Mirage 250: Suspensão traseira /amortecedor traseiro

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
WanSlack

Aew Grandes,

Coloquei, agora pela manhã, os amortecedores da CB500 na minha mirage, da marca TKS, e os caras ficaram bem alto, uns 3cm a mais. Putz, modificam muito a aparência da moto e fica até feia!
Em termos de estabilidade ficou ótima. A dirigibilidade também ficou muito boa. O problema é o visual.
Testei com meus dois filhos com ela parada para ver como irá ficar com minha namorada na garupa e fica muito bom de garupa(com ela parada), em termos de visual.
Andando solo, não fica bonito não. Não me agrada o visual!

Aí fica o dilema: Funcionalidade ou beleza!?

Por enquanto eu vou deixá-los, não sei até quando.
WanSlack - Fortaleza - Ceará
+MetalMirage
Kasinski Mirage EFI 250cc - 2010-2011
RenanSP

efraccaroli escreveu:
Não me lembro direito a pressão, é 26/28 (1 pessoa) e 26/30 (2 pessoas)?
Isso ai meu chapa, e sempre coloco a pressão para 2 pessoas, mesmo que eu ande sozinho, deixo a suspensão no nível 3. Mas por voce ter 1,90, acho que nao vai fazer tanta diferença. Eu sou baixo, já faz uma diferença nesse quesito.
Abraços.
Miau
Moderador

WanSlack escreveu:
Aí fica o dilema: Funcionalidade ou beleza!?

Por enquanto eu vou deixá-los, não sei até quando.
entao amigo, eu optei pelos dois.. funcionalidade de beleza..

pois os FAR que eu coloquei tem a altura normal de 31.5cm (34.5cm o da CB500) e tem toda a funcionalidade que se espera, sem falar que sao ate mais bonitos que os originais.

já tentei de todo jeito dar fim de curso neles e nada.. nem mesmo no primeiro ajuste.

agora quero dizer uma coisa.. sobre as buchas de nylon..

hj eu estava pilotando, passando pela honda onde as vezes compro os coxins de substituição do amortecedor e fiquei pensando nesses de nylon.

foi quando me veio uma duvida..

pensei.. pra que servem afinal os coxins??

me parecem que servem pra varios fatores:

1 - dar articulação tanto no eixo paralelo quando no eixo transversal do parafuso de apoio;

2 - absorver boa parte do impacto que a balança tenta inflingir sobre o quadro;

é nessa parte que me preocupou..

os coxins de borracha, absorvem de fato uma grande parte desse impacto.. tanto que eles se deformam com o tempo.. ainda mais com as nossas vias esburacadas.

ai pensei, o de nylon, por ser um material de dureza maior e em contrapartida, muito menos elasticidade, certamente tem um poder de absorção muitoooooo reduzido em comparação aos de borracha.

ou seja, a balança vai causar o impacto.. isso é tao certo quanto ter q abastecer a moto..

e quem vai absorver esse impacto??

resposta: os parafusos.. a balança.. o quadro e o amortecedor..

concluindo.. na real, por mais que a ideia de se usar coxins de nylon pareça uma boa ideia.. to começando a acreditar que tem um otimo potencial é de causar empenos no conjunto de pinos ou parafusos de suporte do amortecedor e fadiga de material do quadro.

talvez a borracha nao tenha sido colocada a toa lá. =)
jirschik
Moderador
Contato:

WanSlack escreveu:Aew Grandes,

Coloquei, agora pela manhã, os amortecedores da CB500 na minha mirage, da marca TKS, e os caras ficaram bem alto, uns 3cm a mais. Putz, modificam muito a aparência da moto e fica até feia!...
Você usa alforges laterais? Pois se usa, essa diferença deve disfarçar bastante, pois o que costuma afetar o visual é o espaço visto entre a parte superior do pneu traseiro e o paralamas, quando olha-se de lado. Se tiver alforges laterais, isso irá esconder.
Se você não usa alforges laterais, está na hora de colocar, pois eles ajudam muito no transporte de capas de chuva, ferramentas, bagagem, etc.
Imagem
efraccaroli

Humm na minha opinião, quem tem q trabalhar não são as buchas e sim os amortecedores.

As buchas de nylon, servem para não acontecer isso na cabeça do amortecedor (https://docs.google.com/open?id=0B867Ra ... 2hvZEs1Zmc), conseguem ver o furo que fez, sei que foi descuido, pois não reparei nas buchas.

Já o tamanho do amortecedor, precisamos colocar outras informações importantes, como peso, pois quando falamos q não bate no final de curso temos q saber o peso das pessoas que estão em cima da moto e o peso extra se tiver.

