Shark JH250: Duvidas sobre óleo lubrificante ideal

Moto: Traxx Shark JH250

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fireangelboss
Mensagens: 45
Registrado em: 20 Jul 2009, 14:29
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Ola pessoal.
Estou com uma duvida quanto ao tipo de óleo lubrificante usar para a Shark. Como nos sabemos, os motores Chineses são mais frageis, e necessitam de maior atenção quanto a lubrificação, para aumentar a vida util. No Manual e nas concessionarias eles indicam o óleo lubrificante API-SF. Que segundo informações na net e de um engenheiro da Petrobras, este tipo de óleo é o de mais baixa qualidade e não possuem aditivos especificos para disco de embreagem e etc. E que a vida util deste óleo é de 1000km, por isso as concessionarias Traxx, efetua troca de óleo a cada revisão de 1000km, que no começo até estranhei.
Segundo informações o óleo ideal para as chinesas seria o API-SJ de maior qualidade de lubrificação e aditivos. Sabemos que os Chineses querem é vender muito, mais não estou a fim de correr o risco de fazer o motor a cada termino da garantia rsrrs.
O que vcs acham sobre isso ?
Abaixo mando um texto sobre óleo

Abraços a todos
FireAngelBoss
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Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API.

Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

* Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
* Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
* Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50

Obs.: a letra "W" vem do inglês "winter" que significa inverno.

Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos da América, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

Os óleos lubrificantes para motores a gasolina e álcool e GNV (Gás natural veicular) de 4 tempos atualmente no mercado são apresentados na tabela abaixo. O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente. Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.

A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido às evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerad:

Em motores de baixo desempenho o tipo de óleo não faz nenhuma diferença.

O importante é a quantidade e a qualidade do óleo utilizado. Nunca se deve rodar com pouco óleo (perto da marca mínima).

E o ólo deve ser de boa procedência. Nas minhas motokas eu costumo trocar o óleo com a metade da quilometragem indicada pelo fabricante ou com seis meses de uso, o que vencer primeiro.

Os motivos para essa troca antecipada antecipada são:
- o óleo começa a perder suas propriedades a partir dos 6 meses;
- riscos de contaminação do óleo com a nossa "mijolina".
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Digníssimo RUSSO

todas suas participações são sóbreas e repletas de conhecimento e inteligência... parabens!

Resumindo, use o óleo indicado pelo fabricante e troque o mesmo a cada 1000 km. Assim fica garantida a qualidade do óleo, redução de sujeiras e acúmulo de borras, e maior vida útil do equipamento.

Afinal, gente, uma troca de óleo é muito barato!!

Se alguem estiver pensando em economizar com as trocas de óleo, é melhor se perguntar antes se comprou a moto ideal para o tamanho do bolso.

Abraços,
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fireangelboss
Mensagens: 45
Registrado em: 20 Jul 2009, 14:29
Localização: São Vicente

Bem no que me refiro, na minha opinião o mais importante não seria a frequencia da troca de oleo, e sim a qualidade do oleo utilizado.
A fabrica recomenda um oleo que ao ver de quem entende, é de pessima qualidade, tanto é que a recomendação de troca é 1000km, muito baixa para um bom óleo. Concordo que o óleo deva ser trocado frequentemente, mais a caracteristica de lubrificação do óleo tem que ser muito boa, afinal ele ira lubrificar o motor, discos de embreagem e cambio, e cada um desses itens tem uma necessidade especifica de lubrificação, se o óleo não possuir todos os aditivos necessarios para lubrificar todos estes itens com qualidade, nossos motores vão embora rapidinho,mesmo com trocas de óleo frequente.
So lembrando, nossos motores não são americanos, japoneses, italianos ou alemaes, nossos motores são chineses rsrsrs.

Abrsços
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Digníssimo fireangelboss,

entendo perfeitamente seu ponto de vista e entendo suas razões!

Muita gente, principalmente os Mirageiros utilizam outro tipo de óleo, se não me engano o Mobil, não estou certo, justamente para prevenir e evitar futuros desgastes desnecessários do equipamento. Louvável!

Gostaria no entanto, que percebesse meu ponto de vista...

Como brasileiro e gato escaldado, sei que não é preciso dar motivos pra gente perder a razão neste país, imagina se a gente der oportunidade? Aí sim, que os malandros vão deitar e rolar!

Meu ponto de vista e minhas opiniões são sempre na intenção de resguardar a garantia oferecida pela montadora.

Contudo, nada impede que seja feita uma consulta formal à TRAXX, sobre determinado tipo de óleo e se o mesmo poderá ser utilizado sem prejuízo da garantia. Havendo um asceno positivo, então, isso não poderá ser alegado se necessário for, acionar a garantia.

Qualquer coisa que for feita sem autorização da montadora, poderá e deverá ser usado em benefício exclusivo da mesma.

Por isso ainda afirmo...

Siga sempre o manual da moto ou consulte a montadora antes de qualquer alteração.

Espero ter me explicado!

Abraços,
mecanico
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Ago 2009, 21:11
Localização: São Paulo

Caros colegas referente a lubrificantes para motos.
Oque determina na hora uso de oleo de seus motores,não é a qualidade do oleo especificado é claro q o oleo tem que ser para motores 4tempos,pq?
por causa de seu agentes que tambem são utilizados pela embregem e lubrifica todo o motor em si.E a shark é recomendado a trocar o oleo do motor a cada 1500km rodados,pq como ela não possui radiador ou filtro de oleo seus agentes perdem o efeitos devido a aquecimento constante do mesmo. E por favor não caiam no conto do vigario com o motul 3000.
O motul 3000 tem a especificação para 3000km para motos refigeradas a agua ou oleo,em motores como o da shark a recomendação continua a mesma de 1500km.
Espero poder ter ajuda um pouco a todos.
Oleo para motos tem que ser 4tempos não se esqueção disto.
(sellenium,STP e lubrax br 4tempos)são os mesmo fabricantes,e são muitos bons.

MOBIL, ELE É MELHOR PARA AS EMGRENAGENS E PISTOES E ANEIS!
YHAMALUBE E HAVOLINE-MESMO FABRICANTE (TEXACO),ESTE ELE TEM UM API MAIS APURADO E AJUDA A EMBREGEM A TRABALHAR MELHOR!
MOTUL,ESTE TEM A VANTAGEM DE TIRAR PEQUENOS RUIDOS DOS MOTORES

TAMBEM SÃO MUITOS BONS!


ATT:MECANICO
ola pessoal sou um mecanico que acredita muito nessa marca pois ela é muito boa e não tem erro algum de engenharia,mais sim falta de interesse de alguns mecanico das revendas que não não são preparados adquadamente para resolver pequenos problemas!
xbits
Mensagens: 25
Registrado em: 14 Set 2010, 22:21

aproveitando o tópico, qual o óleo que vocês, ou
para qualquer um que possua a Shark e queira
responder, estão usando?

ou qual seria o óleo recomandado pelas CC?

abs.
Shark JH250 .... a caminho!
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