HD: Modelos

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
tccharley

Olá camaradas,

Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso de marketing e resolvi abordar o caso Harley Davidson.
Mas tenho uma dúvida sobre como dividir as motos Sportster, Custom e Touring.

Minha dúvida é a seguinte:

Que motos no mercado compete com cada uma dessas linhas? O que vocês me aconselham?

Vejo pelas cilindradas??? As linhas Sportster e Touring também são motos Custom?

Quais são os cinco maiores players mundial em motos custom?

A Harley está entre eles?

Não sei onde buscar essas informações e só tenho os numeros da HD, q peguei no site gringo.

Abracos
Marcos Paulo
"It's better to burn out, than to fade away."
wolfmann
Contato:

Toda HD tradicional é custom, exceção à XR1200X que foge ao universo custom.

As VRSC (V-Rod) também não se encaixam como moto custom, são conhecidas como drag-racers.

Dynas, Softail, Sportster e Touring são as famílias da HD.

Não faria uma comparação pela cilindrada, mas sim pelo perfil. Por exemplo, uma softail é moto estradeira, assim como as tourings. Já sportsters e dynas são mais urbanas e com pilotagem mais esportiva, se podemos dizer isso de uma custom.

Não tentarei nem formar um universo de motos a serem comparadas porque isso é muito subjetivo.

Dentro do universo custom, além da HDMC, você vai encontrar as japonesas (Yamaha, Suzuki, Honda e Kawasaki) com boa participação.

Para número de produção e vendas, consulte o site da ABRACICLO. Dentro do segmento custom, você vai ver que a HDMC é a maior fábrica nas custom acima de 800 cc.
ride hard or stay home
tccharley

Grato, meu amigo!

Farei uma pesquisa por esse site agora mesmo.

Porém tenho uma nova dúvida...

Por que a Harley-Davidson mantém a mecânica das suas motos tão tradicional?

O que me passa a memória é que ela gasta milhões com pesquisa para nunca perder de vista essa mecânica mais tradicional (sem abrir mão da tecnologia, q é imprenscidivel obviamente) para que cada piloto possa customizar a própria moto.

Será que estou certo?

Será que pilotos da Yamaha, Honda ou Kasinsky conseguem personificar suas motos do mesmo jeito que a HD encoraja seus consumidores a fazerem isso?

O que vocês acham???
Marcos Paulo
"It's better to burn out, than to fade away."
wolfmann
Contato:

HDMC investe em um "estilo de vida" e não apenas nas motos.

Seus projetos são atemporais. Se você pegar uma FLH de 1966/1967 e comparar com uma FLH ou FLS verá que são muito parecidas, apenas mudanças de motores e caixa de marchas (grandes mudanças que impulsionam a troca por modelos mais novos em outras marcas, mas representam pouco para a HDMC) e detalhes de acabamento (menos ou mais cromado).

A maioria das mudanças que acontecem na HDMC tem o objetivo de se manter dentro das normas que regulamentam o setor e não criar um novo mercado.

Ultimamente, na busca de clientes de menor idade ou de estatura menor, a HDMC investe em soluções estéticas (a linha Dark) ou acessórios que permitam o uso confortável dos seus modelos por pessoas menores que 1,80 e menos de 70 kg como bancos, comandos e guidões.

A tradição de "mudar tudo sem mudar nada" é que cativa os fãs ao longo do tempo. Não são poucos que olham com desdém para as VRSC ou até mesmo para os motores com injeção eletrônica (a partir de 2003 nas tourings, migrando para os modelos menores até 2008 nas Sportsters). ABS? Cruise Control? Som? Isso são supérfluos na opinião dos radicais, mas vem conquistando novos clientes e agradando aos clientes antigos que se acostumam com o luxo dos carros automáticos americanos, como som de qualidade, controle de tração (não temos isso nas HDs), climatização e etc.

O consumidor de HD gosta de manter sua moto (e muitas vezes o carro também) por muito tempo, ou pelo menos até que algo surja que motive realmente uma troca.

O consumidor dos produtos de outros setores, como as motos de baixa cilindrada, trail ou esportivas tem outro perfil.

