Ecologia, Sustentabilidade e outras conversas fiadas verdes

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

cros escreveu:Imagem

...passam agora a ganhar forma em um processo de transformação do plástico em uma tábua ecológica para as paradas de ônibus da cidade.

As floreiras e as lixeiras ao redor delas também. Na semana passada, prefeitura de Estância Velha, Braskem e Suzuki Recicladora assinaram um protocolo de intenções com a expectativa de que a iniciativa vire modelo para todo o Estado.

No processo, o governo municipal pretende trocar as 500 paradas de ônibus construídas com estrutura de concreto e telhas de amianto por produtos de plástico reciclado que imitam a madeira...
Achei isso ótimo! E de bom visual! Imagino o quando economizaria e resolveria esse problema em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc.

Eu aprovo! Gostei muito!

Mas con certeza vai aparecer algum "elemento" para dizer que "isso é perigoso... Se seu filho pequeno lamber o ponto de ônibus em um dia com 50'C, ele poderá queimar a língua por causa dos produtos poluentes..." Ou qualquer outra asneira com 0,0000001% de probabilidade de acontecer. Claro que isso será apenas para chamar a atenção e aparecer na TV.

Eu iria além: Trocaria aquelas placas de concreto usadas para cercar terrenos por placas fabricadas deste mesmo material.
Imagem
Dona Jovi
Moderador

Ecologia é muito mais do que condenar sacolas plasticas, tenho que concordar com algumas posições relatadas aqui...
1) tirar sacolinhas dos mercados é só uma desculpa,
2) o governo deve dar o exemplo e seguir a idéia ecologica que prega,
3) é preciso olhar o proprio rabo antes de falar que tudo que pregam com a desculpa de "estamos fazendo um mundo melhor" seja defendida a ferro e fogo.

Como diz o Jovi, sou uma ecochata, mas, tenho plena conciência que nem tudo que tem o título ecologico é correto!

Na minha profissão você consegue ter a visão mais clara que a causa ecologica é burlavel e ignorada pelos grandes enquanto os pequenos se matam para tentar cumpri-la... É ridiculo!
Ana
Imagem
cros
Moderador

Imagem
Adauto

Dona Jovi escreveu:... Na minha profissão você consegue ter a visão mais clara que a causa ecologica é burlavel e ignorada pelos grandes enquanto os pequenos se matam para tentar cumpri-la... É ridiculo!
Engraçado, sempre tive essa impressão.
Gostaria de fazer as coisas ecologicamente corretas mas fico com a sensação que estou usando nariz de palhaço. Parece que quase todos os seres humanos teem a impressão que o planeta é muito grande pra gente conseguir consumir, estragar e jogar fora!
Sem solução.
[]s,
Adauto
Imagem Imagem
jbrigagao
Moderador

Imagem
Adauto

É João. A propaganda é daorinha.

Agora, ter carro elétrico é importante, contanto que a energia elétrica não esteja sendo gerada queimando combustível fossil em termo-elétricas, como ocorrre bastante nos EUA por exemplo!

[]s,
Adauto
Imagem Imagem
Tio Rato
Contato:

Duas idéias...
A idéia é a mesma. Mas um é projeto, e o outro é realidade.

http://www.youtube.com/watch?v=3FrVw81tLRw&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=9ubFqWL8 ... re=related

e outros problemas...

O que fazer com os catadores...
Mais buracos nas ruas...
Mais gente pra 'mamar'....

Mas...
Tio Rato - TAMT
Imagem
cros
Moderador

17/11/2011 - 07h16
Designer projeta mictório que reutiliza urina como adubo de plantas

a onda da reciclagem e da redução do consumo, que tal se a urina também fosse reaproveitada?
Essa foi a ideia do designer Eddie Gandelman ao criar um mictório que filtra o líquido para transformá-lo em fertilizante de plantas.

Gandelman desenvolveu um conjunto de quatro mictórios públicos que filtra a urina, e separa a água e alguns nutrientes para uso na jardinagem.

No projeto desenhado por Gandelman, a urina passaria por três etapas (carvão, calcário e areia) e depois seria despejada nas plantas, que ficariam no topo do mictório. Segundo ele, o sistema de filtragem teria sido aprovado por um professor de toxicologia.

Batizado de "When Nature Calls" (Quando a Natureza Chama), o projeto foi enviado para por Gandelman ao portal de design industrial Tuvie.

Imagem
Imagem
Imagem
Elektra

cros escreveu:Imagem

O plástico sujo, sem valor comercial, que antes virava lixo e tinha o aterro como destino passou a ser transformado em Estância Velha (RS).
No processo, o governo municipal pretende trocar as 500 paradas de ônibus construídas com estrutura de concreto e telhas de amianto por produtos de plástico reciclado que imitam a madeira. Dois protótipos já foram inaugurados na praça central da cidade.
Só tenho uma perguntinha: O que fizeram com as telhas de amianto?? Foram recicladas também?? É, porque se jogaram no aterro, vou ter que concordar com o Jovi.... afinal, o amianto é agente contaminante, bem pior que o plástico...
Elektra Boulevard
cros
Moderador

Elektra escreveu: Só tenho uma perguntinha: O que fizeram com as telhas de amianto?? Foram recicladas também?? É, porque se jogaram no aterro, vou ter que concordar com o Jovi.... afinal, o amianto é agente contaminante, bem pior que o plástico...
O Jovi não conta, ele é um predador, que confina pobres peixinhos em aquarios...
Imagem
Responder