Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Houst Dog

Cara,
Fiquei afastado do forum um bom tempo. Tenho uma 250cc 2010/2011, já conta com pouco mais de 9000km, quando estava com 6000, o retificador deu problema levei na Motonac, faltava um mes de garantia, e a autorizada substituiu sem custo, depois disso ficou 100%, resta apenas o fato de que, se o motor aquece muito a luz F1 acende, e isso não tem concerto acho eu.

Uma coisa que fico cismado é o fato de não ter interruptor de farol, na CC, disseram que não há problema, mas creio que esse é o motivo dos problemas em geral.

abs.
Jose Carlos Leone Pereira

ronaldomirage escreveu:
Humm escreveu:antes de condenar o retificador, verifique os terminais do estator e suas voltagens combinadas..

isso ta parecendo mais um mau contato.
Caro HUM,

então eu não tive tempo de testar direito porque cheguei em casa e a chuva logo caiu e minha garagem é descoberta.

Só coloquei meu retificador reserva (um original kasinski)e ele estava carregando.
Depois vou fazer teste mais precisos.
IvanR4

WanSlack escreveu:Humm,

Creio que esse problema da elétrica da MRG250 2010 e 2011 tem muito mais em comum que supomos. Já li este tópico do fórum do início ao fim e de traz pra frente e em nenhuma página, ninguém -eu disse NINGUÉM- teve uma solução padrão, correta, com diagnóstico claro e exato como as ciências da elétrica e eletrônica rezam.
  • Erro de projeto?!
    motocicleta montada com parts de outras motocicletas?!
    componentes elétricos e eletrônicos com range de funcionamento diferentes no mesmo circuito?!
    A saída de tensão/corrente de um componente, não tem o range de entrada correto de outro?!
    Algum componente passivo da matriz elétrica interrompe/interfere no funcionamento de outro?!
Tem um cara assassinando retificadores a torto e à direito, isso é o problema!

Eu gosto muito da moto mas estou gastando nela o equivamente a uma Davison!

Depois de queimar 4 retificadores, trocar um chicote, verificar os terminais pra encontrar sinais de isolamento ou curto.

Dentre esses retificadores, 2 vieram do Lefteris, coloquei o 2º retificador da Falcon e por enquanto esta funcionando!

Estive pensando com os meus botões e a conclusão que cheguei é arrancar toda a elétrica -TODA- e ADAPTAR UM PROJETO ELÉTRICO DE OUTRA MOTOCICLETA, que pelo menos seja confiável!

Alguém se habilita?

Acho que é a melhor solução!
Amigo WanSlack e Demais Amigos.

Realmente o WanSlack tem razão, qdo diz SOLUÇÃO PADRÃO. Nunca lí neste forum isso.
Presumo dificuldade para acontecer, pois acho que o objetivo aqui "é trocar experiencias, relatar situações vividas com a motocicleta e o desfecho de tudo. Alem disto, tais relatos são enriquecidos c/ uma boa dose de conhecimentos que nos ajudam. Principalmente a pessoas como Eu , que TEM e Gosta da Moto. É mais um hobby, que para muitos se torna um desafio, em encontrar melhorias ás suas motos.Quem dera tivéssemos a SEGREDO DA CHAVE...só sabemos onde esta o cofre. rsrsrsss Amigo WanSlack...sua moto é boa, igualzinha a minha anterior e igualzinha a min ha atual. É questão de paciencia/bom mecanico/eletrica. As vezes substituimos uma peça, que apesar de estragada NÃO CAUSOU O DEFEITO. Creio que isso acontece c/ sua máquina.Procure alguem de confiança, que goste do que faz, que saiba...Com toda certeza SUA MRG te trará ainda muitas alegrias e o melhor...gastando menos.

Bons Ventos á VC, e a todos Amigos deste fórum.
IvanR4
Amigo é AMIGO o resto vcs já sabem. rsrsrsrrs
jirschik
Moderador
Contato:

Eu quero entender o que vocês chamam de "Solução Padrão".
Caso1: Se o pneu dianteiro estiver furado, a solução padrão é:
1.Coloque a moto na posição vertical e suspenda a dianteira com um macaco;
2.Solte os parafusos que prendem a roda;
3.Solte o pneu da roda;
4.Solte a câmera de ar e remende o furo;
5.Faça a montagem na ordem inversa.
Acredito que isso seja uma solução padrão para quase todos os furos de pneu, pois em alguns casos seja necessário trocar a câmera, consertar algum raio quebrado, etc.

