Cuba escreveu:
Brother, blz?
Cara, são a mesma coisa sim.
Pede para colocar o da CB400/450 que é perfeito, ou vc pode comprar com o Lefteris que vende pela internet o retificador para a Mirage 250.
Caso opte pelo da CB400/450, a ligação dos fios amarelos são as mesmas, no retificador da CB400 tem um fio preto a mais, ele é um fio 12V e deve ser ligado direto na bateria.
Fora isso é só dar uma carga na bateria e acelerar.
Abs,
Cuba.
Fala Cuba! Tranquilo! Valeu pela resposta! Então, vou na oficina amanhã, como nao tinha lido a resposta até agora e tava com uma pressa maluca pra ver a moto pronta (trabalho com a danada fazendo a via sacra SP-Interior) falei para o mecânico colocar o de CB300 mesmo, espero que aguente, mas melhor que o da kasinski que costume queimar com 4mil km deve ser...meu receio é que até agora nao tinha visto retificador de CB300 em MIrage, só os que você falou e o da Falcon mesmo...mas a diferença nao pode ser tanta!
Quando pegar a moto posto aqui as impressoes.
jirschik escreveu:RenanSP, não tem desculpa, pois seu interesse tem que ser elogiado! Como o Cuba comentou, é a mesma peça sim, de forma "geral". É que na época do "fusca", existiam essas peças com outros nomes e funções e por questão de costume, alguns termos se confundem ainda hoje.RenanSP escreveu:Senhores,
desculpem minha ignorância, mas regulador de voltagem e retificador sao a mesma peça?
...
O 'dínamo' gera tensão elétrica contínua (como de uma bateria) em intensidade superior à 12V (12V é o valor teórico) e é através do 'regulador de voltagem' que a tensão é abaixada para 12V. Nesta época, não usava-se retificador, pois a tensão já era gerada de forma contínua.
O 'alternador' (mecanicamente mais simples que o dínamo) gera tensão elétrica alternada (como na tomada da parede de casa) em intensidade superior às 12V e é através do 'retificador' que a tensão alternada é convertida em tensão contínua (como de uma bateria). Na sequência deste circuito tem um 'regulador de voltagem' que abaixa a tensão elétrica para 12V.
Na prática, o alternador da moto é ligada ao eixo virabrequim. Alternador é aquela peça com várias bobinas em volta, que na Mirage fica do lado esquerdo, perto do apoio do pé do câmbio. Precisa tirar a tampa lateral para vê-lo. O conjunto 'retificador + regulador de voltagem', conhecido também apenas pelo nome 'retificador', é aquela peça com um radiador de calor que fica embaixo do banco ou do lado esquerdo, dependendo do modelo ser carburado ou EFI.
E você vai precisar de tudo isso sim, pois se não fosse necessário, eu mesmo colocava uma bateria feita com batatas!!!
Jirschik, valeu pela "aula" mais uma vez ehehehe agora eu sei o porque a peça deve ser trocada, onde fica e para que serve! Vai ser dificil o mecanico querer me enrolar ou algo parecido, apesar deste que eu deixei a motoca tenha me parecido bem honesto (mas enrolado como todo mecânico cheio de serviço).
Espero que o novo retificador dure muito mais do que o antigo(vou optar pela adaptaçao mesmo) , mas eventualmente uma nova troca eu mesmo penso em fazer... A minha sorte foi que queimou dentro de SP, depois de ter voltado de uma viagem do interior...
Bons ventos à todos!