Comentários de um motoqueiro principiante....

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
wellrod
Contato:

Pois é meu amigo... o treino é justamente pra vc saber como agir na situação de emergência... e no treino é que vc estará preparado para usar as regras... vc num vai freiar como freia num carro... e sim começar a frear gradualmente... conhecendo a sua moto... a regra dos 70/30% é válida mas se vc passa a conhecer a sua moto, vc passa a domina-la...
e com a moto é a mesma coisa... sentiu q ela rabeou é só tirar o pé do freio traseiro... ela volta a se estabilizar...
eu num disse pra vc fazer de 100 a 0km em 1 segundo... e sim ir treinando gradualmente... treinando o quanto você consegue freiar... até dominar a moto... e é bom fazer o treino antes que a emergência surja...
Beto Braga escreveu:Wellroad
Esse treino da frenagem eu faço com os meus carros sempore que troco pra ver como estão e como reagem eu tive um palio weekend que sía de traseira direto se eu freiasse forte mas confesso que na moto tenho um certo medo de fazer isso e se eu errar na mão e ela me jugar npo chão. o Carro sai de traseira você alivia e retoma a direção e a moto é chão né rsrsrs mas vou tentar quando estiver mais seguro pois estou começando a andar de moto e a conhecer minha moto.
Abraços e mais uma vez obrigado pelas dicas e eu não tenho flanelinha rsrsrsrs
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Beto Braga

Claro Wellroad você tem razão se eu fizer o treino e devo fazê-lo vou ter cautela é que eu to muito no início o mais longe que fui foi uns três quilômetros na Avenida das Américas. Mas eu chego lá.
Abraços
Beto Braga
Estou viciado neste site é muito bom!!!Parabens Galera!!!!
wellrod
Contato:

o melhor horário para se treinar é no sábado ou domingo pela manhã... lá pelas 6:30, 7:00... se vc mora em ruas não movimentadas é melhor ainda... treine curvas, quebra-molas (tipo, tamanho do quebra-molas, a melhor velocidade para passar por ele)... e a frenagem vc num precisa de uma pista longa... pode ser numa área pequena... acelerou, vai e reduza... mas se concentrando em utilizar a técnica e tentando entender qual vai ser a reação da moto...

de moto vc tem que ser um eterno observador... qualquer mudança de clima, terreno já vai gerar uma reação nova na moto...

uma simples ventania pode já mudar as coisas...

ventania = areia na pista = derrapagem

grama molhada = quiabo = tombão!!!

início de chuva = areia e óleo se desprendendo do chão = derrapagem

quebra-molas mal passado = fundo da moto arranhado e até um possível dano na carcaça, o que acho difícil pois o quadro do motor protege... mas pode também gerar um desequilíbrio e um possível tombo...

Aproveite também para treinar o contra-esterço... é uma técnica q ajuda muito...

nas curvas eu uso o contra-esterço e ainda inclino o corpo para frente... como numa moto de corrida... isso me dá mais segurança, mais confiança... custei a me adaptar às curvas... e a única solução foi essa pra mim...

outra coisa q costumo muito a fazer é "mapear os buracos" do meu trajeto... um buraco repentino pode estragar toda uma viagem... então tenha em mente todos os "acidentes" da pista... pontos de perigo... curvas mais acentuadas... pra vc não entrar numa velocidade errada e perder o controle...

os acidentes as vezes são gerados de uma série de acontecimentos...

estava vendo agora um acidente ocorrido embaixo da perimetral... (um péssimo lugar para se pilotar!!!) um ônibus vinha na pista da direita... um motoqueiro resolve ultrapassá-lo pela DIREITA... logo onde existem inúmeros buracos, crateras, vulcões na pista... nota-se claramente que ele não conhecia a pista que estava!!! então ele inicia a ultrapassagem... logo à frente ele vê uma enorme cratera e tenta desviar... acelera, bate a roda traseira no buraco, entra na frente do ônibus, a moto perde o controle, ele se desequilibra, ao mesmo tempo que outro ônibus passa pela outra faixa da esquerda e ele cai e o ônibus infelizmente passa com a roda traseira em sua cabeça...

note... foi uma sequencia de erros...

- não conhecia a pista
- não esperou uma boa oportunidade... confiou em sua moto potente...
- não respeitou a regra de ultrapassagem indo pela DIREITA...
- não previu (mapeou) que ali havia um buraco enorme
- não conseguiu frear...
- não conseguiu equilibrar a moto...

com moto não dá pra arriscar!!! estamos totalmente frágeis e indefesos!!!

Beto Braga escreveu:Claro Wellroad você tem razão se eu fizer o treino e devo fazê-lo vou ter cautela é que eu to muito no início o mais longe que fui foi uns três quilômetros na Avenida das Américas. Mas eu chego lá.
Abraços
Beto Braga
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Beto Braga

WELLROAD
Você mandou bem nas mensagens. Hoje andei aqui por perto na Av. das Américas e havia um pouco de transito para passar pelos sinais (na altura do Recreio tem obras e a pista deixa de ser dupla e afunila, então alternei esticadas com corredores nos sinais, isso demanda muita atenção com uma moto grande. Eu Já li algo sobre a técnica do contra-esterço mas não lembro bem pode me indicar onde posso ler ou me falar sobre essa técnica?
Abraços Beto Braga
Estou viciado neste site é muito bom!!!Parabens Galera!!!!
wellrod
Contato:

