Óleo - câmbio e motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
cros
Moderador

Acho que pelo barulho do motor, quando bate menos valvulas...
e quando a embreagem fica mais suave
Imagem
Andretti

rgallas escreveu:e como tu sabe se ele é mais ou menos eficiente que o outro??

Só pela cor quando tu troca?
Ou dá uma esperimentadinha??? :lol:
Cor do óleo não deve ser levado em muita consideração, principalmente na hora da compra, já que um tipo de petróleo encontrado em um lugar não é igualmente ao outro em outra bacia.
E tem mais quem pegar no óleo com os dedos e dá alguma informação se o óleo ta bom ou ruim, 90% é folclore já que em sua perfeita função o óleo tem que está a 100 graus. E ninguem mela os dedos com ele a cem graus. ^^
Mais uma cois pra compartilhar com vcs é o seguinte. Tanto o óleo de carro como de motos não podem ter uma viscosidade muito alta pois todo óleo de motor tem que subir ao maximo entre o pistão e a camisa para se ter uma boa lubrificação. Sabe-se que sempre tem q passar um pouco para combustão, então cuidado ao rodar 3k km pois o nível do óleo deve ser preservado.
Pra finalizar o óleo mineral por ser derivado do petróleo tem validade indeterminada, mas a partir do momento que vc coloca ele dentro do motor ele dura no máximo 6 meses (generalizando) Então sugiro periodo de troca de 4 meses ou 1,5k km.

Tenho loja de lubrificantes e sou Eng. Mecânico.^^
Shineray XY 250-4
rgallas

Andretti;
Ótimas informações.
Eu tava esperando o Cros dizer que era pela cor e viscosidade. Sabia que isso não funciona, mas tambem não sei diferenciar o bom do ruim. Tento apenas usar marcar conhecidas e indicadas por um mecânico competente.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
jbrigagao
Moderador

Ja fui em varias palestras sobre oleo lubrificante e sempre no fim alguem pergunta, mas como saber se ja esta na hora de trocar o oleo? Pra responder isso só pegando uma amostra e mandando para analize, então o melhor mesmo é seguir a recomendação do fabricante e usar o oleo recomendado ou na duvida trocar que sai mais barato.
Imagem
andre luis padilha

Comprei a minha a poucos dias e senti o cambio em pouco duro para engatar, principalmente o neutro. Troquei o óleo mas não adiantou, em uma revenda o mecanico informou que é normal, pois estava acostumado com a Virago, será verdade?
cros
Moderador

andre luis padilha escreveu:Comprei a minha a poucos dias e senti o cambio em pouco duro para engatar, principalmente o neutro. Troquei o óleo mas não adiantou, em uma revenda o mecanico informou que é normal, pois estava acostumado com a Virago, será verdade?
Sempre tive problemas pra engatar o neutro com o motor ligado em qualquer moto que tive. Quanto ao cambio duro, uma regulagem resolve tem 2 pontos de ajuste nas pontas do cabo.

E tem, em ultimo caso algum ajuste interno no sistema de discos de embreagem.
Imagem
davidagostini

Aproveitando esse assunto de óleo ...

Tenho uma mirage 2008/2009 , e está vazando óleo pela tampa onde podemos completar o óleo.

Irei levar a moto na concessionária sábado para olharem , mas já vazou um pouco e o nível do óleo está um pouco abaixo do máximo.

Gostaria de saber 2 coisas :

1 - Mesmo com a tampa fechada corretamente está vazando óleo quando uso a moto por uns 15 minutos. Será que o problema é na tampa ou no o-ring.

2 - Qual óleo posso usar para completar e qual a marca. Já que na Tampa está 10/40 e no Manual 20/50.
DavidAgostini
rgallas

Oi Davi;

É bem provável que seja apenas o anel o´ring, se fosse a tampa seria bem visível o problema. Esse anel pode ressecar, furar, partir, rachar.... qualquer dessas ele vai vazar.
Pode ser tambem a rosca ou da tampa ou do bloco. Se ela machucar pode você pensar que apertou até dar a pressão no anel mas na verdade o anel está solto.

Aliás eu importei esse conjuntinho, tampa com anel, do Richard da Korea. Foi por engano pois eu queria a tampa do liquido de freio e ele mandou a do óleo. Nem usei.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Yan.Metal
Colaborador

cros escreveu:Ainda estou atrás do oleo perfeito..

Já usei o Mobil, Motul e agora Yamalube
Cross qual desses você achou melhor? Já que todos são de marcas famosas.

Eu vi em um lugar um da Repsol, 4t V-Twin 20w50 diz que é especifico para motos custom de grande cilindrada principalmente, e é especifico para motor em V. Alguem já usou?

Eu ouvi falar mal do lubrifica corrente da Repsol, mas nada do óleo. Mas a Repsol não tem uma equipe de GP, a REPSOL HONDA? Não deve ser muito ruim se não não tinha grana para ter uma equipe. E alguem por sinal já usou esse Chain Lube da Repsol (responder sobre o chain lube no tópico apropriado)??
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
carlosrdm

Bom. Minha duvida é a seguinte. E não reparem pois não entendo nada ainda e estou começando a aprender de moto e mecacina com minha Mirage. rsrs

He o seguinte: Minha Mirage 08/09 esta com 2200km rodados.

Mas eu a levei para revisão nos 1093km para ser preciso. No caso eles trocaram o oleo dela la ?

Caso a resposta seja sim. Eu so preciso trocar nos 4000km / 4500km ???

Uma outra coisa: A proxima revisão he com 3000km se não me engano. Eles vão trocar este oleo nesta ?

Desde ja agradeço. Abraço a todos
Responder