Com perda de potência eu não me preocupo, siga a lógica: 1CV=736W, isso é fato.
No meu caso como preciso de 160W, isso da 0,217CV, não é nada...
Mas se eu aumentar o número de espiras vou estar aumentando a tensão gerada (aumentará a pot) mas é mei perigoso, pois pode queimar o retificador por excesso de tensão.
Eu estava pensando em aumentar a bitola do enrolamento, assim posso gerar mais corrente e colocar um retificador mais porrada.
Andei olhando a nova mirage parece que tem um estator mais porrada e retificador tbm. Queria saber a diferença de potência para ver se compensa o investimento.
Outra coisa é a bateria de 12A, será que é do mesmo tamanho? Se for, vou colocar uma quando a minha for para o espaço, no sul por causa do frio ela sofre para pegar na manhã, fui para bento um findi e a moto congelou, congelou mesmo, não era geada, era gelo, ai foi fod* de fazer pegar, para estes casos bat 12A
Mirage 250: Problemas elétricos em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores
- Diego Nunes
- Contato:
Se vai, vai de moto...
Acho que você não vai ter que mudar apenas o estator e o retificador da EFI.
Mas como tambem todo o chicote da moto que é diferente da carburada, para evitar o aquecimento e curto-circuito.
A solução não é tão simple como esta pensando e outra coisa eu não acho que o retificador seje muito de confiança da EFI.
O meu por exemplo já pifou com 6 meses de uso e trocado na garantia. Se estoura de novo continuarei usando a garantia, mas senão tiver mais eu coloco da Falcon.
Pelo menos o pessoal tem tido bom resultados com a substituição.
Boa sorte no seu projeto de mudança da moto.

Mas como tambem todo o chicote da moto que é diferente da carburada, para evitar o aquecimento e curto-circuito.
A solução não é tão simple como esta pensando e outra coisa eu não acho que o retificador seje muito de confiança da EFI.
O meu por exemplo já pifou com 6 meses de uso e trocado na garantia. Se estoura de novo continuarei usando a garantia, mas senão tiver mais eu coloco da Falcon.
bom galera..
meu problema é o seguinte..
as vezes a moto nao quer dar partida, ou seja, o motor de partida nem gira.
mas se eu desligo o farol, ai ele funciona imediatamente.
entao as possibilidades sao:
- rele de partida
- bateria
- retificador(nao dando plena carga na bat)
fiz uns testes aqui com multimetro:
1) testei o alternador em 5mil giros: 70 ~ 72 vac
considerado dentro do serviço pelo manual
2) testei bateria com a moto desligada: 12.3 vdc
3) testei a bateria com 5mil giros: 13.6 vdc
esse teste mede a voltagem de carga, e ta dentro do serviço segundo o manual.
4) testei a bateria ao dar partida com farol desligado: 10vdc
isso que achei interessante, a voltagem cai drasticamente na partida.
depois destes testes, to achando que pode ser a bateria que n ta mais atingindo plena carga.
meu problema é o seguinte..
as vezes a moto nao quer dar partida, ou seja, o motor de partida nem gira.
mas se eu desligo o farol, ai ele funciona imediatamente.
entao as possibilidades sao:
- rele de partida
- bateria
- retificador(nao dando plena carga na bat)
fiz uns testes aqui com multimetro:
1) testei o alternador em 5mil giros: 70 ~ 72 vac
considerado dentro do serviço pelo manual
2) testei bateria com a moto desligada: 12.3 vdc
3) testei a bateria com 5mil giros: 13.6 vdc
esse teste mede a voltagem de carga, e ta dentro do serviço segundo o manual.
4) testei a bateria ao dar partida com farol desligado: 10vdc
isso que achei interessante, a voltagem cai drasticamente na partida.
depois destes testes, to achando que pode ser a bateria que n ta mais atingindo plena carga.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Pode ser isso mesmo, pois mesmo que seja possível medir tensão de ~12V na bateria, ela já pode estar condenada por não conseguir armazenar carga suficiente para gerar a corrente necessária para girar o motor de partida.Humm escreveu:...depois destes testes, to achando que pode ser a bateria que n ta mais atingindo plena carga.
No meu caso o retificador carregava até a rotação de 6.000 RPM.
Depois disto cortava e não carregava mais e todo mundo sabe que não dá para andar com rotação abaixo de 6.500 na MIRAGE.
E se por acaso acelerace além de 6.000 RPM rapidamente também cortava quando se mantia nos 5.000 RPM.
Eu coloquei um voltimetro para verificar se o retificador esta carregando e se a bateria esta em boas condições de carga.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-agua-_JM

