o melhor horário para se treinar é no sábado ou domingo pela manhã... lá pelas 6:30, 7:00... se vc mora em ruas não movimentadas é melhor ainda... treine curvas, quebra-molas (tipo, tamanho do quebra-molas, a melhor velocidade para passar por ele)... e a frenagem vc num precisa de uma pista longa... pode ser numa área pequena... acelerou, vai e reduza... mas se concentrando em utilizar a técnica e tentando entender qual vai ser a reação da moto...
de moto vc tem que ser um eterno observador... qualquer mudança de clima, terreno já vai gerar uma reação nova na moto...
uma simples ventania pode já mudar as coisas...
ventania = areia na pista = derrapagem
grama molhada = quiabo = tombão!!!
início de chuva = areia e óleo se desprendendo do chão = derrapagem
quebra-molas mal passado = fundo da moto arranhado e até um possível dano na carcaça, o que acho difícil pois o quadro do motor protege... mas pode também gerar um desequilíbrio e um possível tombo...
Aproveite também para treinar o contra-esterço... é uma técnica q ajuda muito...
nas curvas eu uso o contra-esterço e ainda inclino o corpo para frente... como numa moto de corrida... isso me dá mais segurança, mais confiança... custei a me adaptar às curvas... e a única solução foi essa pra mim...
outra coisa q costumo muito a fazer é "mapear os buracos" do meu trajeto... um buraco repentino pode estragar toda uma viagem... então tenha em mente todos os "acidentes" da pista... pontos de perigo... curvas mais acentuadas... pra vc não entrar numa velocidade errada e perder o controle...
os acidentes as vezes são gerados de uma série de acontecimentos...
estava vendo agora um acidente ocorrido embaixo da perimetral... (um péssimo lugar para se pilotar!!!) um ônibus vinha na pista da direita... um motoqueiro resolve ultrapassá-lo pela DIREITA... logo onde existem inúmeros buracos, crateras, vulcões na pista... nota-se claramente que ele não conhecia a pista que estava!!! então ele inicia a ultrapassagem... logo à frente ele vê uma enorme cratera e tenta desviar... acelera, bate a roda traseira no buraco, entra na frente do ônibus, a moto perde o controle, ele se desequilibra, ao mesmo tempo que outro ônibus passa pela outra faixa da esquerda e ele cai e o ônibus infelizmente passa com a roda traseira em sua cabeça...
note... foi uma sequencia de erros...
- não conhecia a pista
- não esperou uma boa oportunidade... confiou em sua moto potente...
- não respeitou a regra de ultrapassagem indo pela DIREITA...
- não previu (mapeou) que ali havia um buraco enorme
- não conseguiu frear...
- não conseguiu equilibrar a moto...
com moto não dá pra arriscar!!! estamos totalmente frágeis e indefesos!!!
Beto Braga escreveu:Claro Wellroad você tem razão se eu fizer o treino e devo fazê-lo vou ter cautela é que eu to muito no início o mais longe que fui foi uns três quilômetros na Avenida das Américas. Mas eu chego lá.
Abraços
Beto Braga