Horizon 150: Opiniões de proprietários

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

wadih
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Nov 2015, 11:33
Localização: Rio de Janeiro

Ola gente, tudo bem? Sou iniciante no fórum, por isso, já peço desculpas de ante-mão por qualquer coisa.

Enfim, eu comprei (ainda não chegou) minha primeira moto. Decidi comprar uma BEM de entrada, porque acabei de tirar a habilitação, não tenho nem conhecimento de direção "no dia-a-dia" nem familiaridade com motos muito grandes. Então minha escolha foi a nova Dafra Horizon 150
Imagem

Escolhi esta moto porque ela parece meio que um clone da Harley Davidson Roadster 883 (que eu acho muito bonita)
Imagem
*Parecida né?

Minhas dúvidas, como sou TREMENDAMENTE NOVATO nisso tudo, é saber o que posso e o que não posso fazer com ela, pois logo de cara, já tenho uma boa lista de modificações para fazer e a moto vai chegar em alguns dias. Para deixar mais organizado minhas dúvidas, decidi criar meio que uma lista. Se vocês souberem/puderem responder, me ajudariam muito pois como disse, sou realmente 0km em customs e principalmente sobre a legalidade das modificações. De cara, o que queria saber é:

1 - Posso fazer as modificações todas e DEPOIS disso fazer o primeiro emplacamento? Ou sou obrigado a emplacar a moto original, depois fazer o processo de pedir permissão para as modificações no Detran, depois modificar e depois de ter a checagem de segurança, fazer atualização do veículo? Se ambas as opções forem possíveis, qual é a mais prática (sim, eu sei que ambas são muito complicadas de serem feitas).
2 - Me falaram que mudanças estéticas não precisam ser informadas ao Detran, porém estou com uma sensação muito grande de que isso é BALELA e a pessoa que me disse isso estava falando m#$%. Procede isso?

Das modificações que eu quero fazer (abaixo), alguma é proibida?

Modificaçõs:
1 - Pintura da moto... Eu manteria chassi e motor da mesma cor, porém tanque, paralamas, etc, queria pintar para ficar com a exata mesma cor da HD Roadster da foto acima, tampando o Horizon que eu iria substituir por um desenho de uma PINUP.
2 - Banco... Queria arrancar esse banco preto e mandar revesti-lo novamente com couro marrom e botar uma costura em padrão, tipo essa:
Imagem
3 - Sissybar... Queria colocar uma sissybar maior, que desse para colocar alforje traseiro de forma bem presa/segura, revestiria o encosto do sissybar com o mesmo padrão e cor do banco
4 - Parabrisa Bolha Grande - de tamanho razoável, até para poder colocar um alforge pequeno (porta carteira/pochete) do lado de dentro dele.
5 - Alforges laterais de tamanho razoável para pequenas viagens, rígidos (não quero estilo sacola).
6 - Escapamento eu não sei bem como me expressar porque não achei ainda modelo, marca, etc, mas queria deixar os escapamentos e ponteiras do escapamento idêntico a da Harley da foto, só que preto como o motor, e não cromado...

Essas modificações acima precisam ser todas notificadas e autorizadas com o DETRAN? Posso faze-las antes do emplacamento?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

wadih escreveu: 1 - Posso fazer as modificações todas e DEPOIS disso fazer o primeiro emplacamento? Ou sou obrigado a emplacar a moto original, depois fazer o processo de pedir permissão para as modificações no Detran, depois modificar e depois de ter a checagem de segurança, fazer atualização do veículo? Se ambas as opções forem possíveis, qual é a mais prática (sim, eu sei que ambas são muito complicadas de serem feitas).
Normalmente a loja vende a moto emplacada, (acho que veículo zero tem 30 dias pra emplacar) se combinar com o vendedor de não te cobrar o emplacamento na compra...
wadih escreveu: 2 - Me falaram que mudanças estéticas não precisam ser informadas ao Detran, porém estou com uma sensação muito grande de que isso é BALELA e a pessoa que me disse isso estava falando m#$%. Procede isso?
Sim, e depende até do vistoriador, pois alguns dizem que colocar faroletes muda a caracteristica do veiculo e pode implicar em multa e não emplacamento na hora da vistoria, escapamento aberto não passa.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

wadih escreveu: Das modificações que eu quero fazer (abaixo), alguma é proibida?