Depois disto cortava e não carregava mais e todo mundo sabe que não dá para andar com rotação abaixo de 6.500 na MIRAGE.
E se por acaso acelerace além de 6.000 RPM rapidamente também cortava quando se mantia nos 5.000 RPM.
Eu coloquei um voltimetro para verificar se o retificador esta carregando e se a bateria esta em boas condições de carga.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-agua-_JM

Além disto custa muito barato R$ 9,90.
Bom, barato e funciona.

Bom, barato e funciona.
Pequeno tutorial para teste do gerador da Mirage/Comet
TESTE DO GERADOR AC MIRAGE/COMET
Localize e Desligue o conector com três fios amarelos do gerador de corrente alternada (fig1)
Ligue o motor e mantenha funcionando em 5.000 rpm.
Com um multímetro (escala minima 200V se o seu multímetro tiver regulagem manual), medir a tensão CA entre os três fios amarelos combinando 2 fios de cada vez (3 testes)
A leitura minima é 72V CA e máxima 99V CA, abaixo ou acima disso o gerador esta defeituoso. (fig2)
Nos modelos EFI o minimo indicado é 60V CA

TESTE DO GERADOR AC MIRAGE/COMET
Localize e Desligue o conector com três fios amarelos do gerador de corrente alternada (fig1)
Ligue o motor e mantenha funcionando em 5.000 rpm.
Com um multímetro (escala minima 200V se o seu multímetro tiver regulagem manual), medir a tensão CA entre os três fios amarelos combinando 2 fios de cada vez (3 testes)
A leitura minima é 72V CA e máxima 99V CA, abaixo ou acima disso o gerador esta defeituoso. (fig2)
Nos modelos EFI o minimo indicado é 60V CA

- Diego Nunes
- Contato:
Sim, terei de aumentar a bitola dos cabos do estator até o retificador e do retificador até a bateria...TRON escreveu:Acho que você não vai ter que mudar apenas o estator e o retificador da EFI.
Com relação ao retificador da EFI é bom saber disso, ja vou descartar, vou para o da CB ou falcon...
O grande problema esta no estator, ai que está a dificuldade...
No seu manual fala a potência/corrente do alternador?
Se vai, vai de moto...
- Diego Nunes
- Contato:
Mais uma cois Tron...
A bateria da EFI é do mesmo tamanho da carburada?
A bateria da EFI é do mesmo tamanho da carburada?
Se vai, vai de moto...
ai é que está.. corrente pra girar a partida tem.. e de sobra. tanto que quando pega, gira com força e varias vezes.. ainda mais no frio q tamos.jirschik escreveu:Pode ser isso mesmo, pois mesmo que seja possível medir tensão de ~12V na bateria, ela já pode estar condenada por não conseguir armazenar carga suficiente para gerar a corrente necessária para girar o motor de partida.Humm escreveu:...depois destes testes, to achando que pode ser a bateria que n ta mais atingindo plena carga.
mas se desligo o farol, sobra alguma coisa pra armar o rele.
mas penso tambem.. se fosse a bateria, em relacao a carga baixa.. como ela gira bem o motor de partida? nao era pra girar fraco?
alem disso, lembrando aqui agora.. houve vezes em que eu descarreguei a bateria.. ela girava fraco o motor quando tava prestes a perder toda carga.. ou seja, mesmo com quase carga nenhuma, armava o rele.
entao.. por essa linha de pensamento.. o rele volta a ser o suspeito.. mas que relacao ele tem em funcionar imediatamente com o farol desligado?
poderia ser zinabre nos terminais do rele, criando resistencia e limitando corrente nos terminais de acionamento?