Shadow 600: Tanque, Consumo e Autonomia

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
AJ Souza
Contato:

Olá a todos(as) os irmãos estradeiros, boa noite!

Tinha postado este meu comentário em local errado, é aqui o correto...pois fala de consumo e autonomia.

Domingo fiz a primeira média de gasto de combustível de minha Shadow. Rodei 124 kms vindo da praia (de Cidreira, via Tramandaí) sendo que 90 kms foram percorridos a uma velocidade de 120 km/h (Freeway daqui, a BR 290, cujo limite é 110 km/h...rs) e 34 kms a 80/90 km/h em outra rodovia mais travada e com controladores de vel. Tava com garupa e to usando um parabrisa modelo grande.

Abasteci a noitinha e foi 5,72 litros para 124 kms, o que deu 21,67 km/l.

Para mim acho que foi uma boa média, até porque isso vai dar uma autonomia de 238 kms. Com certeza não vou andar sempre nesta velocidade, pois achei a minha velocidade ideal em rodovia, é em torno de 110 km/h. Só quis aproveitar que a rodovia é ótima e queria ter uma prévia nesta velocidade.

Então dá para rodar 200 kms com segurança, ainda mais que vou adotar de 100 a 110 kms/h como velocidade padrão, em deslocamentos em rodovias de pavimento bom. Outra, a minha esposa não vai me acompanhar sempre, serão apenas eventuais passeios, assim a média tb melhora.
Imagem
jirschik
Moderador
Contato:

davidgf escreveu:Pessoal comprei minha Sombra faz 1 semana e percebi que ela está fazendo 14km/litro. Estava vendo aqui no tópico que a maioria faz entre 18 e 23 km/litro.
O que devo verificar? Qual a manutenção que devo fazer na sombra?

Muito Prazer a todos!!!
Abraços!
Saudações David!
Há vários itens para verificar e a recomendação é começar pelos mais simples e que tem maior probabilidade de estar afetando o consumo. O que vou escrever vale para a maioria das motos.

Comece por sua mão. Se tu tens mão pesada e roda sempre em velocidade acima de 100km/h, o consumo será maior. Arrancadas e aceleradas fortes também gastam mais combustível.

Abasteça a moto com um combustível de boa qualidade. Não precisa ser uma gasolina master-mega-ultra-high-technology. Que seja uma gasolina comum e com o tempo abasteça de vez em quando com uma gasolina aditivada para dar uma limpada geral no carburador.

Se considerarmos que a mistura ar+combustível está devidamente regulada desde a última vez que um mecânico regulou essa moto, então verifique o filtro de ar. Se ele estiver sujo var reter o ar e a mistura ficará rica (mais gasolina do que ar) e isso gasta combustível.

Comece com essas dicas e vamos acompanhar, pois se continuar assim, pode precisar de regulagem de válvulas, troca de velas, e outros itens que, se você comentar como estão, vai nos poupar tempo.

Abraço!
Imagem
Jonas - O.M.C.
Contato:

Pois é, minha Shadow também anda fazendo uns 15 quilômetros por litro na cidade, eu só abasteço com aditivada, experimentei trocar o filtro de ar, coloquei um de espuma, mas não melhorou nada. Vou mandar limpar e regular o carburador e as válvulas. Alguém sabe se existe uma forma de testar as velas ou só trocando mesmo?
Odius Moto Clube - Araucária/Paraná
Eduardo storino

Amigos, tenho visto divergências sobre consumo, algumas milagrosas andando com o cheiro, outros infernais, bebendo todas. As variáveis são inúmeras, desde a qualidade do combustível, até um parafuzinho de regulagem do carburador. Analise todas com calma e vá curtindo a máquina, resolvendo uma a uma, até chegar ao ideal.
http://imageshack.us/photo/my-images/42/pic0400.jpg/
AJ Souza
Contato:

Olá!

A minha deu média de 22,24 Km/l. em uma viagem recente que fiz (de 28/12 à 29/12/13), onde entre ida e volta (de Canoas à Rio Grande/RS) deu 709 kms. Velocidades variadas, desde 80 Km/h em trechos com chuva, à 120 km/h em trechos bons da rodovia. Rodovia não duplicada ainda, estão em obras para isso, com muitas ultrapassagens. Ainda peguei um trecho de cidade, com conjestionamento de final de tarde em Rio Grande/RS.