Modificaçõs:
1 - Pintura da moto... Eu manteria chassi e motor da mesma cor, porém tanque, paralamas, etc, queria pintar para ficar com a exata mesma cor da HD Roadster da foto acima, tampando o Horizon que eu iria substituir por um desenho de uma PINUP.
Se trocar a cor vai ter problemas, pois em alguns casos dizem que precisa apresentar a nota de pintura com a cor especificada, além de fazer nova vistoria etc. Se for manter a cor, melhor fazer depois da vistoria
wadih escreveu: 2 - Banco... Queria arrancar esse banco preto e mandar revesti-lo novamente com couro marrom e botar uma costura em padrão, tipo essa:
Isso não deve dar problemas, mas deixaria também pra depois da vistoria.


wadih escreveu: 3 - Sissybar... Queria colocar uma sissybar maior, que desse para colocar alforje traseiro de forma bem presa/segura, revestiria o encosto do sissybar com o mesmo padrão e cor do banco
idem (2)

wadih escreveu: 4 - Parabrisa Bolha Grande - de tamanho razoável, até para poder colocar um alforge pequeno (porta carteira/pochete) do lado de dentro dele.
idem (2)
wadih escreveu: 5 - Alforges laterais de tamanho razoável para pequenas viagens, rígidos (não quero estilo sacola).
Idem (2) até porque pode ser retirado na vistoria.

wadih escreveu: 6 - Escapamento eu não sei bem como me expressar porque não achei ainda modelo, marca, etc, mas queria deixar os escapamentos e ponteiras do escapamento idêntico a da Harley da foto, só que preto como o motor, e não cromado...

Essas modificações acima precisam ser todas notificadas e autorizadas com o DETRAN? Posso faze-las antes do emplacamento?
Escapamento não deve passar na vistoria, e vai ter que achar quem faça um conforme deseja.

Eu deixaria toda e qualquer customização para mais tarde, bem mais tarde, pois no decorrer do tempo tu vai curtindo aos poucos essas mudanças e tudo de uma vez só vai ficar sem o que fazer mais tarde, ainda mais com um veículo novo, faria sim a troca do banco pois isso é conforto, bolha, alforges, sissy bar também podem ser feitas de início.
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Como a moto é zero fica atento a modificações extremas como mudança de cor pois pode afetar a garantia de fabrica. O melhor seria fazer coisas simples ate vencer a garantia e depois o ceu é o limite.
Pelo que sei ai no Tiro de Janeiro tem vistoria anual então coisas radicais é bom que sejam reversíveis pois uma vez por ano deve voltar ao que era para passar na vistoria.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

BetoCB escreveu:Garantia de fabrica. O melhor seria fazer coisas simples ate vencer a garantia e depois o ceu é o limite.

Bem lembrado...
Imagem
wadih
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Nov 2015, 11:33
Localização: Rio de Janeiro

cros e BetoCB, antes de tudo, obrigado pelas respostas!

Cros, eles me deram a opção de vender sem emplacamento (que custa 600 reais) e eu que me vira com isso. Parece que a concessionária pode fazer ela mesmo a vistoria quando o veículo é emplacado antes do dono o pegar, daí isso agiliza o processo, mas claro, não poderia fazer nenhuma modificação ANTES da primeira vistoria...
Acho que vou nessa opção mesmo porém, parece um preço relativamente justo para escapar da burocracia (cof-suborno-cof) que provavelmente teria que passar caso fizesse eu mesmo.

(mudanças estéticas não precisa ir no DETRAN):
fod* isso, mais uma situação cof-cof que te cobra um papo econômico a parte...

(Pintura da moto):
Não entendi muito bem, eu posso emplacar ela padrão de fábrica, depois pintar e só no ano que vem que vou precisar me preocupar com isso? Não da problema andar esse "intervalo" sem informar essa modificação ao DETRAN? Quanto a Nota fiscal com a cor, Isso é meio fod* se você vai fazer um desenho/aerografia no tanque por exemplo... COMO que vai colocar isso na nota??? fod* né...

(Banco da moto):
UFA! Até quem fim alguma coisa que NÃO daria problema... Se bem que fica feio de mais (na minha opinião claro), moto de cor branca com couro marrom... A moral é bege claro com marrom (risos).

(Sissybar e para-brisa):
Maneiro, brigado pela resposta cara!

(Alforges):
Retirar? Não fica sempre uma parte dele presa na moto quando você retira? Não sei o nome, aquelas barras de metal que ficam na lateral da moto quando tira o Alforge.

