Na falta da chave mostrada acima, que pode ser de cinta ou corrente, você pode também perfurar o filtro de óleo com uma chave de fenda e usar como alavanca para desatarrachá-lo.
http://www.elfmoto.com.br/Lub/lubBR.nsf ... enDocument
Shadow 600: Óleo, filtro, O-ring, etc
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
jirschik escreveu:Na falta da chave mostrada acima, que pode ser de cinta ou corrente, você pode também perfurar o filtro de óleo com uma chave de fenda e usar como alavanca para desatarrachá-lo.
http://www.elfmoto.com.br/Lub/lubBR.nsf ... enDocument
Pode ser que esta seja uma solução de emergencia, mas qual seria a sua sugestão para recolocar o filtro novo?usar a mesma técnica?
Bem, não é a recomendação do fabricante, que no manual do proprietário, na páguna 55 informa que o filtro tem que ser colocado utilizando ferramenta especial e um torquimetro.Especifica até o torque :10N.m(1,0kg.m).jbrigagao escreveu:No caso de filtro de óleo rosqueado, ele deve ser apertado apenas com as mãos, não é recomendável usar ferramentas, se o filtro estiver escorregando das mãos na hora do aperto, use uma lixa envolvendo o filtro para ter mais firmeza.
Agora, se vc quizer colocar o filtro na sua moto utilizando a mão para isto, o risco é seu, mas não deveria recomendar que se fizesse isto.
A recomendação é do fabricante do filtro e não minha. Veja que um torquímetro não é uma ferramenta de uso comum em trocas feitas em casa e 10N é um aperto muito pequeno para ser feito com chaves de troca de filtro comuns, cansei de ver anéis de vedação rompidos e filtros "presos" por excesso de aperto. O aperto manual é correto e indicado por todos os fabricantes de filtros, se você observar na carcaça do filtro existe uma indicação de aperto angular. Alguns modelos de filtro importados já vem com a carcaça porosa para facilitar o aperto manual.zeabreu escreveu:Bem, não é a recomendação do fabricante, que no manual do proprietário, na páguna 55 informa que o filtro tem que ser colocado utilizando ferramenta especial e um torquimetro.Especifica até o torque :10N.m(1,0kg.m).jbrigagao escreveu:No caso de filtro de óleo rosqueado, ele deve ser apertado apenas com as mãos, não é recomendável usar ferramentas, se o filtro estiver escorregando das mãos na hora do aperto, use uma lixa envolvendo o filtro para ter mais firmeza.
Agora, se vc quizer colocar o filtro na sua moto utilizando a mão para isto, o risco é seu, mas não deveria recomendar que se fizesse isto.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Só 10N.m!?jbrigagao escreveu:...e 10N é um aperto muito pequeno...zeabreu escreveu:...Especifica até o torque :10N.m(1,0kg.m)...
Vixe...
Até meu gato vira-latas aperta esse filtro!
ZeAbreu, "vai na fé", que dá para apertar com a mão sim, desde que ela esteja livre de óleo, para não escorregar. Segure o filtro com um pano, que é suficiente. E a dica que vem sempre na embalagem dos filtros de óleo, para motos e carros: Passe um pouco de óleo no o'ring, antes de atarrachar o filtro. Isso evita que ele fique torto ou "mascado" dentro da rosca.
Quem sou eu para discutir, sou apenas usuário e não faço troca de óleo em casa.Apenas procuro seguir o que o fabricante da motocicleta recomenda, no cada a Honda que, como disse anteriormente, especifica como deve ser feita a troca do óleo e filtro.jirschik escreveu:Só 10N.m!?jbrigagao escreveu:...e 10N é um aperto muito pequeno...zeabreu escreveu:...Especifica até o torque :10N.m(1,0kg.m)...![]()
Vixe...
Até meu gato vira-latas aperta esse filtro!![]()
ZeAbreu, "vai na fé", que dá para apertar com a mão sim, desde que ela esteja livre de óleo, para não escorregar. Segure o filtro com um pano, que é suficiente. E a dica que vem sempre na embalagem dos filtros de óleo, para motos e carros: Passe um pouco de óleo no o'ring, antes de atarrachar o filtro. Isso evita que ele fique torto ou "mascado" dentro da rosca.
