Mirage 250 EFI: Opinião dos proprietários

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
R.O.Q.2000

Obrigado Coringa!

Encontrei aqui no Centro dois locais e vou verificar... inclusive ja conversei com os proprietários e eles me pareceram gente boa foram muito solicitos vou levar a minha "Roxanne" na segunda.

Vou trocar o oleo e o filtro ainda essa semana.
Alguem pode confirmar se, é de fato, o filtro da katana que podemos usar na M250?
Miau
Moderador

corre da abm kasinski da vila isabel =) levar lá é condenar a moto
R.O.Q.2000

Humm escreveu:corre da abm kasinski da vila isabel =) levar lá é condenar a moto
Valeu pela dica Humm.

nem passarei perto... rs
Rafael Nicolau

Quanto a um barulho eletronico de baixa frequencia vindo da moto, a minha faz esse barulho, ou fazia, faz tempo que nem presto mais atenção a ele hehehe.

Fiquei sabendo que as novas mirages tão vindo com uma tal de injeção eletronica chamda de "delphi" alguem já ouviu falar?
jirschik
Moderador
Contato:

Rafael Nicolau escreveu:...Fiquei sabendo que as novas mirages tão vindo com uma tal de injeção eletronica chamda de "delphi" alguem já ouviu falar?
A minha Mirage carburada usa a de baixo nível, chamada "assembly". :lol:

Piadinha nerd de IT... :roll:
Imagem
Adriano Barros

Boa noite Mirageiros de plantão.

A minha "morena" (2011/2011), pelo que eu andei verificando tem um módulo da Delfhi, acredito ser a IE, Deldhi é o fabricante do módulo.

Fiquem com Deus e muuuitos km rodados.
Quando rodo com minha moto, meu espírito se liberta ! Motores Possuídos MC - Artur Nogueira/SP
IvanR4

Humm escreveu:corre da abm kasinski da vila isabel =) levar lá é condenar a moto
Amigo Humm e demais amigos das duas rodas c/ mais informações que eu.

Meu filho tem uma YAMAHA TENERE 250/2011 Preta.
Pois bem...a moto caiu e será preciso PINTAR A LATERAL ESQUERDA. (somente) inda bem.
Já pesquisamos em várias fontes e não tivemos sucesso. Não sei onde conseguir o >>>> CÓDIGO DA COR PRETA TENERE 250/2011<<<<
Se algum amigo souber ou tiver alguma informação de onde PODEMOS CONSEGUIR O TAL CÓDIGO DA YAMAHA...eu AGRADEÇO.

Com certeza alguém deve saber, e eu agradeço se nos passar essa informação p/ ser pintada a LATERAL DA MOTO DELE. O sol chegou por MG e queremos viajar um pouco. Rsrsrsss.

Bons Ventos á Todos.
IvanBH
Amigo é AMIGO o resto vcs já sabem. rsrsrsrrs
Rafael Nicolau

jirschik escreveu:
Rafael Nicolau escreveu:...Fiquei sabendo que as novas mirages tão vindo com uma tal de injeção eletronica chamda de "delphi" alguem já ouviu falar?
A minha Mirage carburada usa a de baixo nível, chamada "assembly". :lol:

Piadinha nerd de IT... :roll:

Pior que eu entendi... HAEUAEHEAUAEHAEUAEHEAUAEHUAEHUAE

Mas pow, se a p*rra vier em pascal f*deu, mirage vai engasgar demais hehehehe
R.O.Q.2000

Olá pessoal olhe eu aqui novamente!

Como havia falado aqui antes, levei minha "Roxanne" numa oficina aqui no Centro... Galera gente boa, mas... como sempre é dificil alguem ter leitoras/ scanneres para diagnosticar problema do sistema da nossa kasinski.

Bem, vamos aos fatos, levei minha máquina lá, por conta do famoso Fl que teimava em acender quando das reduzidas ou quando das esticadas maiores, em fim, era esse o problema que, aparentemente, estava nela.

Assim, já que iria mexer na minha "Roxanne" nada mais justo que trocar o oleo e o filtro e reparar um fio(preto) que estava "mordido" embaixo do banco(fio da lampada de seta).

Então acabei de voltar da oficina... e quando o mecanico me entregou a moto falou que não pode resover o problema, justamente, por não ter o tal aparelho de diagnóstico e mandou eu ir na CC, mas que pelos testes que ele fez o problema seria no módulo.
Fiquei muito triste, mas... fazer o que... Então, vou ligar a "menina" e nada, virava a chave e nada daquele barulhinho de 3 segundo quando depois apaga a FI.

