Jirschik, vlw.jirschik escreveu:O WD40 (e similares) funciona como um "repelente de água". Existem produtos chamados "limpa contatos", que podem ser encontrados em lojas de componentes eletrônicos. Esse é o método mais fácil.
Se os terminais estiverem oxidados e precisarem de uma limpeza, veja o que a DP (Dona Patroa) usa para limpar a "prata da casa": Polidor Líquido! (Kaol, Brasso, Silvo...). Já imagino que esteja me chamando de maluco, para limpar da um dos terminais e dar polimento. Mas essa dica vale para todos os tipos de contatos, como os de botão de partida, chave dos faróis, chave de ignição, etc. Não use palha de aço, pois ela produz micro-riscos no metal, aumentando a área de contato e favorecendo o centelhamento, que em breve oxidará o terminal, aliado com a gordura da mão. Então, se quiser evitar esse trabalho extra, mantenha os terminais secos e bem firmes.
A cola de slicone tem textura firme e não deve escorrer para dentro da ECU por causa desta característica. Aplique do lado externo, para não encostar nos contatos elétricos. Se mesmo assim você não se sentir seguro em aplicar a cola de silicone, faça como o colega Humm, que envolveu em papel-filme (aquele usado na cozinha) ou outra forma de selamento. No final, pode usar fitas de nylon (enforca gato) para dar o acabamento das pontas. Evite usar fita isolante, pois com o aquecimento a cola da fita derrete e fica grudento.
Minha Mirage250 e a Shadow600 tem um tipo de capa de borracha (parece um "copo") para acomodar e proteger alguns terminais que ficam próximos de áreas molhadas e sujas. Seria a mesma idéia.
Mais tarde eu vou tirar uma foto da minha ECU, pq estou achando que a mesma já encontra-se em um tipo de "protetor" contra humidade.
Sinceramente, olhei pra kramba nela e não consegui imaginar um meio da água entrar ali.
De repente, por incrível que pareça, pode ser algo que a CC já se adiantou e resolveu, algo assim... vou tirar umas fotos mais à noite, lá no estacionamento, e depois posto aqui... tá meio... "estranha".
---- COMPLEMENTANDO ----
Na real, acabei de comparar a peça (ECU) com outras imagens da internet e tá tudo normal, a minha tá no padrão mesmo, não fizeram nada de diferente, apenas está sem sinal algum de infiltração de umidade.