(Escapamento):
fod* isso... O escapamento dessa Horizon 150 é horrível.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

wadih escreveu: Parece que a concessionária pode fazer ela mesmo a vistoria quando o veículo é emplacado antes do dono o pegar, daí isso agiliza o processo, mas claro, não poderia fazer nenhuma modificação ANTES da primeira vistoria...
Acho que vou nessa opção mesmo porém, parece um preço relativamente justo para escapar da burocracia (cof-suborno-cof) que provavelmente teria que passar caso fizesse eu mesmo.
Véiculo zero é tranquilo emplacar não tem stress, mas o proprietário precisa levar no Detran, já algumas concessionárias tem a regalia de apenas entrar com os documentos e eles mesmo colocam as placas.

wadih escreveu: (mudanças estéticas não precisa ir no DETRAN):
fod* isso, mais uma situação cof-cof que te cobra um papo econômico a parte...
Sim, mudanças estéticas, mas depende do que, podem ter problemas no emplaacamento, novo ou usado.

wadih escreveu: (Pintura da moto):
Não entendi muito bem, eu posso emplacar ela padrão de fábrica, depois pintar e só no ano que vem que vou precisar me preocupar com isso? Não da problema andar esse "intervalo" sem informar essa modificação ao DETRAN? Quanto a Nota fiscal com a cor, Isso é meio fod* se você vai fazer um desenho/aerografia no tanque por exemplo... COMO que vai colocar isso na nota??? fod* né...
A pintura tem que ser a que consta no documento, normalmente consta apenas a cor em maior proporção, ou seja, branco, preta, azul etc... sem os adesivos, se for comprar uma branca com os adesivos e tirar não tem erro, até porque não precisa ser antes da vistoria... tem casos que podemos adesivar um veículo até uns 20/30% sem que ultrapasse a cor predominante.
wadih escreveu: (Alforges):
Retirar? Não fica sempre uma parte dele presa na moto quando você retira? Não sei o nome, aquelas barras de metal que ficam na lateral da moto quando tira o Alforge.
Sem problemas essa ferragem não implica em alteração.
wadih escreveu: (Escapamento):
fod* isso... O escapamento dessa Horizon 150 é horrível.
Os engenheiros projetam o escape para que a moto funcione do jeito que foi regulada de fabrica, ao mexer nele mudam alguns fatores como consumo, e se for durante a garantia perde a garantia, não vai conseguir reclamar alguma problema se trocar os escape.

Aconselho nesse caso a guardar os originais e trocar quando for fazer uma revisão ou manutenção.
Imagem
GFliegel
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Nov 2015, 16:40
Localização: Salto

Cara eu recomendo esperar a garantia.
Foi oq fiz com a minha.
E parabéns pela moto!
Eu me apaixonei por ela no salão 2 rodas.
Quando comprei minha mirage 150 escolhi ela por simples estética, pois a mecânica da Kansas é quase a mesma. Se fosse hj com certeza pegaria a horizon!
Imagem
Mirage 150 - LittleDevil
wadih
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Nov 2015, 11:33
Localização: Rio de Janeiro

Gente, então, passou um tempinho, a Dafra Horizon 150 não chegava na loja de jeito nenhum e por causa disso eu acabei fazendo um boca a boca e encontrei um membro de MotoClube vendendo a Mirage 250 dele (completa com alforges, sissy bar, parabrisa bolha, etc etc) muito bem cuidada pelo que vi nas fotos que ele me mandou) por 8500,00...

Tenho que assumir que fui seduzido por essa Mirage 250 :S (ah, e desculpa por estar falando de kasinski em forum da dafra)

Pegar uma 250 com 25 mil km rodados pelo mesmo preço que daria a Dafra com o juros do parcelamento no Cartão de crédito me seduziu bastante... Correndo o risco de novo de abusar da boa vontade da galera... O que vocês prefeririam comprar?
Ygor
Mensagens: 81
Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
Localização: São Paulo

Esquenta não, se você entende ou tem um pouquinho de paciência com manutenção vá de Mirage 250 e seja muito feliz, agora se é daqueles que não suporta um leve defeito e já critica o produto sem saber o motivo da quebra vá de Horizon 150, ela irá te dar as mesmas dores de cabeça que a Mirage 250 só que ai você poderá reclamar muito da Dafra ou das Cc's com a Mirage ficaria reclamando com quem? o antigo dono?

Diferenças primordiais alem de estar em um foguete no lugar de uma utilitária 150cc, custo de manutenção e economia de combustível, vá com muita calma no começo a mira não é apenas mais pesada o angulo pra esterçar, o entre eixos é tudo diferente vá com muita calma, motos custom acima de 250cc tem forte tendência a fechar o guidão em baixa velocidade (aquela manobrando ao sair da garagem) já tomei 2 sustos na minha (haja perna e coluna para segurá-las).

Se seu trajeto for corredores muito fechados, entenda a Mirage faz com louvor (é a habilidade do piloto que define isso) mas com a 150cc o período de adaptação será menor. Se for estrada e ainda mais com garupa eu nem estaria pensando em uma 150cc, uma moto 250cc é o minimo necessário para trafegar em estradas com garupa (questão de segurança, conforto, tempo, economia acredite são mais econômicas que as 150cc acima de 110 reais).
Ygor P
Responder