Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Kbana escreveu:...Outro ponto preocupante que li aqui no forum e questionei a assistência é a questão do retificador, me informaram que os problemas ocorridos com este componente são devido a falta de aterramento, comentei sobre a mudança dele de local para melhorar sua refrigeração e disseram que o problema ocorre não por aquecimento e sim por falta de aterramento, e que solucionaram este problema simplesmente aterrando o retificador...
O retificador que estou usando na minha Mirage tem 5 fios: 3 amarelos, 1 preto, 1 vermelho. O alternador é trifásico, daí o motivo dos 3 fios amarelos que não tem polaridade por se tratar de um sistema de tensão alternada. Essa é a entrada de energia no retificador. Os outros 2 fios, vermelho e preto, são a saída do alternador, sendo positivo e negativo, respectivamente. O preto, por ser o negativo, é ligado ao chassis através do chicote elétrico. O positivo é ligado nos demais sistemas. A carcaça do retificador é de alumínio, por causa do dissipador de calor e só isso. Não é necessário ligá-lo eletricamente à carcaça, pois o sistema trifásico não necessita desse ligação e se fosse realmente necessário uma ligação elétrica da carcaça, essa teria um terminal elétrico fisicamente ligado à carcaça para ser conectado à um fio da carcaça. Aliás, se isso fosse feito, teria uma ligação entre o sistema trifásico alternado (entrada) e o polarizado (saída). Veja o esquema elétrico do alternador abaixo (manual da Mirage):

Imagem

Não há "neutro" ou "chassis" comum nesse sistema entre alternado e contínuo. Para quem conhece de eletrônica, vê que o "neutro" é criado à partir da ponte retificadora (os 6 diodos). Então, "ligar o retificador ao chassis", não explica essa falha.

Componentes semi-condutores (diodos, SCRs, TRIACs, CIs, etc.) fabricados com materiais como o Silício e Germânio, tem suas características elétricas alteradas com a mudança de temperatura. Aliás, qualquer metal tem essas alterações, porém com intensidades diferentes. Então "alterar a temperatura, altera o funcionamento SIM". Se não alterasse, não seria necessário as aletas de refrigeração de um dissipador de alumínio. Pede para esse mesmo cara explicar o porquê do retificador da Yamaha MidnightStar ter sido instalado lá na frente da moto, perto do pé do freio traseiro. É para ficar mais bonito? E porque o retificador da Honda Shadow600 é na lateral esquerda, em baixo, exposto também?
Imagem
Kbana

Bom dia!

Então Adriano, melhor você retirar o banco da sua MG e dar uma avaliada na ECU. O pessoal deu a dica de retirar este componente e realizar a vedação com plástico filme ou algum outro produto que o impermeabilize. Dê uma lida neste tópico nas páginas anteriores que você vai encontrar boas dicas para resolver estes problemas que atingem grande parte dos proprietários da MG 250.

Em relação ao retificador, foi a informação que o mecânico da assistência me passou, porém minha moto ficou pra reparo e o prazo pra retira-la é entre 20 e 30 dias...um absurdo!

Nas postagens anteriores lí que resolveram este problema mudando a peça de posição para que fique mais refrigerada.

Quando receber a "Ramona" de volta verifico a questão da ECU e do Retificador e posto por aqui.

Abraço!
Kbana

VÍRUS MC - GUARULHOS - SP
Kbana

Saudações Jirshik!

Foi o que a Motonac Sta. Cecília me passou, comentei sobre a possível mudança de posicionamento do componente e me passaram essa informação, disseram que resolveram este problema desta forma, vou esperar para pegar a moto e ver a "arte" que fizeram...

Abraço!
Kbana

Adriano Barros

Bom dia Mirageiros !!!

Como já tive problema de queima do retificador da minha Mrg li bastante sobre o assunto e vi que a solução mais efetiva é a troca do retificador pelo da CB400 ou Falcon, porém como a minha moto esta na garantia estou relutando para efetuar essa troca.
É fato que o retificador "frita" dentro da carenagem por falta de ventilação, pensando nisso, realizei uma alteração na carenagem da minha moto visando melhorar a troca de calor do retificador.
Se vai funcionar, de vdd ainda não sei,estou testando, mas com certeza consegui melhorar a refrigeração.

Abaixo segue algumas fotos da alteração.

Imagem Imagem Imagem
Quando rodo com minha moto, meu espírito se liberta ! Motores Possuídos MC - Artur Nogueira/SP
jirschik
Moderador
Contato:

Kbana escreveu:Saudações Jirshik!

Foi o que a Motonac Sta. Cecília me passou, comentei sobre a possível mudança de posicionamento do componente e me passaram essa informação, disseram que resolveram este problema desta forma, vou esperar para pegar a moto e ver a "arte" que fizeram...

Abraço!
Entendo. A questão é que precisamos sempre prestar atenção nas respostas oficiais das concessionárias, pois elas nunca responderão algo de forma que comprometa a fabricação do produto, pois isso é visto como uma falha e pode obrigar à um recall, que tem um custo muito alto. Então, é mais fácil comprovar que é falha de fixação de um parafuso, que soltou por vibração natural, do que dizer que o dispositivo está instalado em local inadequado, o que causaria um recall de serviço.

Não é fácil chegar no meio-termo desse tipo de discussão. E nessa hora temos que ter avaliação de alguém que conheça tecnicamente, mas que não responda oficialmente pela marca. Seria como "perguntar para o mecânico da oficina autorizada em horário de descanso, quando ele não está na oficina e sem trajar a roupa de serviço.". :wink:

E isso vale para moto, carro, caminhão, liquidificador, geladeira, celular,...
Imagem
Kbana

A idéia é boa...já andou e verificou o componente em relação a redução de aquecimento?
Kbana

Miau
Moderador

essa carenagem é a esquerda ou direita? fico pensando em relação a chuva
Adriano Barros

Bom dia.

Notei que houve uma diminuição do aquecimento, acredito que isso vai ajudar na preservação do retificador ( não sei até quando rsrs).
A respeito da chuva, observei que na Comet GTR o refitificador é totalmente exposto.
Mas na alteração que fiz ainda sim protege o retificador da chuva.

se vier a queimar novamente, dai vou partir para a troca de um mais forte...
Quando rodo com minha moto, meu espírito se liberta ! Motores Possuídos MC - Artur Nogueira/SP
Adriano Barros

Amigo Humm.

A carenagem é a esquerda, ao lado do retificador.
Miau
Moderador

é que na minha o retificador fica mais pro lado direito.. carburada
Responder