É.. tenho ciencia de que ela nao deva atingir a velocidade final por causa da perda de torque.
Mas considerando que ela tem o maior torque em menores rotações.. (certo???)
Ela deve ficar melhor pra rodar a uns 120 mais tranquilo. Que é minha intençao.
Mas é isso que vc falou, nao sei se vale a pena.
Vou dar uma orçada em casas de polias..
Valeu Russones
Savage LS 650: Velocidade final
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Suzuki
Errado!drsdrs escreveu: Mas considerando que ela tem o maior torque em menores rotações.. (certo???)
O torque será o mesmo, pois o torque é em função da rotação - o torque é produzido pelo efeito de alavanca da biela. Como o tamanho da biela e o colo do virabrequim não mudarão, o torque também não mudará.
Se você diminuir o número de dentes da polia para alongar a relação apenas estará desperdiçando parte desse torque.
Para entender melhor, imagine aquela subida que você faz normalmente em quinta marcha. Com a relação alongada a moto perderá força e exigirá uma redução para quarta marcha.
Se você achar interessante rodar dessa forma, com uma custom, tendo que reduzir marchas a toda hora, a melhor opção écomprar logo uma Custom 250, eheheheh...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Certíssimo Prof Russo
Valeu pelos esclarecimentos.
Torque realmente nao vai mudar, só a relaçao entao.
Se eu for mexer nissso vai ser pra alongar em uns 13% a vel final, pra rodar em mais baixa RPM. Como se eu estivesse na tocada de 100km/h pra andar a 113km/h. Tirei uam medida, na polia dianteira tem um espaço de uns 13mm de folga no raio. 26 no diametro. Como a polia original mede uns 108mm com 23 dentes, com mais uns 3 dentes nela o diametro (fiz no autocad rsrs) deve aumentar pra uns 123mm (diferença de uns 8mm no raio). Então espaço físico aparentemente tem. Se der pra ajustar a roda mais pra frente e compensar os 3 dentes a mais, fica só o custo da polia. Que nao deve ser tao alto assim. Mas isso só vou descobrir na montagem.
Sabe que é Russão, acho meio ruim de andar com ela a 120, em 100-110 o motor não fica esguelando.
Vamos ver quanto sai né? Se for até uns 500 paus posso pensar, senão, deixa assim mesmo.
Meu irmão tem uma Magma igual a que vc tinha só que ele transformou pra 200cc. Andei nela num trecho de estrada e não rola. Depois da Savage pegar uma 200 é brincadeira de mal gosto.
Salve salve
Valeu pelos esclarecimentos.
Torque realmente nao vai mudar, só a relaçao entao.
Se eu for mexer nissso vai ser pra alongar em uns 13% a vel final, pra rodar em mais baixa RPM. Como se eu estivesse na tocada de 100km/h pra andar a 113km/h. Tirei uam medida, na polia dianteira tem um espaço de uns 13mm de folga no raio. 26 no diametro. Como a polia original mede uns 108mm com 23 dentes, com mais uns 3 dentes nela o diametro (fiz no autocad rsrs) deve aumentar pra uns 123mm (diferença de uns 8mm no raio). Então espaço físico aparentemente tem. Se der pra ajustar a roda mais pra frente e compensar os 3 dentes a mais, fica só o custo da polia. Que nao deve ser tao alto assim. Mas isso só vou descobrir na montagem.
Sabe que é Russão, acho meio ruim de andar com ela a 120, em 100-110 o motor não fica esguelando.
Vamos ver quanto sai né? Se for até uns 500 paus posso pensar, senão, deixa assim mesmo.
Pô custom 250 nao rola...Se você achar interessante rodar dessa forma, com uma custom, tendo que reduzir marchas a toda hora, a melhor opção écomprar logo uma Custom 250, eheheheh...
Meu irmão tem uma Magma igual a que vc tinha só que ele transformou pra 200cc. Andei nela num trecho de estrada e não rola. Depois da Savage pegar uma 200 é brincadeira de mal gosto.
