empenhar para fazer isso acontecer na forma de video-conferencia com o pessoal mais organizado (SP).

Para fazer video-conferencia pelo Skype, um de nós tem que ter conta com crédito. Eu tenho! Portanto, no primeiro encontro que fizerem em Sampa, certifiquem-se de ter alguém com PC com camera e Skype instalado. E, claro, que seja numa garagem com internet... :D

Façam uma lista de todo o ferramental que eu compro aqui. Marcando com antecedencia, vou para a casa de uma amiga, onde a internet pega na garagem. Aqui no prédio isso não vai rolar...

De início informo que da parte aqui dos baianos teremos a minha Velma (Mirage 250 2012) e uma Shadow 750 2006. Meu interesse maior é em aprender tudo: funcionamento básico, manutenção preventiva básica. Tenho o manual de serviços impresso.

Fico no aguardo.
Ai mgandra,

Pode incluir mais um na lista dos interessados em Salvador.
É só me avisar que eu vou aderir a essa ideia.
Olha ai meu Skype: leolyra.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

O youtube está repleto de vídeos ensinando de tudo...

<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/iXpI8UQEMKE?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/iXpI8UQEMKE?ve ... t_BR&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Imagem
Avatar do usuário
zeabreu
Mensagens: 237
Registrado em: 07 Out 2010, 20:15
Localização: Porto Alegre

Se precisar consertar a moto em uma emergencia pode tentar a solução:

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... YjwB6F7EJI[/img]<br>[/url]
MateusBauer
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Jan 2015, 09:53
Localização: Canoas

jirschik escreveu:
vital_sp escreveu:Sobre quais chaves usar na Mirage 250.
Há uns dias já venho com uma dúvida.

As porcas e os parafusos com cabeça sextavada da Mirage 250 são em polegadas?
Pois minhas chaves são em milímetros e todas dão folga...
Vital, todos os parafusos da Mirage são em milímetros. Não entendo o porquê de suas chaves estarem diferentes, mas é tudo em milímetros. Você recebeu o kit original de chaves? Se 'sim', veja que estão marcadas em milímetros.

E por falar em kit original de ferramentas, eu só uso a chave de velas e as chaves de boca só em caso de emergência. A chave de fenda/philips com cabo de "prástico", não serve nem para atear fogo!
Aproveitando o teu comentário sobre milimetragem. Comprei minha Mirage 250 faz pouco tempo e to querendo trocar as velas, mas preciso comprar uma chave de vela para isso. De quantos milimetros devo comprar a chave?
hvidal
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Set 2008, 15:34
Localização: Niterói

Senhores, estou dando uma olhada pelo fórum, sei que ando sumido e ninguém aqui lembra ou deve me conhecer(tenho acessado muito outro fórum :lol:), Tenho quase uma oficina em casa, fui comprando uma chave aqui outra ali e hoje faço a manutenção quase total da minha m800 e da sombra 600 da patroa.

Sou adepto do faça você mesmo e estimulo as pessoas a aprender e exercitarem esta filosofia de vida, O conhecimento é a única coisa que não se pode tirar de você.

Vão as dicas

Não adianta querer compra tudo de uma vez, sai caro. Compra quando precisar.
A maior parte das manutenções se consegue fazer em casa.
Macaco para moto é complicado, pois para street é uma, para speed e outra e pra custom outra, ou seja, é complicado. :P
Tenha sempre em casa óleo que você usa constantemente para o caso de precisar trocar ou completar.

Em relação a ideia de juntar essa galera, a ideia é boa, mas a sugestão que eu dou é o seguinte, quem sabe fazer ir explicando para o dono da moto ir fazendo de forma supervisionada, assim ocorre a distribuição do conhecimento, principalmente para situações de manutenção periódica como óleo, velas, substituição de óleo, lonas e pastilhas de freio, etc.


Antes que perguntem estou em Niterói - RJ e trabalho no centro do RJ

Abraço a todos e parabéns pela iniciativa.. quem sabe eu consiga aparecer em algum desse? :wink:
SUZUKI Boulevard M800
Honda SoMbRa 600 (Patroa)
Ex: Daelim VC 125 200cc Extra-Custom
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

MateusBauer escreveu: Aproveitando o teu comentário sobre milimetragem. Comprei minha Mirage 250 faz pouco tempo e to querendo trocar as velas, mas preciso comprar uma chave de vela para isso. De quantos milimetros devo comprar a chave?
Não tenho como ver isso agora, mas até onde me lembro as velas possuem só 2 bitolas, e a maioria são iguais, logo, se vai comprar as velas, compre junto um chave que sirva nela...

Mas, o problema é outro, alguma motos, como a Kawasaki 1000R, precisa de um cachimbo longo para chegar até a vela. Não lembro, mas quando troquei as velas da Mirage, acho que precisei de uma extensão de cachimbo!
Imagem
Responder