A minha moto não ficou feia, porque tenho os alforges laterais e peso 100kg.

O que me fez escolher os amortecedores da CB500 foi único e exclusivamente o preço, os FAR ficariam muito fora do meu orçamento.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
Miau
Moderador

entao, os amortecedores trabalham da seguinte forma:

a mola serve pra absorver os impactos e diferentes desniveis da pista de rolamento..

o amortecedor serve para dissipar o efeito mola, que é aquele efeito elastico que a mola produz. ou seja, age como se fosse um freio.

tanto que a maneira de se testar um amortecedor, é de empurrar o veiculo pra baixo, contra a mola e soltar.. observando se após a subida, o efeito mola para.

mas, um sistema de amortecimendo nao consegue absorver 100% da força ao qual é submetido.. absorve a maior parte dela..

prova disso é que se ele absorvesse tudo, os pinos de sustentação superior e inferior nao precisariam ser tao grossos.

entao parte da força sobra para os apoios do amortecedor.. é onde o coxin trabalha, absorvendo grande parte dessa força.

prova disso é o que voce mesmo disse, que o amortecedor faz um furo no apoio superior depois de muitos fim de curso.

entao imagine, se a força que sobra ali é tao grande que chega a provocar um furo na peça de metal..

por isso que eu to dizendo que o uso de buchas de nylon pode, ao inves de ajudar absorver forças oriundas de impactos e sinuosidades na pista, pode transferir essa força para os pinos de suporte do quadro, que com o tempo podem fadigar o materia, aparecendo fraturas ou ocorrendo empeno.

mas é so uma opniao com fundamento no que estudei no segundo grau sobre leis da fisica hehe..

agora, sobre o fim de curso do amortecedor FAR, eu fiz teste garupado com total de 150KG.. e nao teve fim de curso..

vale lembrar que o manual da moto acho que diz que a carga maxima que se pode por na moto é de 130KG se nao me falha a memoria.

em suma, até agora o amortecedor FAR que pus está se comportando alem do esperado.

acho que o efeito de fim de curso nao tem a ver com o tamanho do amortecedor, e sim com a sua qualidade.

abraços.
efraccaroli

Vc pela aula de física Humm hehe.

Vamos por partes:
1 - Já uso a bucha rígida faz tempo, só que usava de PU (material mais mole), isso nos amortecedores originais e nunca tive problema de empenar nem nda, troquei os amortecedores pois estavam dando final de curso.
https://docs.google.com/open?id=0B867Ra ... VJaZEVRLTA
https://docs.google.com/open?id=0B867Ra ... mFBcXF1MTQ
2 - Mandei usinar as buchas novas para os amortecedores novos da CB500 em nylon, por recomendação do torneiro, até agora não apresentou problemas.
4 - Em relação a qualidade do material concordo com vc, até estou meio preocupado com esses amortecedores da CB500, por serem chineses.

Semana que vem vou fazer uma viagem de 1.200 km, dae posto como se comportou na estrada.

Acho muito legal ter esse espaço para discutirmos nossas opiniões e poder assim ajudar outros colegas.

Vlw Humm, abraço.
RenanSP

Essa semana a moto passou a dar fim de curso em alguns locais (foi só eu falar bem ahahah) fui checar os coxins do meu amortecedor. E constatei que já foram para o espaço.

Semana que vem devo comprar o tradicional de CG e realizar a troca.

Espero que nao tenha aberto outro buraco, igualzinho aconteceu com o amortecedor do Efracarolli conforme fotos anteriores. Senao meu chinês foi pro espaço.

Assim, quero continuar sabendo das opinioes do Hunn e do Efracarolli sobre os amortecedores recém colocados, para que eu possa estudar qual vale a pena colocar em uma troca futura, em um investimento a longo prazo.

Abs.
efraccaroli

RenanSP, moro em São Carlos e aqui o asfalto deve ser o pior do interior de São Paulo, passei de propósito por cada cratera e nda de bater no final de curso.

Amanhã cedo vou iniciar uma viagem de 1.200km, assim q voltar eu posto minhas impressões do amortecedor+buchas de nylon na estrada.

Manda usinar sem medo as buchas ou em PU ou nylon.
Rhedaell

Os amortecedores FAR que encomendei chegaram.

De cara eles agradam muito, são bem bonitos e têm um acabamento bem feito.

Vou tentar colocar por mim mesmo e digo aqui as minhas impressões depois.

O vendedor me enviou o pagamento da loja do frete do amortecedor vindo da Argentina, que saiu por 41,00 reais.

Provavelmente o valor foi repassado pra mim, por isso o aumento no preço.
Qual a graça de saber o fim da estrada?

C> cavalete central para Mirage 250!
Responder