Sim e não, trocar as marchas no tempo errado pode causar desgaste nas engrenagens (arranhadas)ou mesmo o não engrenamento da marcha que em situação extrema pode causar ate um acidente, mas depois que se domina a técnica de troca de marchas no "tempo" a chance de quebrar o cambio é minima e o consumo de combustível até vai melhorar um pouco. De qualquer forma dominar a técnica é útil no caso de quebra do cabo de embreagem no meio da rua (como já aconteceu comigo).rondineylima escreveu:pergunta!!!!
passar macha sem a embreagem???? isso não prejudica a moto não?
pois se existe embreagem ela deveria ser usada... enfim. sou leigo no que diz respeito a mecânica.
me expliquem isso melhor...
abração pessoal.
Mirage 250: Câmbio e Embreagem
Moderadores: Moderadores, Administradores
O pessoal reclama do neutro da Mirage porque nunca andaram de Drag Star, o neutro da Mirage é uma maravilha, mesmo quente acha fácil, agora o da Drag depois de quente, não tem cristo que consiga colocar o neutro, só parando o motor
Santista e Vera (Viru´s MC)
-
Pinhal
- Contato:
A função da embreagem é fazer com que as rotações da transmissão que tem a mesma rotação das rodas de do motor se equivalham, assim vc pode passar a marcha. É tudo uma questão de velocidade relativa, então se você conseguir ajustar a velocidade do motor com a da transmissão não é necessário utilizar a embreagem, isso é passar a marcha no tempo se você pegar direitinho a manha de torcar no tempo a marcha engata até mais suavemente do que usando a embreagem. Em motos não sei te dizer a dificuldade pra isso mas em carros eu já fiz e posso te dizer com um pouco de prática vc pega o jeito e vai ver que não é tão complicado assim.rondineylima escreveu:pergunta!!!!
passar macha sem a embreagem???? isso não prejudica a moto não?
pois se existe embreagem ela deveria ser usada... enfim. sou leigo no que diz respeito a mecânica.
me expliquem isso melhor...
abração pessoal.
-
rondineylima
valeu galera pelas explicações.... confesso que é a primeira vez que "esculto" isso. vou ver se treino essa manha ai...
abraço galera.
abraço galera.
Olá pessoal, sou novo aqui.
Tenho uma Mirage 250 2001 que comprei no ultimo Natal, mas que desde que comprei somente me deu dor de cabeça. Recentemente precisei trocar o tensionador da corrente de comando, assim como duas válvulas de admissão, retentores e afins. Peguei a moto na ultima quinta no mecânico. Quando foi sábado à noite estava com ela quando notei que a quarta marcha não estava engrenando. Eu pulava da terceira e ela ficava como que se estivesse em ponto morto, e então eu pulava para a quinta.
A troca de marchas dela é muito dura e nao consigo imaginar um motivo para este problema ter surgido.
Alguém já vivenciou problema semelhante?
Alguém pode me dar um conselho?... entrei em desespero depois dessa, afinal dinheiro não dá em árvore... acabei de gastar quase 600 reais em um problema pra de repente surgir outro!
Abraços
Tenho uma Mirage 250 2001 que comprei no ultimo Natal, mas que desde que comprei somente me deu dor de cabeça. Recentemente precisei trocar o tensionador da corrente de comando, assim como duas válvulas de admissão, retentores e afins. Peguei a moto na ultima quinta no mecânico. Quando foi sábado à noite estava com ela quando notei que a quarta marcha não estava engrenando. Eu pulava da terceira e ela ficava como que se estivesse em ponto morto, e então eu pulava para a quinta.
A troca de marchas dela é muito dura e nao consigo imaginar um motivo para este problema ter surgido.
Alguém já vivenciou problema semelhante?
Alguém pode me dar um conselho?... entrei em desespero depois dessa, afinal dinheiro não dá em árvore... acabei de gastar quase 600 reais em um problema pra de repente surgir outro!
Abraços
Preciso de uma indicação de um bom mecânico de Mirage para abrir, verificar e ajustar a embreagem ou o câmbio da minha Mirage. Alguém conhece algum para indicar? em são paulo-capital ou região.jbrigagao escreveu: Pessoal, existe sim a pré regulagem da folga dos discos que é feita no batente da haste de acionamento. Na Mirage é preciso remover a tampa lateral do motor e regular o parafuso e a contra-porca, alguns mecânicos chamam isso de regulagem da folga dos discos. Com o tempo a haste de regulagem se desgasta e não adianta mais fazer a regulagem no cabo e manete. Esta regulagem é feita com uma chave "estrela" 10mm e uma chave Philips, veja na foto, é aquele parafuso bem no centro da placa de pressão (platô).
Fico muito grato.
No meu caso estou com problemas para engatar a 1 marcha, dá a impressão de ter engatado mas quando vou sair, num farol por exemplo, ela desengata e fica em ponto morto (olha o perigo). Outro problema é que quando engata de verdade a 1ª a moto começa a andar sozinha, como se a embreagem totalmente apertada não estivesse separando o motor do câmbio.
Valew
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Esse comportamento também pode acontecer em 2 condições:dantesbr escreveu:...Outro problema é que quando engata de verdade a 1ª a moto começa a andar sozinha, como se a embreagem totalmente apertada não estivesse separando o motor do câmbio...
a)Motor Frio. O óleo ainda está grosso. Assim que esquentar, começa a funcionar corretamente.
b)Cabo de embreagem muito esticado. O cabo de embreagem tem que ficar com uma folga de 2mm na abertura do manete. Veja no manual.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Esse comportamento também pode acontecer em 2 condições:dantesbr escreveu:...Outro problema é que quando engata de verdade a 1ª a moto começa a andar sozinha, como se a embreagem totalmente apertada não estivesse separando o motor do câmbio...
a)Motor Frio. O óleo ainda está grosso. Assim que esquentar, começa a funcionar corretamente.
b)Cabo de embreagem muito esticado. O cabo de embreagem tem que ficar com uma folga de 2mm na abertura do manete. Veja no manual.
Primeiro verifique o cabo de embreagem, veja se não esta desfiado, se estiver em ordem faça a regulagem da folga, no seu caso a folga deve estar muito grande, mas se o limite de regulagem já foi atingido você terá que tirar a tampa lateral do motor para ver se a pré-regulagem do plato esta boa ou se já existe desgaste nas peças internas, neste caso, eu recomendo levar ao mecânico se você não tiver experiência.dantesbr escreveu:
No meu caso estou com problemas para engatar a 1 marcha, dá a impressão de ter engatado mas quando vou sair, num farol por exemplo, ela desengata e fica em ponto morto (olha o perigo). Outro problema é que quando engata de verdade a 1ª a moto começa a andar sozinha, como se a embreagem totalmente apertada não estivesse separando o motor do câmbio.
Valew
com certeza não é o cabo de engreagem, ele tem a folga.jirschik escreveu:Esse comportamento também pode acontecer em 2 condições:dantesbr escreveu:...Outro problema é que quando engata de verdade a 1ª a moto começa a andar sozinha, como se a embreagem totalmente apertada não estivesse separando o motor do câmbio...
Acontece exatamente ao contrario, com o motor frio percebe-se menos esse efeito e fica pior com o motor quente.
E, como é dureza colocar no ponto morto a qualquer parada, imagine o trampo que dá para não deixar a moto sair do lugar e nem morrer o motor.