Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
RenanSP

Cuba escreveu:

Brother, blz?

Cara, são a mesma coisa sim.
Pede para colocar o da CB400/450 que é perfeito, ou vc pode comprar com o Lefteris que vende pela internet o retificador para a Mirage 250.

Caso opte pelo da CB400/450, a ligação dos fios amarelos são as mesmas, no retificador da CB400 tem um fio preto a mais, ele é um fio 12V e deve ser ligado direto na bateria.

Fora isso é só dar uma carga na bateria e acelerar.

Abs,
Cuba.

Fala Cuba! Tranquilo! Valeu pela resposta! Então, vou na oficina amanhã, como nao tinha lido a resposta até agora e tava com uma pressa maluca pra ver a moto pronta (trabalho com a danada fazendo a via sacra SP-Interior) falei para o mecânico colocar o de CB300 mesmo, espero que aguente, mas melhor que o da kasinski que costume queimar com 4mil km deve ser...meu receio é que até agora nao tinha visto retificador de CB300 em MIrage, só os que você falou e o da Falcon mesmo...mas a diferença nao pode ser tanta!

Quando pegar a moto posto aqui as impressoes.
jirschik escreveu:
RenanSP escreveu:Senhores,

desculpem minha ignorância, mas regulador de voltagem e retificador sao a mesma peça?
...
RenanSP, não tem desculpa, pois seu interesse tem que ser elogiado! Como o Cuba comentou, é a mesma peça sim, de forma "geral". É que na época do "fusca", existiam essas peças com outros nomes e funções e por questão de costume, alguns termos se confundem ainda hoje.

O 'dínamo' gera tensão elétrica contínua (como de uma bateria) em intensidade superior à 12V (12V é o valor teórico) e é através do 'regulador de voltagem' que a tensão é abaixada para 12V. Nesta época, não usava-se retificador, pois a tensão já era gerada de forma contínua.

O 'alternador' (mecanicamente mais simples que o dínamo) gera tensão elétrica alternada (como na tomada da parede de casa) em intensidade superior às 12V e é através do 'retificador' que a tensão alternada é convertida em tensão contínua (como de uma bateria). Na sequência deste circuito tem um 'regulador de voltagem' que abaixa a tensão elétrica para 12V.

Na prática, o alternador da moto é ligada ao eixo virabrequim. Alternador é aquela peça com várias bobinas em volta, que na Mirage fica do lado esquerdo, perto do apoio do pé do câmbio. Precisa tirar a tampa lateral para vê-lo. O conjunto 'retificador + regulador de voltagem', conhecido também apenas pelo nome 'retificador', é aquela peça com um radiador de calor que fica embaixo do banco ou do lado esquerdo, dependendo do modelo ser carburado ou EFI.

E você vai precisar de tudo isso sim, pois se não fosse necessário, eu mesmo colocava uma bateria feita com batatas!!! :lol:

Jirschik, valeu pela "aula" mais uma vez ehehehe agora eu sei o porque a peça deve ser trocada, onde fica e para que serve! Vai ser dificil o mecanico querer me enrolar ou algo parecido, apesar deste que eu deixei a motoca tenha me parecido bem honesto (mas enrolado como todo mecânico cheio de serviço).

Espero que o novo retificador dure muito mais do que o antigo(vou optar pela adaptaçao mesmo) , mas eventualmente uma nova troca eu mesmo penso em fazer... A minha sorte foi que queimou dentro de SP, depois de ter voltado de uma viagem do interior...

Bons ventos à todos!
RenanSP

algn escreveu:Olhem o nível das motos abaixo que deu Recall por causa do retificador,
Cara, querendo ou nao isso me deixa um pouco mais "tranquilo", obviamente, tirando o descaso da Kasinski que nao se da ao luxo de fazer um Recall.

Mas é bom para ver, e ter argumentos quando alguém vem querer fazer piada da Mirage, por queimar o retificador por ser kasinski etc e tal...

