Edimarzio escreveu:Olá jirschik....
Valeu pela dica. Não sabia disso.
Voce sabe onde fica esse sensor de tombamento? Pelo jeito o pessoal da G2CX não sabe disso, pois falei que minha moto estava com problema de desligar ao engatar a marcha, e me informaram que era problema no sensor de tombamento. Eu avisei que era problema no sensor de pezinho, mas como eu podia teimar com um cara, que teoricamente, deveria saber mais que eu???
Abraços,
Tenho os seguintes dados sobre EFI:
FUNCAO DOS SENSORES DA EFI
>ECU (Unidade de Controle do Motor, Unidade de Controle da Injeção Eletrônica): A ECU decide o volume de injeção de combustível e o tempo de ignição para ajustar o tempo de abertura e fechamento do injetor de combustível, que leva em consideraçãao os sinais de rotação do motor, pressão do ar de admissão, temperatura do motor, volume de oxigênio no escape, ângulo de abertura da borboleta etc.
>Sensor ET - ETS (Sensor de Temperatura do Motor): O sensor ET indica para a ECU a temperatura do motor. O sensor ET está localizado no lado extemo do cilindro para medir a temperatura do motor.
>Interruptor GP (Interruptor da Marcha Engatada): O Interruptor GP é utilizado ao dar partida/desligar o motor e controla a ECU já que o sinal elétrico de qual marcha está engatada é convertido e alimenta a ECU.
>Sensor IAP - IAPS (Sensor de Pressão do Ar da Admissão): O sensor IAP mede a pressão gerada no coletor de admissão e compara com a pressão absoluta do ambiente, então analogamente obtém-se o volume de ar o que ajuda o injetor de combustivel a trabalhar adequadamente.
>Sensor IAT - IATS (Sensor de Temperatura do Ar da Admissão): O sensor IAT percebe a temperatura atmosférica e está localizado na caixa do filtro de ar.
>Solenóide ISC (Solenóide de Controle da Rotação de Marcha Lenta): A solenoide ISC é interligada ao corpo de borbolela, de forma que a ECU controla a rotação de marcha lenta.
>Sensor de O2 (Sonda Lambda): O sensor de O2 mede o volume de oxigênio nos gases de escape e converte o volume de oxigênio em tensao, então comunica a tensao de saida à ECU.
>Bobina de Indução: A bobina de indução percebe a rotação dos cilindros dianteiro e traseira do motor e a posição do pistão em tempo real.
> Interruptor RO (Interruptor de Tombamento): O interruptor RO corta o combustível quando o motor inclina mais que 60° por ocasião de um acidente.
>Solenóide SAV (Solenóide da Válvula de Ar Secundário): A solenóide SAV fornece ar fresco para o cano de escapamento para reducao dos gases de escape.
>Sensor TP - TPS (Sensor de Posição da Borboleta de Aceleração): O TPS detecta o ângulo de abertura da borboleta e esta localizado no corpo de borboleta. Ele decide o volume de injeção de combstível e compensa o tempo de ignição ao informar condição de marcha lenta - de aceleração - de desaceleração e abertura total da borboleta etc. para a ECU.
Pelo que vi no esquema, o sensor RO (tombamento) fica localizado na parte inferior da trava do assento do piloto.
Procure no tópico de manuais, o "Manual de Serviço - Mirage 250EFI / Comet GT-R 250EFI".