Kansas 150: Opiniões de proprietários

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
J. Mendes

Hoje fui na casa do cara que vai me vender a kansas preta dele. Ta com 3500 km rodados. Parece estar inteirona, eu vou levar um mecânico pra ver ela na segunda feira e assim que o mecânico der o "ok" eu pego ela.

O único problema que notei nela foi o botão do farol (ele perdeu) pra repor essa peça é tranquilo né?

"Hit the road and go!"
Live fast die young!
L340
Moderador
Contato:

perai?
de qual lado? do farol + lanterna ou do farol alto?
Se for do lado do farol + lanterna acho que dá pra encontrar um pino em casa de eletronica.
Agora o do farol alto, provavelmente vc vai ter que trocar o comando todo.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
leosoares
Contato:

Galera,

A um pouco mais de 2 anos comprei uma Kansas 150 0km ano 2008 de cor laranja, confesso que não era minha intensão mas a "dona maria" insistiu muito e homem sempre acata.

Mas enfim, não sei se todos concordam comigo mas é uma bela moto que lembra muito as tradicionais custom e para nós iniciantes nos proporciona muito conforto, estabilidade e segurança na pilotagem.
Um moto muito econômica que já chegou a fazer comigo 37 km/litro na cidade.

Já viajei algumas vezes com ela, cerca de uns 250km. Semanalmente rodo entre 300 e 400 km. No total tenho cerca de 50.000 km rodados e algumas indignações.

Embora eu tenha muito cuidado com a minha magrela, não escapei de gastar muita grana com esta belezinha e isto esta me desanimando a permanecer com ela, vejam só:

- No primeiro ano, gastei uma nota para identificar o que estava fazendo minha moto engasgar em alta, por fim, acharam o CDI todo avacalhado. Tive que trocar mas até identificar gastei uma boa grana.
- Tão logo, tive que trocar a caixa de direção, estava muito bamba e batendo, mais uma grana.
- Depois de um certo tempo, identifiquei que as buchas da coroa estavam estouradas, foi mais uma grana.
- Passou-se pouco tempo, elas estavam estouradas novamente e por falta de sorte, comeu a minha roda, foi-se uma nova roda e novas buchas...
- Não bastando, um forte barulho na terceira marcha, lá vou eu abrir o motor e gastar mais uma bela grana.
- Não se passando um mês de uma bela revisão completa, lá estão as buchas e a caixa de direção novamente sambadas.

Ou seja em dois anos já quase gastei o valor da moto em manutenção. Assim não esta compensando a beleza, economia e o conforto para ter dor de cabeça.

Acredito que não sou tão 'cupim' assim para ter tantos prejuízos.

Não queria me desfazer dela, já criei um certo 'amor' com ela mas se continuar assim não dá mais.

Alguém tem opiniões e sugestões a me apresentar?

Grato a todos.
zanchetta
Colaborador

Opa!!! As buchas da coroa estão apresentando desgaste excessivo porque a coroa tem folga (defeito de projeto). Elimine a folga da coroa com um anel. Fora isso, coloque 1,2 l de óleo (no minimo, na minha era 1,4 l... rs). No mais, seja feliz e boas curvas!!!
Zanchetta
Imagem
leosoares
Contato:

zanchetta escreveu:Opa!!! As buchas da coroa estão apresentando desgaste excessivo porque a coroa tem folga (defeito de projeto). Elimine a folga da coroa com um anel. Fora isso, coloque 1,2 l de óleo (no minimo, na minha era 1,4 l... rs). No mais, seja feliz e boas curvas!!!
Zanchetta, valeu pela sugestão.
Agora uma dúvida, a menos de um mês troquei a roda como mencionei e a coroa estava extremamente firme, bastou rodar 1000 km para ela já estar bamba e fazer um barulho de moto velha, também percebo que a corrente apresenta estar empenada. Este defeito de projeto se corrige somente projetando um anel na coroa?
Outra dúvida, se colocarcar 1,4L ou mesmo 1,2L não força os retentores e as buchas de vedação?
L340
Moderador
Contato:

Roda:
Os caras não deixaram a corrente esticada demais não?
Na última revisão que fiz minha moto saiu afinadinha e em "MI", esticaram tanto a corrente que dava até para tocar uma bela canção nela :P
Piadas a parte, a corrente muito esticada pode ajudar a detonar a roda. Esse anel das CGs vai ajudar a eliminar a folga, mas se sua corrente estiver muito esticada, poderá contribuir para dar mais folga ainda. Outra coisa a se atentar, é se a corrente está boa, já tive problema de uma corrente que em certa parte tinha folga aceitável e em outra estava extremamente, isso além de ajudar a detonar a roda (e outras peças da moto) ainda representa um risco a mais de ela sair do lugar.
Não é recomendado trocar só a corrente, mas ainda assim é melhor que rodar com ela desse jeito, o ideal é trocar a relação toda, mas eu mesmo troquei só a corrente e segui até o fim da vida daquela relação.