Moto de baixa cilindrada é moto de uso intenso, desgaste rápido e manutenção menos complicada, mas chega uma hora que fica mais barato trocar a moto do que mantê-la.

Moto trail tem alto desgaste (as mais modernas abandonaram os velocímetros e passam a usar "horímetros" para marcar o uso e consequentemente as revisões) e o avanço da tecnologia é importante nesse setor onde os desafios se tornam mais duros conforme a perícia adquirida. Isso vale também para as esportivas.

E quando você domina bem a sua moto, você quer uma maior para vencer novos desafios. Essa é a motivação da troca.

No setor custom, o consumidor é mais tradicional e prefere investir na moto e no conforto pessoal a fica fazendo trocas anuais. E pode ter certeza, até mesmo as custom japonesas são customizadas.
ride hard or stay home
Dirceu Machado

wolfmann escreveu:HDMC investe em um "estilo de vida" e não apenas nas motos.

Seus projetos são atemporais. Se você pegar uma FLH de 1966/1967 e comparar com uma FLH ou FLS verá que são muito parecidas, apenas mudanças de motores e caixa de marchas (grandes mudanças que impulsionam a troca por modelos mais novos em outras marcas, mas representam pouco para a HDMC) e detalhes de acabamento (menos ou mais cromado).

A maioria das mudanças que acontecem na HDMC tem o objetivo de se manter dentro das normas que regulamentam o setor e não criar um novo mercado.

Ultimamente, na busca de clientes de menor idade ou de estatura menor, a HDMC investe em soluções estéticas (a linha Dark) ou acessórios que permitam o uso confortável dos seus modelos por pessoas menores que 1,80 e menos de 70 kg como bancos, comandos e guidões.

A tradição de "mudar tudo sem mudar nada" é que cativa os fãs ao longo do tempo. Não são poucos que olham com desdém para as VRSC ou até mesmo para os motores com injeção eletrônica (a partir de 2003 nas tourings, migrando para os modelos menores até 2008 nas Sportsters). ABS? Cruise Control? Som? Isso são supérfluos na opinião dos radicais, mas vem conquistando novos clientes e agradando aos clientes antigos que se acostumam com o luxo dos carros automáticos americanos, como som de qualidade, controle de tração (não temos isso nas HDs), climatização e etc.

O consumidor de HD gosta de manter sua moto (e muitas vezes o carro também) por muito tempo, ou pelo menos até que algo surja que motive realmente uma troca.

O consumidor dos produtos de outros setores, como as motos de baixa cilindrada, trail ou esportivas tem outro perfil.

Moto de baixa cilindrada é moto de uso intenso, desgaste rápido e manutenção menos complicada, mas chega uma hora que fica mais barato trocar a moto do que mantê-la.

Moto trail tem alto desgaste (as mais modernas abandonaram os velocímetros e passam a usar "horímetros" para marcar o uso e consequentemente as revisões) e o avanço da tecnologia é importante nesse setor onde os desafios se tornam mais duros conforme a perícia adquirida. Isso vale também para as esportivas.

E quando você domina bem a sua moto, você quer uma maior para vencer novos desafios. Essa é a motivação da troca.

No setor custom, o consumidor é mais tradicional e prefere investir na moto e no conforto pessoal a fica fazendo trocas anuais. E pode ter certeza, até mesmo as custom japonesas são customizadas.
Perfeita a explicação Wolfmann.....

E digo mais, cada dono de HD procura fazer sua moto de forma que a mesma reflita um pouco da sua personalidade....e outro argumento para reforçar a tese da atemporalidade de uma HD, quem não gostaria de ter uma Shovelhead 76?????
M Valentim

De forma técnica e sem emoção, o Wolfmann, como é de praxe, definiu muito bem o estilo e universo HD e que faz que o mesmo tenha uma personalidade única. Uma das coisas que me atrai nas cruiser e agora nas HD é justamente a liberdade em poder manter a minha moto pelo maior tempo possível.
Só pretendo mudar para outra HD, quando a necessidade realmente exigir um outro modelo, com nova proposta de uso.
Mais uma vez nosso camarada Wolfmann está de parabéns pelo post.
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Responder