Shadow VT600C: Filtro de ar

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Andreazza, pelo visto nós vamos conversar muito, pois nossas Shadows são do mesmo ano (2003) e tem diferenças da maioria das que vejo o pessoal comentar por aqui.

Eu ainda não "recondicionei" o filtro. Quero comprar um filtro original e então irei recondicionar o antigo. E nesta "empreitada", não irei tirar a malha de metal, pois ela dá sustentação mecânica para o filtro de papel. Mas já percebi que o filtro de ar original da Shadow 2003 é mais barato (~R$110,00) do que os modelos anteriores (~R$190,00).

Também encontrei líquido no filtro, principalmente embaixo da entrada de ar do carburador. Pelo cheiro forte, suponho ser gasolina e isso ser normal.

Outro item que quero corrigir é uma das mangueiras de ar que interliga a câmera do filtro de ar, com o "reservatório do filtro de ar" (17551-MR1-000), que fica sob o tanque de combustível, logo acima da bobina da vela dianteira.
Imagem
masreis
Contato:

Acredito que peças-chave como o filtro não são boas candidatas a experiências. Nesse caso só confio no original que, mesmo caro, me deixa tranquilo quando estou longe de casa, no meio da estrada. Tenho um golf na garagem que me faz chorar quando tem que trocar peça, ainda assim prefiro as originais, porque duram muito.
O fod* mesmo é que não tem filtro para vender em Brasilia. Nem no Goiás. Achei dois em Minas, mas aí já é demais, não é?!?!?!?!?!?!?!?!??!
O meu está muito sujo. Alguém aí é mais técnico que eu para dizer o que acontece com o motor nesses casos?
Shadow VT 600 2001
85.000 km
Brasília-DF
Marcelo Pimentel

jirschik escreveu:Andreazza, pelo visto nós vamos conversar muito, pois nossas Shadows são do mesmo ano (2003) e tem diferenças da maioria das que vejo o pessoal comentar por aqui.

Eu ainda não "recondicionei" o filtro. Quero comprar um filtro original e então irei recondicionar o antigo. E nesta "empreitada", não irei tirar a malha de metal, pois ela dá sustentação mecânica para o filtro de papel. Mas já percebi que o filtro de ar original da Shadow 2003 é mais barato (~R$110,00) do que os modelos anteriores (~R$190,00).

Também encontrei líquido no filtro, principalmente embaixo da entrada de ar do carburador. Pelo cheiro forte, suponho ser gasolina e isso ser normal.

Outro item que quero corrigir é uma das mangueiras de ar que interliga a câmera do filtro de ar, com o "reservatório do filtro de ar" (17551-MR1-000), que fica sob o tanque de combustível, logo acima da bobina da vela dianteira.
Ôpa jirschik e Andreazza, tudo bem?!

Peço licença para me juntar a vocês nessa busca, pois recentemente adquiri uma 2003 e vou precisar trocar o filtro de ar.

Vi o pessoal sugerir trocar só o elemento de papel, mas acho que antes vou fazer igual o jirschik disse e comprar um original antes para garantir.

Quanto a substituir por elemento de espuma, eu não gosto, pois como já disse em outro tópico, na Intruder eu já havia substituído o original pelo de papel da CG 150 e melhorou tanto no desempenho quanto no som do escapamento.

Um colega da comunidade sugeriu a limpeza do filtro com querosene, assim como fez na dele, mas estou na dúvida se não vai prejudicar o elemento de papel, até por conta de que o modelo nas 2003 ser diferente dos outros anos.

Quanto ao líquido no filtro, na minha tb apresentou exatamento em baixo da entrada de ar do carburador e era gasolina, mas pela pouca quantidade, não acredito que seja preocupante.

Bom, enquanto isso tb vou tentando achar uma solução eficiente (e econômica) para essa questão do filtro de ar. Abçs
andreazza

Marcelo, jirschik e demais que possuem a manhosa shadow 2003..

como eu precisava trocar o filtro de ar e o original está com um precinho bem salgado, resolvi testar uma adaptação "caseira"..
levei a parte com o filtro na motopeças e procurei por algum que tivesse tamanho aproximado do meu.. achei o da BROS 2003 que ficou quase bom..

