Horizon 250: Relação

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

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Ygor
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Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
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Eu ia abrir este tópico apenas para fazer um alerta aos proprietários, mas tinha de falar da relação então vou falar um pouco mais, eu andando 95% do tempo na cidade 70% com garupa e velocidades oscilando entre 60 e 110 resolvi dar uma reduzida na relação aumentando assim sua força e reduzindo sua final (lembrando a horizon bate final com falta de força ou seja sem cortar giros do motor com o corte da injeção) 148 aproximados eu apena substitui o pinhão de 13 dentes por um de 12 dentes a coroa tem originalmente 39 (editado) dentes para quem não entende direito a relação sugiro ler este tópico: viewtopic.php?t=2349

A moto ficou uns 8% mais forte e bate 142 de final cortando o giro ou chegando muito próximo disso a diferença é que ela chega muito rápido lá o alerta que eu iria fazer é que na horizon não cabe pinhão de 14 dentes e possivelmente não caiba coroa acima de 46 dentes o pinhão pega em um protetor e atrás dele tem uns fios inclusive do sensor do pezinho e neutro quem colocou verifica, pois a corrente deve ter corroído essa proteção possivelmente dando interferência em alguma coisa. Testei querendo usar apenas 4ª marchas na cidade e deixar a 5ª como Overdrive, mas não deu certo quem quiser alongar a relação terá de diminuir a coroa ou fazer aquela adaptação.

Para quem se interessar a moto originalmente tem coroa 39 (editado) dentes pinhão 13 dentes e corrente passo 520 com 108 elos (se não estou enganado) no geral apenas o pinhão da xr200/nxr serve direitinho e a corrente verificando os elos a coroa não serve (editado), a corrente (verificar quantidade de elos) e pinhão é certeza o pico de torque 7000rpm em aproximados 109km/h pico de potencia 8000rpm 124km/h e final de 148 sem força para seguir adiante. (relação 39/13 = 3 editado)

Teste com pinhão de 12 dentes relação (39/12 = 3,25 editado) pico de torque 7000 rpm a 99 km/h e pico de pot 8000 rpm a 114 km/h com final de 142 cortando.

Não cheguei a testar o pinhão de 14 ou a coroa de 37 dentes, mas em uma possível situação 37/13 = 2,846 final teórica 170 km/h mas ela chegaria com muito sacrifício em 146 a uns 8500rpm aproximados pico torque 120 km/h e pico potencia uns 137km/h

Dica para quem pretende alterar a relação em uma situação como a minha, uso praticamente urbano é bem interessante reduzir a relação. Para quem pega estradas ou quase sempre anda sozinho com velocidade média oscilando entre 90 e 120 (estrada) ou 60 a 100 (cidade) não mexa na relação. Quem gosta de velocidade média maior digo algo entre 110 e 140 (estrada) compensa alongar a relação. Quem anda no limite de velocidade da moto não mexa na relação, pois além de poder perder final corre o risco de mandar o motor para o outro mundo uma vez que chegar em 148 sem corte de injeção é bem melhor do que se alguém conseguir chegar cortando ou chegar com menos força que o habitual, pois isso prejudica o motor.
Ygor P
Ygor
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Algumas más noticias aos donos de Horizon alem de nenhuma coroa bater em furação tive de trocar o disco traseiro por isso levei a coroa na Corcopin na general osório e testaram inúmeras coroas nenhuma serviu (que raiva) o pinhão de 14 serve apenas se adaptarem/cortarem uma peça que fica perto dele que serve para parafusar a carenagem de proteção dele ou seja alongar a relação é uma tarefa quase impossível, pois o pinhão não cabe e a coroa apenas a original dafra que já vem com 39 dentes com ela removida pude verificar a quantidade editei o post acima.

Disco de freio outro item único, pois a bentita furação da roda traseira não permite a compatibilidade com nenhum outro disco e chorem custa 421,00 na dafra sobre encomenda e espera de 15 a 20 dias (chorei largado) afinal se achasse custaria aproximados 100,00, sugestão dos colegas da general a coroa pega a usada compra uma que a parte central seja igual e faça novas furações (não fiz e não recomendo, mas é uma alternativa para alongar a relação) o disco de freio uns mais experientes lá disseram que o da GSX 1000 é igual mas o preço certamente seria maior que o original dafra.

Pneu 150/90-15 colocado para testar com duas porcas você muda a posição do protetor de corrente mas em determinadas situações ele vai pegando no protetor do reservatório do radiador e vai corroendo ele, da para usar desde que o dono não se encomode com o ruído e ficar sempre atento para ver se não esta pegando no reservatório outra solução seria mudar ele um pouco de lugar ou cortar/retirar o protetor.

Quanto a relação estou usando o pinhão 12 e achei que esta configuração exige muito da moto as rpm's ficam la em cima quando velocidade fica acima de 100 (embora tenha ficado perfeita com garupa) estou pensando em voltar o pinhão original 13 e usar mais a 4ª marcha sacrificando ainda mais o consumo (ainda mais agora que reduzirão velocidade da marginal) e a relação original ainda aguenta uns 10000km's então acho que vou fazer isso o disco de freio ainda tem uma chama de vida e vai consumir mais rapidamente as pastilhas vou encomendar e esperar esse bendito disco.
Ygor P
cros
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johnsquilaro
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Relação de quais moto serve pra ela?
é que to precisando mudar a relação e a corrente da minha
agradeço des de ja.
Ygor
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John a principio não existe relação compatível de moto alguma com a Horizon 250, a relação tem 3 peças : pinhão, coroa e corrente.

Das três unica compatível é o pinhão com o da NXR200 e tem varias medidas, coroa só serve original devido a furação da roda, e corrente se compra pela media passo/elos 520/108 vai achar um monte de moto que usa essa corrente mudando apenas a quantidade de elos.

De novo te pergunto vai mudar por desgaste ou por querer alterar a relação? pergunto, pois se a corrente estiver apenas frouxa basta, basta estica-la procedimento simples qualquer oficina faz, a corrente é muito boa me atrevo a dizer que dura a quantidade de 2 pinhões, uma pena que o passo da corrente usada não bate com o do pinhão novo se não estaria feliz demais com a economia.
Ygor P
johnsquilaro
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Que site vc usa pra encomendar as peça dela??
Ygor
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johnsquilaro escreveu:Que site vc usa pra encomendar as peça dela??
Já comprei pelo ML, e lojas mas sempre as que tem loja fisica, no final se tiver algum problema com a peça ou a entrega do produto tem onde reclamar, sou meio das antigas prefiro ver a peça pessoalmente ao compra-las.

Peças como essas da relação vou em uma concessionária oficial da marca, ou pego o contato de uma delas pelo site oficial da dafra http://www.daframotos.com.br/concessionarias/index , a maioria delas te mandam a peça desde que pague pelo frete.

Uma ultima dica, não economize com relação em motos ou correia em scooter's, são peças que não podem falhar, pois te levam ao chão e nele dependerá de muita sorte ou deus para que nada passe por cima de você ou que você bata em algo que possa te matar, é a pior sensação do mundo você vê tudo girando sem saber o que vai acontecer depois.
Ygor P
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