Sportster 883: Barulho no câmbio

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Avatar do usuário
Luiz883
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Set 2011, 18:35
Localização: Belo Horizonte

Olá pessoal,

Minha moto além do barulho ao engatar as marchas, está com o acionamento da embreagem muito duro. Ao arrancar ela tem trepidado, e ao acelerar a trepidação é trocada por uma vibração.
Não sei se é característica ou se é defeito.
Alguém pode me dar uma dica, pois esta é minha primeira HD, comprada recentemente, 07/08 com 11000km.
Obrigado.
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Luiz883 escreveu:Olá pessoal,

Minha moto além do barulho ao engatar as marchas, está com o acionamento da embreagem muito duro. Ao arrancar ela tem trepidado, e ao acelerar a trepidação é trocada por uma vibração.
Não sei se é característica ou se é defeito.
Alguém pode me dar uma dica, pois esta é minha primeira HD, comprada recentemente, 07/08 com 11000km.
Obrigado.
Fala Luiz,

Conforme já dito aqui em outras postagens, o barulho nas trocas é normal até vc se acostumar com o câmbio e aos poucos as trocas vão ficando mais suaves.

Quanto ao acionamento da embreagem muito duro, pode ser um sinal de falta de lubrificação no cabo da embreagem.

:arrow: Siga o cabo até encontrar um guarda pó (sanfona de borracha) que fica exatamente no meio do comprimento do cabo que normalmente fica preso ao quadro com presilhas.
:arrow: Solte a presilha e o cabo e puxe o guarda pó para baixo,até deixar a mostra o mecanismo de regulagem do cabo, verifique a existencia de oxidação nas roscas e porcas, pois ali entra muita água em lavagens e normalmente ninguem seca
:arrow: Havendo sinal de oxidação, significa que muito provavelmente o cabo nunca foi reajustado e muito menos lubrificado
:arrow: Afrouxe a contra porca (chaves 9/16 e 1/2") e solte o cabo ao máximo a ponto de conseguir soltar a extremidade superior do manete no guidão
:arrow: Abuse do WD40 dentro do conduite do cabo para que este dilua todo o lubrificante velho,
:arrow: Pela parte de cima do conduite lubrifique o cabo com óleo fino (óleo de máquinas domésticas) ou no máximo com óleo mineral para motores de automóveis e remonte todo o mecanismo
:arrow: A regulagem do cabo deve ser feita pelo mecanismo central do cabo através extremidade roscada do conduite e das porcas, e deve deixar uma folga de no máximo 20mm no manete antes de sentir o acionamento da embreagem.

Este procedimento acima deve deixar o acionamento mais macio e a regulagem deve amenizar o problema da trepidação.

É isso, Brother, qualquer coisa grita aí.

Abraço
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Avatar do usuário
Luiz883
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Set 2011, 18:35
Localização: Belo Horizonte

Bacana!
Segui todo o procedimento.
O sinal de oxidação estava lá, o de lubrificação anterior é que não.
Cumprido todas as etapas, testei e senti melhoras no funcionamento geral, inclusive a trepidação ao sair parece que sumiu com a nova regulagem do cabo.
Contudo, ainda acho o acionamento muito "pesado", será que é estranhamento de novato?
Uma pessoa me disse que se eu não tiver muito cuidado com esta embreagem no trânsito do dia a dia, que ela acaba rapidinho! Bem, tive muitas motos e nenhuma delas deu pau na embreagem, logo a HD 883R tem esta facilidade ou isto é conversa?
Gostei demais das orientações; estou curtindo tanto andar como aprender a fuçar na HD.
Muito obrigado.
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Beleza Brother,

Ainda bem que deu certo.
Agora quanto a embreagem acabar "rapidinho"... :shock: ... é um pouco de mito sim... mas também tem um pouco de fundamento, já explico.

Vc já deve ter percebido que o torque dessa máquina é absurdo, e deve ter percebido que esse torque já se pronuncia em rotações baixíssimas, certo?

Pois bem, é aí que mora o perigo pois se vc ficar andando com a moto a todo momento em 5ª marcha em baixa rotação, vc vai perceber que a moto fica dando solavancos, ou seja com o motor engrenado se vc ficar deixando isso acontecer, vai causar um desgaste excessivo não só na embreagem mas no sistema de transmissão todo.

Para vc ter uma idéia do que seria um bom aproveitamento da faixa de torque das 883, eu por exemplo na cidade só utilizo até a 3ªmarcha (que já é longa "bagarai"... bate fácil nos 80Km/h sem forçar) e deixo para usar a 4ª e 5ª somente na estrada, marginais ou avenidas que dão condições de andar a mais de 80. Experimente isso e vc entenderá perfeitamente do que eu estou falando.

Abraço e boa sorte com a Moto.

E já sabe... precisou... gritou!!!
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Só mais uma coisinha Brother,

Dá uma passada no tópico "BOTECO" e se apresente para a turma, fale de vc, da família, futebol e como entrou para o mundo das motos. O povo gosta de saber quando temos novatos.

Abraxxx
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Avatar do usuário
Luiz883
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Set 2011, 18:35
Localização: Belo Horizonte

Interessante sua fala ZZO, pois eu estava justamente pensando qual o motivo que não conseguia andar de de 5ª a todo momento como fazia na minha antiga Fazer...
Observando o melhor comportamento da motocicleta, acabei praticando o que você explicou, mas estava desconfiado, achando que poderia estar pecando na perícia. :roll:
Valeu o esclarecimento.
Obrigado.
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

É isso aí... :wink:

Conte sempre com a gente

Abraço
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Bruno Botelho
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Dez 2011, 02:58
Localização: Rio de Janeiro

Interessante essa sua explicacao ZZO, porem sinto dificuldades de achar o neutro, isso e normal ou falta de pericia minha.

Abracos a todos
Bruno Botelho
HD Sportster 883R 2012
RJ
Andre Tovar
Mensagens: 122
Registrado em: 24 Dez 2008, 15:25
Localização: São Lourenço
Contato:

Embreagem pesada ? Cãmbio duro ? Trepidação ?
Vossas HD´s então são originais ! :wink:
condesales
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Set 2010, 18:45
Localização: Fortaleza

Bruno Botelho escreveu:Interessante essa sua explicacao ZZO, porem sinto dificuldades de achar o neutro, isso e normal ou falta de pericia minha.

Abracos a todos
Acredito que isso ocorra em praticamente todas as motos.
uma boa regulagem irá ajudar, mas o problema sempre vai existir..
Responder