CB 400 1984 em reforma!

Seção para discussão sobre qualquer outro estilo/modelo de moto

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Lavei a tampa do estator....
Imagem

e o magneto...
Imagem

As duas peças estavam um lixo..
Usei as fórmulas tradicionais da internet:
Vinagre de alcool
Detergente
Suco de limão
e pra incrementar bicarbonato

Imagem
Imagem

Melhor que isso só com jato de areia.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Levantando um motor pra cima de uma mesa...
Imagem

Imagem
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

fino o serviço, logo volta a vida
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Hoje foi dia de dar uma verificada na instalação provisória para ligar o motor, não vou usar o chicote original, e preciso pelo menos nesse momento obter faísca na vela.

Imagem

Agora começa a etapa que não tem receita de bolo, ou tenta entender o esquema elétrico que está ilegível pra quem conseguiu uma cópia ou tenta na tentativa e erro mais algum conhecimento básico. Peguei uma cópia na internet e apaguei o que a principio não interessa para essa fase, não vou usar o chicote original e vou fazer a fiação meio que básica usando os componentes necessários, como CDI, Relé de partida, Regulador/Retificador, Bobina...

ImagemImagem

Aqui já tenho um primeiro problema, esse conector da bobina é ligado no chicote em 2 fios de cores diferentes, e não consegui identificar a posição, pois pelo que li se ligar invertido pode queimar a bobina.

ImagemImagem

Resumindo, as conexões dos periféricos, são meio que básica, ou seja os fios que vem do estator vão pro CDI, e regulador/retificador. O retificador deveria ser alimentado pelos 12 Volts, e aterrados, pois no conector temos fio vermelho, verde e preto. Mas não tenho alimentação no outro conector (fios amarelos) que vai pro estator.

Imagem
Dar partida é fácil, basta alimentar o motor de arranque direto, ainda não consegui fazer por meio do relé de partida, o conector dele manda fios pra chave de ignição, botão de partida e botão corta corrente.

Imagem
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

cros, da cb400 tenho do ano 1983, em PDF, acho q ta com uma qualidade melhor, pelo menos da pra puxar no zoom, vc já tentou imprimir?
pq ai vc pode passar uma canetinha sobre a linha pra visualizar melhor

olhei, o arquivo completo do manual q tenho não da nem 2,5Mb (25 paginas, mas olhei e a qualidade qnd puxa o zoom ficou bom aqui no w10 visualizando o edge, da o zoom e espera um pouco q renderiza direitinho), qq coisa passa um e-mail seu em MP q eu te envio
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

SemControle escreveu: 06 Mai 2019, 19:33 cros, da cb400 tenho do ano 1983, em PDF, acho q ta com uma qualidade melhor, pelo menos da pra puxar no zoom, vc já tentou imprimir?
pq ai vc pode passar uma canetinha sobre a linha pra visualizar melhor
Já imprime os 3 manuais, foi cartucho pra caramba....
SemControle escreveu: 06 Mai 2019, 19:33 olhei, o arquivo completo do manual q tenho não da nem 2,5Mb (25 paginas, mas olhei e a qualidade qnd puxa o zoom ficou bom aqui no w10 visualizando o edge, da o zoom e espera um pouco q renderiza direitinho), qq coisa passa um e-mail seu em MP q eu te envio
Então, o manual que tenho (serviço) também deve ser o mesmo tem 2,4 mega, mas o diagrama é bem ruim, os diagramas que baixei são ruins também, hoje tentando descobrir a cor da fiação foi impossível, muito borrada, nem com lupa... os caras ainda escrevem a cor por cima da linha e piora...

Tenho eles aqui

Inclusive tem uma versão do esquema em CAD, mas quando abro com QCAD ele aparece com fundo preto, estava querendo levar numa casa de plotagem e fazer um cópia grande....

Fiz um teste agora no QCAD (versão trial) e na opção ver para imprimir ele mostra com fundo branco e boa nitidez, amanhã vou ver se o QCAD imprime, senão vou ver se aqui nesse fim de várzea tem alguma loja que imprima.... ou plote!
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

Imagem

dei uma olhada, é, nao sei se esse q tenho esta tao melhor mesmo nao, bem proximos ambos...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

SemControle escreveu: 08 Mai 2019, 09:50 dei uma olhada, é, nao sei se esse q tenho esta tao melhor mesmo nao, bem proximos ambos...
Tive que achar um HD com windows instalado por aqui e instalar um cad nele pra ver se aquela cópia em CAD da pra imprimir...
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

ja desenvolve uma moto ;)
qnd prestava suporte em empresas tinha uns clientes q um pessoal mandava bem em cad, mas agora nem tenho contato c o pessoal....
cad eu nao faço nada, se fosse em solid works podia tentar dar uma ajuda...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

SemControle escreveu: 08 Mai 2019, 15:10 ja desenvolve uma moto ;)
qnd prestava suporte em empresas tinha uns clientes q um pessoal mandava bem em cad, mas agora nem tenho contato c o pessoal....
cad eu nao faço nada, se fosse em solid works podia tentar dar uma ajuda...
Só uso CAD pra abrir arquivo DWG, não consegui aprender essa ferramenta, achei MUITO complexa... amanhã vou na "cidade" comprar cartucho pra HP e ver se tem algum cafofo que imprima A1... a luta continua... (agora a bateria descarregou e o carregador está na transportadora)
Imagem
Responder