O contra-esterço é um pouco complicado de entender o conceito dele no início... pois vai contra a nossa "lógica"...

vamos lá... tente imaginar...

vc está andando na pista...

tem agora uma curva pra sua esquerda...

vc vai inclinar a moto para a esquerda para iniciar a curva...

o contra-esterço é nada mais do que vc "pressionar" levemente o guidon para o lado direito... vc não chega a VIRAR o guidon... e sim fazer uma leve pressão no sentido contrário da curva que você estará fazendo...

o que acontece? A moto desce mais... inclina mais para baixo, permitindo que vc consiga uma curva mais segura... e, dependendo da curva, quanto mais fechada ela for, mais eficiente se você fizer o contra-esterço...

vai virar pra direita, force o guidon para a esquerda levemente... vc vai sentir que a moto "abaixa" mais...

nas corridas de moto-GP vc vê claramente o contra-esterço... como a velocidade é mais alta e as curvas mais agressivas, o contra-esterço também se torna mais forte e evidente...
Beto Braga escreveu:WELLROAD
Você mandou bem nas mensagens. Hoje andei aqui por perto na Av. das Américas e havia um pouco de transito para passar pelos sinais (na altura do Recreio tem obras e a pista deixa de ser dupla e afunila, então alternei esticadas com corredores nos sinais, isso demanda muita atenção com uma moto grande. Eu Já li algo sobre a técnica do contra-esterço mas não lembro bem pode me indicar onde posso ler ou me falar sobre essa técnica?
Abraços Beto Braga
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Gabriel Neves

Beto, Well,

eu venho acompanhando um Canadense (que mora em Taiwan) cujo Video Blog dele tem algumas aulas de moto. Está em inglês, mas o mesmo só é importante para acompanhar a filosofada dele.

O cara tem uma moto esportiva potente e um estilo muito agressivo, mas o que ele demonstra não perde a validade por conta disso!

Aliás, o modo como ele grava é até curioso, embora perigoso. Perceba como o audio e o vídeo ficam muito próximos do que se observa em 1º pessoa!

neste vídeo ele fala sobre contra-esterço (counter-steering) e curvas. Tem um sobre troca de marchas... tem um até sobre freagem de emergência. É uma lei da física, então não importa onde você esteja, vai continuar assim, então acho uma mão na roda para iniciantes...

E amigos, não se se são apenas as ruas que ele escolheu, mas me parece que Taiwan ta mais evoluido em transito que o rio de janeiro (que é onde posso falar). Embora o próprio Mordeth diga que há uns acidentes muito cabreiras por lá.

http://www.youtube.com/watch?v=B8IdTq3_3WI

[não sei postar vídeo direto, eis o link pro youtube. Ele começa a falar sobre o assunto em 1:35]

Abraços!
Kenny

Tópico legal, vou ler mais tarde pq tô de saída agora. E desde já confirmo a dica de abrir a viseira pra arrotar

:lol:
Kenny
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Juju

Este tópico é um barato, pena que os principiantes não postam mais aqui, rs.

Mas é legal ver o pessoal das antiga do fórum compartilhando suas primeiras experiências, dá pra ver quantos mudaram de moto, como faziam coisas bobas e hoje nos dão tantos conselhos :)

Eu estava super desanimada com essa minha vida frustrada de motociclista, mas ler esse tópico me fez dar umas boas risadas e animar!
"Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além" P. Leminski
Bromens
Colaborador

Juju,

Só porque não deu certo na primeira tentativa, não quer dizer que deva desistir, não é mesmo?

E sim, fazíamos besteiras também no transito... :lol: :lol: e ainda fazemos só em número menor, ainda bem!!! :lol: :lol:

Mas o triste é ver novos motociclistas ultrapasando pela direita, pelo acostamento, colados na traseira de carros e caminhões, ultrapassando sem noção da potencia, velocidade e distancia do veículo no sentido contrário, enfim, ver o despreparo dos atuais motociclistas.

Vale salientar que você terá que buscar aprimorar suas habilidades e nada melhor que buscá-las com motociclistas com uma experiencia maior. Uma boa dica é entrar em um MC, MG ou MA para que seus irmãos lehe ajudem nessa empreitada!

Grande abraço. :wink:
Bromens
Juju

Bromens escreveu:Juju,

Só porque não deu certo na primeira tentativa, não quer dizer que deva desistir, não é mesmo?

E sim, fazíamos besteiras também no transito... :lol: :lol: e ainda fazemos só em número menor, ainda bem!!! :lol: :lol:

Mas o triste é ver novos motociclistas ultrapasando pela direita, pelo acostamento, colados na traseira de carros e caminhões, ultrapassando sem noção da potencia, velocidade e distancia do veículo no sentido contrário, enfim, ver o despreparo dos atuais motociclistas.

Vale salientar que você terá que buscar aprimorar suas habilidades e nada melhor que buscá-las com motociclistas com uma experiencia maior. Uma boa dica é entrar em um MC, MG ou MA para que seus irmãos lehe ajudem nessa empreitada!

Grande abraço. :wink:
Obrigada Bromens, desistir jamais!! E nada como eu ter 33 anos, e já ter toda a paciência, cautela, "sabedoria" para saber dos meus limites e saber que a experiência vem com o tempo e com muita pratica. E tenho fé que eu consigo, rsrs

E acho que a irresponsabilidade é do cárates né, não é só por ser novo motociclista ou um velho motoqueiro. É a falta de medida de amor pela vida em geral.
:roll:
"Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além" P. Leminski
Responder