Isso é a solução padrão para um problema que ocorreu isoladamente no pneu dianteiro, ou seja, um dispositivo não ramificado com pouca interdependência, como seria um furo causado por um raio quebrado ao invés de um prego do ambiente.

Caso2:A bunda dói depois de rodar por 500km. Solução padrão:
1.Emagreça;
2.Troque o banco original por um confortável.
:)

No sistema elétrico a interdependência é muito grande. Comentei que é possível que o retificador queime não por falha desta peça, mas que ela pode ser "vítima" de um curto na lâmpada da placa, do pisca, do farol, ou desgaste na isolação de algum ponto do chicote, porque "trocou o banco que está apertando o chicote contra o chassis metálico ou contra os fios dentro do próprio chicote". O retificador é um "gargalo" no sistema elétrico. Então, qualquer receptor que falhe, poderá sobrecarregar o retificador, queimando-o. Neste caso, não adianta apenas trocar o retificador. Este será um item do procedimento de solução do problema, mas não o procedimento completo.

No manual de serviços do sistema EFI há fluxogramas de manutenção. Mas isso são diretrizes. Um retificador pode ser considerado "falho" desde a queima de seus tiristores até um mal contato entre os fios de entrada (amarelos) e seus conectores. É inviável ter um fluxograma que aborde todas as possíveis falhas, até porque, se fosse possível, não haveria necessidade de um profissional com conhecimento técnico para realizar esta atividade.

Não acredito ser possível uma solução padrão para todos os problemas. Mas as dicas que são comentadas aqui, ajudam muito, mesmo quando tentamos fazer uma análise à distância, às vezes até sem saber se a moto tem acessórios, alarmes, pouca manutenção preventiva, etc.
Imagem
IvanR4

jirschik escreveu:Eu quero entender o que vocês chamam de "Solução Padrão".
Caso1: Se o pneu dianteiro estiver furado, a solução padrão é:
1.Coloque a moto na posição vertical e suspenda a dianteira com um macaco;
2.Solte os parafusos que prendem a roda;
3.Solte o pneu da roda;
4.Solte a câmera de ar e remende o furo;
5.Faça a montagem na ordem inversa.
Acredito que isso seja uma solução padrão para quase todos os furos de pneu, pois em alguns casos seja necessário trocar a câmera, consertar algum raio quebrado, etc.

Isso é a solução padrão para um problema que ocorreu isoladamente no pneu dianteiro, ou seja, um dispositivo não ramificado com pouca interdependência, como seria um furo causado por um raio quebrado ao invés de um prego do ambiente.

Caso2:A bunda dói depois de rodar por 500km. Solução padrão:
1.Emagreça;
2.Troque o banco original por um confortável.
:)

No sistema elétrico a interdependência é muito grande. Comentei que é possível que o retificador queime não por falha desta peça, mas que ela pode ser "vítima" de um curto na lâmpada da placa, do pisca, do farol, ou desgaste na isolação de algum ponto do chicote, porque "trocou o banco que está apertando o chicote contra o chassis metálico ou contra os fios dentro do próprio chicote". O retificador é um "gargalo" no sistema elétrico. Então, qualquer receptor que falhe, poderá sobrecarregar o retificador, queimando-o. Neste caso, não adianta apenas trocar o retificador. Este será um item do procedimento de solução do problema, mas não o procedimento completo.

No manual de serviços do sistema EFI há fluxogramas de manutenção. Mas isso são diretrizes. Um retificador pode ser considerado "falho" desde a queima de seus tiristores até um mal contato entre os fios de entrada (amarelos) e seus conectores. É inviável ter um fluxograma que aborde todas as possíveis falhas, até porque, se fosse possível, não haveria necessidade de um profissional com conhecimento técnico para realizar esta atividade.

Não acredito ser possível uma solução padrão para todos os problemas. Mas as dicas que são comentadas aqui, ajudam muito, mesmo quando tentamos fazer uma análise à distância, às vezes até sem saber se a moto tem acessórios, alarmes, pouca manutenção preventiva, etc.
Amigo Jirschik e Demais,

É mesmo dificil um diagnóstico a distancia para corrigir um defeito eletro/eletronico em motocicletas ou outro veiculo. Nem por isso podemos deixar de debater e relatar nossas experiencias, nas diversas situações acontecidas conosco.Os relatos nos incentivam a procurar caminhos NOVOS c/ objetivo de minimizar ou resolver a situação. E em se tratando de um tema que acredito ser uma PAIXÃO de quase todos deste fórum, o empenho é intenso...a troca de conhecimentos é geral.
Agora Amigo Jirschik.... (em tom de brincadeira, claro) Nem p/ o incomodo de dor na bunda ou banco tem solução padrão que vc sugeriu...Tem outras soluções...por exemplo PILOTE 100KM e PARE 10 minutos.

