Shadow VT600C: Filtro de ar

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
Ton Adamante

picardi escreveu:Amigo, segue foto do produto final

Imagem

Pois é, quando peguei a minha sombra há + ou - 45 dias, reparei que o filtro estava detonado. Como não consegui achar o original no momento, fiz a dita adaptação.
O resultado final foi igual ao da foto, entretanto senti que a moto estava pipocando demais quando eu reduzia.
Fiquei encucado e resolvi comprar o original.
Gastei 205 dinheiros na revenda Honda, porém o resultado foi excelente. A moto voltou ao normal...

Acho que com algumas peças, visto o valor da moto, vale a pena soltar o escorpião do bolso.

abraços
jirschik
Moderador
Contato:

"Pipocar ao reduzir" é sinal de mistura pobre, ou seja, está entrando mais ar do que combustível. Neste caso seria necessário corrigir a mistura de ar e combustível.

Mas usar a peça original ou não-recondicionada, é sempre melhor.
Imagem
picardi

jirschik,

fiz esse filtro temporario até ter dinheiro para um filtro original, mas ainda continua a pipocar, menos do que com o filtro "adaptado".... creio então, que por suas palavras a pouco, tenho somente que abrir um pouco mais de ar da mistura.... ja tentei diminuir a gasola, mas a moto ficou xoxa... poderia me indicar onde acho o parafuso de ar para aumentar um pouco a vazao?

obrigado.
Abraço Picardi
>>> Seja Livre, use Linux (e uma moto!!)<<<
jirschik
Moderador
Contato:

Picardi, qual é o ano de sua moto? Dependendo do modelo, ela pode ter 2 carburadores (as mais antigas, até 2002) ou 1 carburador (as mais novas, depois de 2003). Então, o processo de regulagem é um pouco diferente. Se for 1 carburador, é mais fácil. Se fizer "de ouvido" precisará fazer o ajuste com o motor quente e atuar nos parafusos de regulagem de mistura e marcha lenta, para encontrar o melhor ponto de queima.

Veja na sessão de manuais e procure pelo manual certo.
Imagem
picardi

a minha é ano 98, 2 carburadores... achei somente os parafusos da gasolina... os carburadores já estão equalizados tbm... mas não acho a localização do parafuso de abertura de ar
>>> Seja Livre, use Linux (e uma moto!!)<<<
Mrsilva

http://www.youtube.com/watch?v=BfyTsRnJf7k

Achei esse video não se vai ajudar.
Mrsilva

Achei esse video não se vai ajudar.

Como não entendo muita coisa de mecanica muito menos de moto, fico com receio de fuçar na minha e fazer alguma cagad*, porem preciso fazer minha propria manutenção (devido o atual capital hehehe) e principalmente porque quero me familiarizar com minha moto e depender o minimo possivel de terceiros.. enfim

hoje depois de ler esse topico decidi que ao chegar em casa eu iria abrir a tampa la pra ver como que tava...
Meu deus, aterrorizante... ainda nao descubri a cor do papel, enfim preciso de uma pequena ajuda.
A minha é ano 2003, estava decidido em adaptar um filtro como o video que eu linkei ai, porem a minha não tem essa paradinha quadrada é igual a do "Andreazza", porem li sobre o de espuma dei uma pesquisada e achei por 35 reais. Como não entendi nada do que vocês falaram sobre o de espuma volto a atormenta-los...

Resumidamente, qual a principal diferença entre o de papel e de espuma ? qual seria o melhor ?

Desculpem o tamanho do texto !
jirschik
Moderador
Contato:

Filtro de ar feito com espuma é lavável e indicado para situações em que o veículo rode por estradas com muito pó, como motos off-road, jipes. Mas nada impede que você use-o em condições normais. Não é qualquer espuma "de colchão" que utilizam; tem uma densidade certa, senão ele bloqueia ainda mais a passagem de ar.

Em casos extremos de sujeira e indisponibilidade de um filtro novo de papel, você pode até lavá-lo com gasolina, aplicada com um pincel e depois com um desengraxante ou detergente e secá-lo bem. Mas isso é para casos de emergência, pois as fibras do papel irão "estufar" um pouco. De qualquer forma, é melhor fazer essa limpeza do que ficar sem filtro ou com ele muito sujo. Quando puder, compre um filtro de ar novo e limpe-o com regularidade, "batendo um ar" de vez em quando. Leve-o no borracheiro que ele pode fazer essa limpeza.
Imagem
Mrsilva

Jirschik valeu pelas dicas ai brow !!!

Tentei até limpar o filtro antigo só que não deu tava impregnado a parada. Acabei fazendo uma adaptação, aparentemente ficou muito boa, mas ainda não pude testa-la ainda pra saber como que ficou em relaçao o desempenho e consumo, vouv er se consigo amanhã postar fotos aqui e assim que puder testar eu comento como que ficou.
Mas o que eu fiquei preocupado é que aquelas borrachas de vedação estavam meio zuadas, não achei nada parecido para colocar no lugar então acabei adaptando elas também.

Enfim, assim que eu puder avalia-la eu posto aqui os resultados.

Até ++
jirschik
Moderador
Contato:

O filtro de ar da Shadow600 à partir da 2003 tem formato diferente. Ele é trapezoidal e por conta disso não é tão fácil de "reciclar" como nos modelos anteriores ao 2002, com dupla carburação.

Imagem
Filtro de ar da Shadow600, 2003~.

As borrachas de vedação da caixa de ar (em torno dos furos) pode ser feitas com uma fita de borracha expandida, utilizada para vedação em refrigeradores e carros. É uma fita com um dos lados auto-colante e pode ser encontrada em lojas de material de borracha.
Imagem
Responder