Suspensão Springer

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Moura
Contato:

Bom não achei nenhum topico relacionado, se tiver é só mover!

Pessoal alguem sabe me dizer alguma coisa sobre suspensão Springer, a nivel de Brasil!

- A ciclistica é alterada?
- Pós e contras.
- Quanto custa?
- Quem faz?

Recebi uma foto de uma Heritage com essa suspensão depois de uma pesquisa no mestre Google acabei gostando de alguns resultados.

Pra dar exemplo uso essa Vulcan 400cc

Imagem

Imagem
Paulo Moura
jirschik
Moderador
Contato:

Moura, sabidamente esta é uma tecnologia mais antiga. Os amortecedores das nossas motocicletas possuem internamente uma mola que é pressionada com o peso da moto e sua descompressão é controlada pelo fluxo do óleo que passa por pequenos orifícios (válvulas) permitindo um funcionamento suave e silencioso.

Isso não é tão preciso na suspensão springer, pois ela é seca, contando apenas com molas, o que pode dar algumas batidas.

Bem, sacrifica-se o conforto em prol do visual. Se for para ter uma moto de desfile, curtos passeios, até vale à pena o ligeiro desconforto. Passei pelo mesmo com o ApeHanger.

Imagem

Como é trabalho artesanal, o custo deve ser razoavelmente alto. Se pretende fazer isso na Shadow, sugiro guardar as peças originais, caso queira reverter. Então vai precisar de um conjunto completo, com molas, hastes, suportes, mesas, rolamentos... Deverá custar um pouco menos se você conseguir comprar uma planta do projeto.
Imagem
Moura
Contato:

jirschik escreveu:Moura, sabidamente esta é uma tecnologia mais antiga. Os amortecedores das nossas motocicletas possuem internamente uma mola que é pressionada com o peso da moto e sua descompressão é controlada pelo fluxo do óleo que passa por pequenos orifícios (válvulas) permitindo um funcionamento suave e silencioso.
Nada como ter um amigo engenheiro com sindrome de professor pardal!...hehehe
Tinha certeza que você seria uns dos primeiros a responder.... :P

Jiro, confesso que nem tinha passado na minha cabeça a questão do conforto.
jirschik escreveu:Bem, sacrifica-se o conforto em prol do visual. Se for para ter uma moto de desfile, curtos passeios, até vale à pena o ligeiro desconforto. Passei pelo mesmo com o ApeHanger.
Jiro, a gente da falando de mim, não consigo tirar a moto da garagem nem pra lavar, nem pra coxinha eu estou prestando...hehehehe
jirschik escreveu:Como é trabalho artesanal, o custo deve ser razoavelmente alto. Se pretende fazer isso na Shadow, sugiro guardar as peças originais, caso queira reverter.
Sim estava pensando na Shadow mesmo, ainda estou com a ideia de mudar o visual da Amy, dar um toque mais pessoal nela. Um dos meus receios é exatamente esse, é achar alguem que faça e faça bem feito, afinal não é uma peça qualquer e como tudo no mundo custom isso deve morrer um tempão ($$$$$) pra fazer.. :twisted: :twisted:

Vou pesquisar mais um pouco e ver no que dá....rsrs
Paulo Moura
jirschik
Moderador
Contato:

E eu tenho muita vontade de fabricar essas coisas. Precisaria investir uma grana na compra de maquinário, e me dedicar 100% para ter retorno e viver disso. Mas ainda não dá para realizar esse sonho. Gosto muito de criar e fabricar com qualidade. É algo que tem preço alto, e então precisa conhecer onde encontrar os clientes que entendem disso. Mas, isso é conversa pra boteco!

Tenho ouvido sobre a necessidade de usar um estabilizador de bengalas na Shadow. Então, para evitar o uso desse dispositivo, essa suspensão teria que ser bem pesada, bem rígida. Nessa foto que postei (tenho outras), acredito que o item mais caro sejam as mesas. Uma peça feita de uma chapa grossa, onde acredito que não consigam fazer o corte com laser ou plasma. Por isso deve ser fabricada em torno CNC, à partir de um bloco de alumínio. Isso leva algumas horas de máquina funcionando, sem falar do tempo de programação do torno, que se for mais moderno, pode usar os desenhos feitos em programas como o AutoCAD.

A solda também precisa ser feita por um soldador certificado, que garanta o serviço.

E depois de toda a Engenharia Mecânica, é hora da Engenharia Social, onde precisará planejar o tamanho do saco de paciência necessário para conseguir a aprovação do DETRAN. :?
Imagem
Responder