Como amaciar motor(moto 0km)

Ferramentas, peças e manutenção de motos

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wellington.nogueira
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Registrado em: 22 Jun 2007, 00:23
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28 Ago 2008, 10:54

Que eu me lembre, foi no manual que vi que era para ficar em torno de 5000 rpm para o amaciamento. (Vou revisar o manual).
Na verdade, a 80km/h, já passou um pouco de 5000rpm mesmo e a 100km/h, está em torno dos 6500rpm.

Rodando a 120km/h com certa constância (variando entre 110 e 135 no marcador, com carga), a pior marca da minha foi 20km/l.

Como sempre andei calmo com a moto, ficando no giro máximo em torno de 7500 rpm, a moto demorou um pouco para ficar "mais solta". Senti mesmo a diferença depois de 12.000 km rodados.

(na verdade, a pior marca foi 18km/l na cidade, mas foi devido a gasolina MUITO ruim)
Wellington Nogueira
57 45 4C 4C 49 4E 47 54 4F 4E
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carlosrdm
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Registrado em: 28 Mai 2008, 08:01
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15 Out 2008, 07:30

E ai galera. Acabo de pegar minha Mirage.

E gostaria de saber algumas coisas. Pois ainda não entendo muito bem.

O conta Giro vai de 0 a 14. Isso quer dizer que ela faz 15.000 Rpm ??

Até qual rotação devo ir para passar a segunda marcha e assim por diante. ?

Pois no conta giro nao tem nada esplicando. E eu vou e faço isso ao meu ver. Algum problema nisso. Alguma dica.

Até quantos quilometros eu posso ir no amaciamento. Uns falam 80 outros 70. Quantos posso ?

No aguardo. E muito obrigado.
Kings
Colaborador
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Registrado em: 30 Jan 2008, 14:11
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15 Out 2008, 08:01

carlosrdm escreveu:E ai galera. Acabo de pegar minha Mirage.

E gostaria de saber algumas coisas. Pois ainda não entendo muito bem.

O conta Giro vai de 0 a 14. Isso quer dizer que ela faz 15.000 Rpm ??

Até qual rotação devo ir para passar a segunda marcha e assim por diante. ?

Pois no conta giro nao tem nada esplicando. E eu vou e faço isso ao meu ver. Algum problema nisso. Alguma dica.

Até quantos quilometros eu posso ir no amaciamento. Uns falam 80 outros 70. Quantos posso ?

No aguardo. E muito obrigado.
Amaciamento é uma "ciência" contraditória, cada um diz uma coisa diferente. O manual diz para não passar de uma certa rotação, mas não lembro qual. No geral, esticando as marchas até 5.000 a 5.500 rpm está muito bom. Algumas esticadas rápidas até 8.000 rpm nos primeiros 1.000 Km acho que é bom também. 15.000 rpm nem pensar!!! A 5.500 rpm em quinta marcha vc estará no velocímetro a 90 Km/h
brunno.ferreira
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15 Out 2008, 09:09

O manual diz que durante os primeiros 800 km não devemos ultrapassar 1/2 dos RPM, o que seria 7 mil.

Mas o adeivos em cima do tanque diz que não devemos ultrapassar 5 mil...

Estou amaciando a minha tb. Estou trabalhando sempre entre 5 e 6 mil...
Brunno
carlosrdm
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Registrado em: 28 Mai 2008, 08:01
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15 Out 2008, 10:09

"A 5.500 rpm em quinta marcha vc estará no velocímetro a 90 Km/h"

Posso andar assim ? he correto :?
Eric Simey
Mensagens: 348
Registrado em: 08 Jul 2008, 08:39
Localização: Santo André
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15 Out 2008, 12:00

Como o Kings falou, existe muita controversia a esse respeito, mas o amaciamento existe sim, e de uma certa forma deve ser respeitado, conversei com meu mecanico ele me falou que se não amaciar corretamente, vc não terá problemas agora, mas no futuro terá sim, e verá que algumas peças e etc, sofreram algum desgaste antes do tempo, ou ate mesmo troca de peças por uso inadequado quando novas, bom, creio que exista alguma verdade nisto, mas tb. já ouvi de amigos motociclistas que tem que amaciar "virando o cabo", pois dizem que se tem que dar algum problema, tem que dar quando esta na garantia, hehe, tb. acho que exista alguma verdade nisto, mas acho que isso de andar no talo para amaciar não é legal não, fico com o que diz o manual.
Procure Sempre um Contador, ele também anda de Moto
mcfilipi
Mensagens: 216
Registrado em: 19 Jun 2008, 13:12

22 Out 2008, 15:43

a minha eu amaciei conforme o manual e aparentemente tá tudo tranquilo.

só notei que o consumo aumentou , mesmo eu mantendo a mesma média de velocidade de antes (já fiz o teste)

Alguém mais percebeu isso? Ou só eu acho que isso é esquisito? hehehe!!
Mário C. Filipi (Viageiros MT/ CPI)
Mogi Guaçú - SP
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ISRA-32824
drca
Mensagens: 28
Registrado em: 21 Abr 2008, 15:12

28 Out 2008, 09:40

COMPREI A MINHA SEXTA FEIRA E COLOQUEI NA ESTRADA,, DE CAMPO GRANDE - MS PARA ILHA SOLTEIRA - SP, 390KM,, FUI ANDEI POR LÁ E VOLTEI,, 1000KM RODADO,, AMACIEI NO PAU, rsrs, NAUM LEVEI EM CONSIDERAÇÃO ESSA DE ROTAÇÃO,, ANDEI NORMAL E ESTA TUDO OK. AGORA VO LEVAR PRA VER O CARBURADOR POIS TA MEIO BEBERRONA,,, QND TINHA A BIZ, ERA DO MESMO JEITO, NO PAUU E NUNCA ACONTECEU NADA
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fredericoms
Mensagens: 43
Registrado em: 21 Ago 2008, 20:38
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03 Dez 2008, 19:10

Pessoal,

Estou com minha Kansas nova rodando já fazem 300km e continuo na dúvida: Estou amaciando o motor corretamente.

Procuro não passa de 70 km/h e nas subidas não forço muito. Além disso procuro alterar de velocidade ( entre 50 e 70) algumas vezes no percurso. *não dá pra diminuir mais pois rodo em estrada.* Ando 30 Km por dia, e acho estar fazendo tudo certo, mas gostaria de me certificar.

Alguma dica?

Saudações
caruso
Colaborador
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42
Contato:

04 Dez 2008, 00:47

Olá meu querido, seja bem vindo a irmandade!!!

Seguinte acho que poderia aumentar um pouco mais essa velocidade uma vez que roda na estrada, o amaciamento pode tranquilamente ficar entre 80 e 90 km/h sem medo algum, basta não forçar a moto que ela te responderá de boa. Quando digo forçar é estar a 90 km/h em 4 marcha com o motor berrando, ok!!

Abraços e parabéns pela motoca
Caruso


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