Imagem

dai corta o filtro atual com estilete.
depois de cortar tudo, ainda ficam muitas rebarbas de papel... pra facilitar a raspagem dessas rebarbas, deixei a parte onde tava o filtro uma meia hora de molho na agua.. cuidado pra nao molhar a espuminha redonda, pois ela esfarela toda..
Imagem

eu passei canetinha ao redor do formato e apertei o filtro contra pra marcar e saber onde cortar..
Imagem

ai paaassa o estilete devagar pra nao cortar o dedo (q nem eu)..
Imagem

faça com cuidado os vincos do plastico que prende a grade de ferro (cuide para nao cortar esse plastico).
Imagem

deixe bem encaixadinho, só cuide para não deixar muito apertado pois pode comprometer a quantidade de ar que passa.. o cantinho embaixo eu aproveitei um dos cantos que foi cortado fora do filtro novo..
Imagem

com muita paciencia passe silicone ao redor de tudo..
Imagem

com uma agulha, espalhe bem para nao ficar nenhum ponto "vazando" ar..
Imagem

e ai o trabalho pronto.. depois de 5 horinhas de trabalho e algumas cervejas...
Imagem

é claaaro que nao fica tao bom quanto um original novinho em folha.. mas como esse da BROS eu pague R$ 10,50, achei melhor testar isso antes de pagar quase 200,00 num original..
vou dar umas voltas no final de semana, se ficar ruim vou atras de um original..
abraço a todos!
jirschik
Moderador
Contato:

Legal andreazza: Vamos esperar pelos testes. É algo assim mesmo que eu pretendo fazer também.

Só fiquei com receio de que as aletas estejam muito próximas. Mas só depois dos testes é que você poderá confirmar isso. No caso da Mirage, quando fiz este recondicionamento, utilizei um filtro de VW-Gol. Ficou muito bom, pois coube bem justo e deu para fazer 4 filtros para a Mirage. O que me facilitou foi encontrar um filtro velho na concessionária da Kasinski e fazer os testes.
Imagem
Wolverine

Srs,

Pelo formato da moldura do filtro original, não seria mais simples utilizar o elemento de espuma?

O fluxo de ar seria maior e a manutenção muito mais simples e barata...

A eficiência em retenção de partículas de ambos é praticamente a mesma.

Analisando as fotos acima, partindo do pressuposto que os elementos (original e da Bros) tenham a mesma vazão de ar, podemos considerar que a manutenção das bordas de borracha veda digamos, uns 8~10% da área?

Essa diferença foi compensada nos 3 circuitos do carburador? (lenta,agulha e giclê principal)

Se não foi, o aumento de consumo será proporcional, pois o motor vai puxar a mesma quantidade de mistura, venha ela com mais ar ou com mais gasolina...

Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Santista

Parabéns pela adaptação, para saber se o filtro está subdimencionado é fácil, coloca a moto a funcionar em marcha lenta e tira o filtro, se der diferença no funcionamento do motor, pode ser falta de ar, o teste em alta é o seguinte: anda com a moto na estrada com o filtro, em seguida tira o filtro, anda novamente e vê se dá diferença, se ficar tudo igual é porque ficou bom
o ideal é fazer essas comparações com um filtro original, filtro de espuma não aconselho, o melhor é papel, pode ficar tranquilo que esse tamanho de filtro é mais que suficiente para o motor, pra ter uma idéia, o motor de fusca 1300 cc com 4 pistões e 1 carburador, tem um filtro mais ou menos desse tamanho e não sente falta de ar hheheheh
Santista e Vera (Viru´s MC)
Wolverine

Santista, é claro que para a moto rodar é suficiente, mas qualquer alteração na vazão do filtro vai desequilibrar a mistura,pouco ou muito.
As opiniões que coloquei são para discutirmos uma regulagem mais próxima do ideal,da mistura estequiométrica.
Acho o filtro de papel muito restritivo, para alcançar melhores resultados prefiro a espuma ou de preferência o tecido envolto por malha de aço, padrão K&N.

Meu receio é que a economia gerada por uma substituição de elemento sem avaliar o impacto na mistura, acabe influenciando negativamente no consumo, que a curtissimo prazo poderia consumir o valor economizado no filtro.

Abração!
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Santista

A minha opinião é a compra de filtro original, o tempo que ele dura não justifica gambiarra, já tinha comentado isso com o Jiro, mas para quebrar o galho a adaptação que o andreazza fez ficou legal
Santista e Vera (Viru´s MC)
Marcelo Pimentel

Andreazza, valeu pelo tutorial! hehe

Então, é algo assim que eu tb pretendo fazer, pq é f* ter que trocar toda a peça (e pagar o $$ dela) sabendo que poderia haver um simples refil p/ trocar pelo já usado, o que deixaria essa troca bem mais barata, vide o preço que vc pagou pelo da Bros ( - de 10% do preço de um original).

Tb tenho dúvidas quanto ao fluxo de ar e de comprometer o desempenho, mas vou comprar um original no próximo mês e fz essa experiência no usado que tá nela, vamos ver se dá alguma diferença.
Responder