Forte Abraço á Todas e bons Ventos a Todos.

IvanR4
soriedem

çççl
mc34ramon

soriedem escreveu:Olá galera!!! após muito tempo sem entrar por aqui, resolvi dar uma passada para informar os colegas que minha moto, após 12 meses de alegria começou a me dar dor de cabeça...

Comprei uma bateria nova (R$ 200,00) já que a de fábrica pediu arrego. Com 2 semanas de uso esta bateria nova tbm arriou, no sábado dia 09/06/12.Um amigo levou uma bateria usada para eu chegar em casa, mesmo assim me deixou na mão faltanto 1km para chegar em casa. Este amigo é mecânico, ele olhou minha moto hj cedo e constatou após alguns "exames" na motoca, que o problema é no regulador de voltagem, liguei nas lojas e custa cerca de 260 reais. Liguei na Autorizada MOTONAC, fui mal atendido pelo velhinho que deve ser o dono, quando falei que minha moto saiu da garantia ha 1 semana fui mais mal atendido ainda... ele me falou que estão encerrando as atividades com a KAsinski, disse que está dando muito problema... e que não está mais solicitando peças nem vendendo motos... e Agora??? o que sugerem que eu faça??? compro este regulador de voltagem? deixo meu amigo consertar? Deixo na autorizada? Obrigado antecipadamente aos amigos...

Amigo se quiser te mando uma MP com dados do Lefteris. Vendedor do Mercado livre que fabrica regulador e recupera estator de voltagem.
Abraços!

abç
IvanR4

soriedem escreveu:Olá galera!!! após muito tempo sem entrar por aqui, resolvi dar uma passada para informar os colegas que minha moto, após 12 meses de alegria começou a me dar dor de cabeça...

Comprei uma bateria nova (R$ 200,00) já que a de fábrica pediu arrego. Com 2 semanas de uso esta bateria nova tbm arriou, no sábado dia 09/06/12.Um amigo levou uma bateria usada para eu chegar em casa, mesmo assim me deixou na mão faltanto 1km para chegar em casa. Este amigo é mecânico, ele olhou minha moto hj cedo e constatou após alguns "exames" na motoca, que o problema é no regulador de voltagem, liguei nas lojas e custa cerca de 260 reais. Liguei na Autorizada MOTONAC, fui mal atendido pelo velhinho que deve ser o dono, quando falei que minha moto saiu da garantia ha 1 semana fui mais mal atendido ainda... ele me falou que estão encerrando as atividades com a KAsinski, disse que está dando muito problema... e que não está mais solicitando peças nem vendendo motos... e Agora??? o que sugerem que eu faça??? compro este regulador de voltagem? deixo meu amigo consertar? Deixo na autorizada? Obrigado antecipadamente aos amigos...

abç
Amigo Soriedem...

Aconselho LER ALGUNS TOPICOS ref. ao seu problema na Mirage e procurar um BOM mecanico/elétrica de confiança. Sua MrG voltará a ser tão boa qto antes.

IvanR4
soriedem

IvanR4 escreveu:

abç
Amigo Soriedem...

Aconselho LER ALGUNS TOPICOS ref. ao seu problema na Mirage e procurar um BOM mecanico/elétrica de confiança. Sua MrG voltará a ser tão boa qto antes.

IvanR4
Obrigado cara!
Mephisto

Fala ae pessoal, blz? to precisando de um Help!

hoje peguei minha `morena` pra rodar, sai de casa, enchi o tanque e rodei 30km ate uma pequena parada perto de casa, viro a chave no contato e simplesmente nao liga, nao da sinal nenhum! ela eh ano 10/11, com alarme positron, apertei o controle e nao deu sinal tambem! vim empurrando ate em casa.

pensei que pudesse ser problema no Miolo, mas se fosse tal, o alarme pegaria, a bateria eh nova, troquei ha 2 semanas.

alguem ja passou por isso?? nao sei por onde comecar, ja desmontei o painel pra ver o miolo, minha suspeita eh sobre algum rele, ou alguma bobina, mas como identificaria eu se estivesse queimada?

agradeco quem puder me ajudar
jcfjunior

pode ser rele de partida.
Responder