Mas cada um faz o que quizer, e se acontecer do filtro de óleo afrouxar??E não se esqueça que o óleo vai escorrer direto para a roda traseira e aí é tarde.Depois é só dizer para quem perguntar quem foi que colocou o filtro???E vc diz, p*rra cara, foi meu gatinho vira-lata que apertou...é só apertar com a mão...
Cada vez que faço troca de óleo, faço em oficina/mecanico de meu conhecimento e tenho certeza que eles utilizam chave para filtro tanto para retirar como para colocar o filtro.
Mas como disse antes, cada um faz como quer.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Hehehehe... Blz camarada! Entendo sua preocupação e qualquer vazamento de óleo em moto é mesmo bem perigoso, pois a chance de afetar o pneu traseiro é grande. A montadora tem mesmo a obrigação de especificar tecnicamente o torque de parafusos e algumas outras peças. Em caso de um problema, ela responde com valores numéricos, que são indiscutíveis.
Mas eu custo a acreditar que um mecânico se preocuparia em usar um torquímetro para atarrachar um filtro de óleo em uma motocicleta. A pressão ali não é tão grande que não seja possível um aperto manual, ou até uma chave de boca comum, no caso de alguns filtros que possuem um 'chapéu' para facilitar a fixação. É bem diferente se você questionar o fechamento do cilindro, onde até a sequencia de aperto dos parafusos precisa ser seguida, para que as juntas tenham uma deformação por igual, e para que o parafuso não venha a ser apertado com excesso de força, que poderia estragar a rosca no bloco, ou especialmente nas peças de alumínio.
E se tiver problemas, não hesite: "É PAU NO GATO!!!"
Mas eu custo a acreditar que um mecânico se preocuparia em usar um torquímetro para atarrachar um filtro de óleo em uma motocicleta. A pressão ali não é tão grande que não seja possível um aperto manual, ou até uma chave de boca comum, no caso de alguns filtros que possuem um 'chapéu' para facilitar a fixação. É bem diferente se você questionar o fechamento do cilindro, onde até a sequencia de aperto dos parafusos precisa ser seguida, para que as juntas tenham uma deformação por igual, e para que o parafuso não venha a ser apertado com excesso de força, que poderia estragar a rosca no bloco, ou especialmente nas peças de alumínio.
E se tiver problemas, não hesite: "É PAU NO GATO!!!"
Já faz alguns anos que a maioria das montadoras tem substituído o aperto binário pelo angular, porque é mais preciso e seguro, no caso dos filtros de óleo o aperto correto é 3/4 de volta após a borracha de vedação tocar o bloco do motor e usando apenas aperto manual, nos filtros de melhor qualidade esta indicação é feita na borda da peça.
PS: Em mais de 20 anos como mecânico eu nunca vi um filtro de oleo soltar, mas já vi um monte deles vazar por excesso de aperto.
Veja a indicação dos principais fabricantes:
Bosch:
O filtro não deve ser apertado com ferramentas.
Fonte: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... q_oleo.htm
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... iltros.pdf
Fram:
Nunca utilize qualquer outro recurso para apertar o filtro do óleo, apenas as mãos.
Fonte: http://www.fram.com.br/index_01.php?info=01
PS: Em mais de 20 anos como mecânico eu nunca vi um filtro de oleo soltar, mas já vi um monte deles vazar por excesso de aperto.
Veja a indicação dos principais fabricantes:
Bosch:
O filtro não deve ser apertado com ferramentas.
Fonte: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... q_oleo.htm
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... iltros.pdf
Fram:
Nunca utilize qualquer outro recurso para apertar o filtro do óleo, apenas as mãos.
Fonte: http://www.fram.com.br/index_01.php?info=01
\Boas a todos_Procure por corrente de comando, usada, velha 5-10,00 em qualquer loja de manut. de moto(cgMarcelo_azevedo escreveu:E quanto a essa chave de filtro de óleo???
Só dá pra retirar o filtro com ela mesmo??
Como faço a troca do filtro!
Olhei em baixo da moto, e nada consegui!
haha
Abraços.
etc).Com ela e um alicate de pressão voce solta o filtro de oleo, ver se a rosca é horario ou anti hor.
Prefiro perder algun tempo nesta vida, ao chegar adiantado na outra.