Falei ao mecanico que não estava ouvindo o barulho e ele disse que era exatamente esse o problema, o modulo regula as informações e manda energia para a bomba e que esse barulho é da tal bomba.
Fiquei mais perdido e mais pra baixo ainda, sem saber o que fazer... fui lá somente pra vê o FI que estava acendendo e estava saindo com um caminhão de problemas; foi quando o mecanico pegou um fio e fez o que ele chamou de "ligação direta" e ao girar a chave o barulho volta e é só acionar o botão minha "Roxanne" começa a cantar, linda e maravilhosa.

Mas estou sem solução para o meu problema e a unica coisa que irei fazer é deixar ela na garagem e na terça-feira levar a CC da Barra(Kajin) pra realmente tentar saber o que a minha "Roxanne" tem, e como será resolvido...

E como tenho lido de alguns colegar de forum, agora eu estou começando a minha "via crucis.."

Volto depois....
Miau
Moderador

o engraçado é isso.. vc leva a moto só pra ver pq a luz FI acende, e depois que mexem, a moto nem pega mais..

logico que algo de errado fizeram.

vou dar uma breve explicacao sobre o funcionamento da ECU.

esse modulo, como alguns constumam chamar, é uma especie de controlador microprocessado. Como se fosse um computador bem modesto, com uma memoria do tipo flash, um processador, algumas portas de entrada e saida.

nessa memoria, existe um firmware(software em liguagem de baixo nivel) que carrega paramemtros configuraveis para determiar como controlar a bomba de combustivel, os bicos injetores, a relação da mistura ar/combustivel, distribuição das velas, entre outros ligados a alimentação da moto.

mas para o programa da ECU saber regular e controlar, ela precisa obter dados em tempo real sobre as diversas condicoes da moto e do ambiente.

para isso ela tem uma panelada de sensores.. tais como, sensor de tombamento, sensor do cavalete, sensor de queima da mistura(sonda lambda), sensor de posição do corpo da borboleta, sensores de temperatura, e por ai vai..

ou seja, por exemplo, ao ligar a moto fria, a ECU sabe que está fria pois o sensor de temperatura da essa informacao para a ECU, sendo assim, a ECU processa essa informacao, e com base nos parametros de configuracao, enrriquece a mistura e afoga a moto logo na partida, dando uma sensacao de que a moto está levemente acelerada.

nesse momento, a ECU sabe se a mistura da queima está rica ou pobre, pois o sensor lambda da essa informacao diretamente nos coletores de escapamento, sendo assim a ECU processa essa informacao e com base nos parametros configurados, faz o ajuste da mistura.

fora isso, o programa instalado na ECU tambem tem um sistema de auto diagnostico, que ao perceber falha em algum dos sensores, faz acender a luz do FI para indicar que há problemas. E inclusive a ECU tem diretrizes sobre o que fazer quando algum sensor apresentar falha. Por exemplo, se o sensor de temperatura acusa uma temperatura pouco acima da normal, a diretriz da ECU mantem a moto ligada, mas da o aviso na luz do FI. Se essa temperatura passa alem do alto, ai a diretriz força o desligamento do motor.

se o sensor lambda apresenta falha, a diretriz da ECU mantem a moto ligada, mas ao invez de regular a mistura com base nos dados do sensor, ela adota uma mistura padrao(configurada nos parametros) e mantem a moto ligada.. mas sempre dando o indicativo na luz do FI. e por ai vai..

agora, o mais interessante, é que muita gente nao sabe, mas se fizer o download do manual de serviço da mirage FI, vai ver que nao precisa de raster, scanner, etc e tal para diagnosticar o problema da moto, pois a propria ECU indica qual sensor está problematico.

lembrando que nem sempre, o sensor da falha é o causador do problema.. vamos lembrar que a unica maneira da ECU entender que há alguma falha, é ao coletar dados dos seus sensores. as vezes um mau contato pode causar isso.. ou uma programação de parametros inadequada as condicoes tropicais nossas, algum curto na fiação, e por ai vai.. podem influenciar nos dados dos sensores.

outra é que a informação passada pelos sensores ocorre de forma analogica.. e nao digital. isso quer dizer que os sinais enviados pelos sensores estão muitoooooo passiveis de interferencias.

nao tem magica nem bicho de sete cabeças. é estudar com calma o manual de serviço da moto.
Responder