óleo:
Eu sempre uso 1250 ml e os únicos problemas com vazamento que tive foi pq tinha que trocar de qualquer jeito, que foi o anel de vedação do bujão do filtro de tela, coloquei um de CG mesmo e sem problemas. Esse tipo de coisa é procedimento trocar mesmo antes de vazar. Outro foi na junta da tampa do cabeçote, pelo mesmo motivo. Essas coisas são basicamente "mexeu na peça -> trocou a vedação".
Problemas com retentores eu vi acontecer mesmo em motos de gente que usa só um litro, ninguém está a salvo.
Não sei nas demais, mas a minha kansas deu problema em quase tudo o que é de borracha, então não dá para atribuir um vazamento à quantidade de óleo, acho que está mais ligado a qualidade das borrachas mesmo.
Não quero me aprofundar muito nessa discussão do óleo aqui, mas basicamente, se você fizer o procedimento do manual que manda conferir e completar o óleo caso esteja baixo, chegará próximo aos 1250 ml.
Vinícius Melo
leosoares
Contato:

L340 escreveu:Roda:
Os caras não deixaram a corrente esticada demais não?
Na última revisão que fiz minha moto saiu afinadinha e em "MI", esticaram tanto a corrente que dava até para tocar uma bela canção nela :P
Piadas a parte, a corrente muito esticada pode ajudar a detonar a roda. Esse anel das CGs vai ajudar a eliminar a folga, mas se sua corrente estiver muito esticada, poderá contribuir para dar mais folga ainda. Outra coisa a se atentar, é se a corrente está boa, já tive problema de uma corrente que em certa parte tinha folga aceitável e em outra estava extremamente, isso além de ajudar a detonar a roda (e outras peças da moto) ainda representa um risco a mais de ela sair do lugar.
Não é recomendado trocar só a corrente, mas ainda assim é melhor que rodar com ela desse jeito, o ideal é trocar a relação toda, mas eu mesmo troquei só a corrente e segui até o fim da vida daquela relação.

óleo:
Eu sempre uso 1250 ml e os únicos problemas com vazamento que tive foi pq tinha que trocar de qualquer jeito, que foi o anel de vedação do bujão do filtro de tela, coloquei um de CG mesmo e sem problemas. Esse tipo de coisa é procedimento trocar mesmo antes de vazar. Outro foi na junta da tampa do cabeçote, pelo mesmo motivo. Essas coisas são basicamente "mexeu na peça -> trocou a vedação".
Problemas com retentores eu vi acontecer mesmo em motos de gente que usa só um litro, ninguém está a salvo.
Não sei nas demais, mas a minha kansas deu problema em quase tudo o que é de borracha, então não dá para atribuir um vazamento à quantidade de óleo, acho que está mais ligado a qualidade das borrachas mesmo.
Não quero me aprofundar muito nessa discussão do óleo aqui, mas basicamente, se você fizer o procedimento do manual que manda conferir e completar o óleo caso esteja baixo, chegará próximo aos 1250 ml.
Prezados, valeu pela dica, irei trocar a relação, colocar o anel da CG e começar a colocar 1200 ml de oléo.
Não aguento mais ter que ouvir aquele barulho enjoado.
zanchetta
Colaborador

Alguns ítens da Kansas são meio problemáticos... as borrachas principalmente... mas a moto é valente...
Zanchetta
Imagem
L340
Moderador
Contato:

Depois que me caiu a ficha.
O barulho enjoado não é semelhante a isso não né?
viewtopic.php?p=157395#157395
Vinícius Melo
leosoares
Contato:

L340 escreveu:Depois que me caiu a ficha.
O barulho enjoado não é semelhante a isso não né?
viewtopic.php?p=157395#157395
Cara, não é este o barulho, o som que mencionei aparece somente rodando, logo percebi que são os dentes do pião e da coroa brigando com a corrente.
Responder