Salve salve
A biker's work is never done.
Cara, eu sei bem o que é isso, eheheheh...drsdrs escreveu:Pô custom 250 nao rola...Se você achar interessante rodar dessa forma, com uma custom, tendo que reduzir marchas a toda hora, a melhor opção écomprar logo uma Custom 250, eheheheh...
Salve salve
Por incrível que pareça, quando troquei a LS650 pela Sportster 883C a primeira coisa que achei falta foi da força na arrancada. A 883 anda muito bem, mas demora prá embalar, isso comparado com a Savage,que "explode" na arrancada.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Ah é? As Sportster nao arrancam tao forte?Russo escreveu:
Cara, eu sei bem o que é isso, eheheheh...
Por incrível que pareça, quando troquei a LS650 pela Sportster 883C a primeira coisa que achei falta foi da força na arrancada. A 883 anda muito bem, mas demora prá embalar, isso comparado com a Savage,que "explode" na arrancada.
Se for ver, a Savage tem arranque de cross..
Acho que é perfeitamente possível mudar a polia. Só o que não vai mudar é a velocidade indicada, pois a tomada do velocímetro é no eixo da polia, do cambio mesmo.
Ou seja, vc pode até andar mais rápido, mas o velocímetro não quer nem saber ...
chega a ser triste.. rsrs
Se alguém se interessar tem um jeito bem em conta de fazer essa modificacao.
O difícil é a chaveta do eixo. Dá pra fazer com eletroerosao, mas fica uns 300 reais só o furo do eixo. Entao vale a pena comprar uma usada na gringa (ebay) e mandar por correio mesmo que chega.
mandar fazer uma polia tipo 14M 40mm com 26 dentes (uns 200 paus)
Mandar num torneiro que acople a parte interna da peça usada (gringa) e nova (26 dentes). bem centradinho.
A correia deve dar ajuste. Mas se nao der vai precisar comprar outra com 135 dentes. Um savageiro me dissee que fez e deu certo. E que na http://www.dina.com.br eles tem essa correia.
Se nao precisar comprar a correia nova nao deve ficar mais de 400 reais fazer essa mudança.
Lembrando que fica bem fácil de voltar ao original.
Só nao espere ver mudança na velocidade marcada, pois o velocimetro tem como referencia o eixo da polia.
vou fazer isso na minha. Quando ficar pronto coloco mais informaçao.
O difícil é a chaveta do eixo. Dá pra fazer com eletroerosao, mas fica uns 300 reais só o furo do eixo. Entao vale a pena comprar uma usada na gringa (ebay) e mandar por correio mesmo que chega.
mandar fazer uma polia tipo 14M 40mm com 26 dentes (uns 200 paus)
Mandar num torneiro que acople a parte interna da peça usada (gringa) e nova (26 dentes). bem centradinho.
A correia deve dar ajuste. Mas se nao der vai precisar comprar outra com 135 dentes. Um savageiro me dissee que fez e deu certo. E que na http://www.dina.com.br eles tem essa correia.
Se nao precisar comprar a correia nova nao deve ficar mais de 400 reais fazer essa mudança.
Lembrando que fica bem fácil de voltar ao original.
Só nao espere ver mudança na velocidade marcada, pois o velocimetro tem como referencia o eixo da polia.
vou fazer isso na minha. Quando ficar pronto coloco mais informaçao.
- julio lima
é normal esta velocidade, melhor andar no maximo 110 kmOLAVIO escreveu:Tenho uma Savage faz 1 ano, ela tem pouca diferença de velocidade e giro, da quarta marcha e quinta, ou seja estou em quarta e quando passo a quinta pouco cai o giro. Alem disso ela tem andado com 2 pessoas no maximo a 140, mais de forma confortavel sem o motor esguelar a 120.
Estas duas situaçoes sao normais da moto, ou ela pode estar com algum problema.