Abs.
Eddie Alvarez

RenanSP escreveu:
algn escreveu:Olhem o nível das motos abaixo que deu Recall por causa do retificador,
Cara, querendo ou nao isso me deixa um pouco mais "tranquilo", obviamente, tirando o descaso da Kasinski que nao se da ao luxo de fazer um Recall.

Mas é bom para ver, e ter argumentos quando alguém vem querer fazer piada da Mirage, por queimar o retificador por ser kasinski etc e tal...

Abs.
É isso mesmo!! pesquisa ai no google pra vcs verem: É o pessoal da falcon falando mal dos retificadores, é o pessoal cbr, o pessoal da dragstar...e por ai vai...
Voltando ao assunto da adaptação do retificador da falcon na mirage, vale mencionar que o mesmo só cabe um parafuso original no retificador, o outro que a furação não bate, eu coloquei um parafuso de rosca soberba, "forçando" a fixação.
Rhedaell

Alguém sabe se algo pode queimar no conjunto buzina além da própria buzina?

A minha simplesmente parou de funcionar, já testei a buzina e o botão, existe algum relé como no pisca?
Qual a graça de saber o fim da estrada?

C> cavalete central para Mirage 250!
Miau
Moderador

a buzina, o que geralmente acontece é de dar mau contato ou desconectar a fiação que engata la nela.. da uma olhada.

uma vez a minha desconectou um dos polos.. mas como foi o polo negativo, ela continuava a funcionar, mas com um som bem xoxo hehe.

sobre o retificador, eu n colocaria ele na posicao original nao, daria um jeito de realoca-lo em um local mais refrigerado da moto.
Rhedaell

Minha buzina tem um problema crônico...

Ela parou de funcionar normalmente, aí o mecânico fez uma gambiarra, tirou fio negativo e em vez de colocar na buzina, prendeu num parafuso do chassi.

Aí ela funcionava, e agora não funciona mais, parou de funcionar do nada... já testei o botão do punho e já verifiquei os polos e nada.

singularis

Humm escreveu: sobre o retificador, eu n colocaria ele na posicao original nao, daria um jeito de realoca-lo em um local mais refrigerado da moto.
Salve, Humm, blz? E quanto a solução de colocar um cooler de pc sobre o dissipador do retificador... resolveria?

Abraço!!!
Miau
Moderador

se resolve, eu nao sei..

mas pra mim uma ventoinha de pc nao vai durar muito tempo numa moto.

elas sao projetadas pra uso indoor.. nao devem ter essa robustez de aguentar o tranco numa moto..

alem disso.. acho que da pra reposicionar o retificador pra um locar onde ocorra naturalmente um fluxo de ar.

o problema é que ali debaixo do banco é tudo muito apertado.. nao tem circulação de ar e tal..

um local nao muito distante, longe do calor do motor e com espaço bom é ali na carenagem lateral da tranca do banco..
RenanSP

Pessoal,

Retirei a moto da oficina hoje.

Meu mecânico utilizou o retificador da Twister, pois disse que o da CB300 não era compatível.

Já fui trabalhar com a moto, andei em torno de 60 kilometros e até agora tudo OK.

Só agora quando fui voltar da casa da muié, ela morreu ligada, estranho, nunca aconteceu antes, mas vou culpar as botas que tinha acabado de comprar e me tirou a sensibilidade dos pés, bota tipo de bico de ferro, aquelas de equipamento de segurança, e a baixa rotaçao que eu estava para ter morrido me movimento.

Mas vou observar o comportamento da moto, espero que nao me deixe na estrada de novo.

Bons ventos à todos.
Rhedaell

Outro problema elétrico...

Alguém já teve mal contato na chave de ignição?

Quando giro a chave a luz do neutro acende, e as vezes ela apaga em seguida, aí eu viro pro OFF e pro ON de novo e pega normal...

Ontem quando ia saindo com ela de primeira marcha a moto apagou, e não quis ligar, mexi de leve na chave e voltou tudo de novo...

Agora só me faltava essa... será que pode ser só mal contato ou terminais oxidados?

Alguém tem alguma dica?

Responder