Não fiz média só em cidade, mas esta prévia de rodovia com um pequeno trecho urbano pra mim tá de bom tamanho.

Era a minha contribuição.

Um abraço!
Imagem
Huds

Oi pessoal,

Hoje é o meu primeiro dia por aqui, espero contribuir com as discussões que já acompanho há algum tempo. Vamos ao que interessa!

Estou com intenção dar uma repaginada na minha sombra. Ontem fui numa oficina prá fazer um orçamento e ao ver o tanque ele me falou que tem um furinho perto do bocal fizemos alguns testes com outra tampa e realmente parece que o furo existe.
Só ficou a dúvida do respiro do tanque, será que não é por ele? Alguém já fez este serviço?

Abçs,
Huds - Purple Shadow
knero

Buenas!
Para contribuir com o tópico: peguei minha shadow 600 2004 faz pouco tempo. Na primeira média deu incríveis 11,8km/l. Fiquei bastante desapontado :cry: , mas ainda tava me acostumando com a motoca (com baixa quilometragem, o que nem sempre é só vantagem pq era moto que ficava muito tempo parada).
A segunda média andando sozinho (embora meu peso vale por duas pessoas... hehehe) já consegui fazer 16,8.
Aí levei ela na Motobox em Novo Hamburgo (muito bom, recomendo!!). Troca de óleo e filtro, troca de velas que tavam um carvão e carburação.
Hoje subi com garupa de Novo Hamburgo até Nova Petrópolis. Pra quem não conhece a região é indo pra serra, longo trecho de subida quase sempre numa terceirinha. Ida e volta consegui fazer 17km/l. Achei bom, considerando que tava com a motoca bem pesada. Em trecho plano e sozinho certamente melhorará ainda mais o consumo, mas tou satisfeito por enquanto.
Mais faceiro que cusco em dia de churrasco!
AJ Souza
Contato:

knero escreveu:Buenas!
Para contribuir com o tópico: peguei minha shadow 600 2004 faz pouco tempo. Na primeira média deu incríveis 11,8km/l. Fiquei bastante desapontado :cry: , mas ainda tava me acostumando com a motoca (com baixa quilometragem, o que nem sempre é só vantagem pq era moto que ficava muito tempo parada).
A segunda média andando sozinho (embora meu peso vale por duas pessoas... hehehe) já consegui fazer 16,8.
Aí levei ela na Motobox em Novo Hamburgo (muito bom, recomendo!!). Troca de óleo e filtro, troca de velas que tavam um carvão e carburação.
Hoje subi com garupa de Novo Hamburgo até Nova Petrópolis. Pra quem não conhece a região é indo pra serra, longo trecho de subida quase sempre numa terceirinha. Ida e volta consegui fazer 17km/l. Achei bom, considerando que tava com a motoca bem pesada. Em trecho plano e sozinho certamente melhorará ainda mais o consumo, mas tou satisfeito por enquanto.
Parabéns! pela aquisição recente knero, somos dois então, pois a minha estou com ela a mais ou menos dois meses (peguei ela em 1º de dez/12). Só alegrias tb, é como tu escreveste...rs to mais faceiro que cusco em dia de churrasco...rss e hoje subi a serra até a Tenda do Umbú, depois, na volta, cheguei em na cidade de "Dois Irmãos".

Mas fala aí a tal oficina aí é boa mesmo?...eles fazem equalização de carburadores, tem aqueles aparelhos para equalizar?...sou chato com essa coisa de oficina...rs, tem que entender mesmo e ter equipamento. Por enquanto não necessito de limpeza pois as minhas médias estão boas, conforme postei. Numa segunda prévia de cidade, moro em Canoas e trabalho em Esteio, são 11 kms de trajeto de ida e pego a BR 116 e parte dentro destas cidades, deu 20 km/l.

Um abraço!

Ah! a propósito, precebi que é teu 1º post aqui, amigo te apresenta lá no "Papo de Boteco", em "apresente-se aqui e deixe seu recado" para o pessoal te conhecer e dar as boas vindas...boas vindas que te dou aqui agora...rs, sinta-se em casa e pergunte a vontade, o pessoal aqui é muito receptivo.
Imagem
knero

AJ Souza escreveu: Mas fala aí a tal oficina aí é boa mesmo?...eles fazem equalização de carburadores, tem aqueles aparelhos para equalizar?...sou chato com essa coisa de oficina...rs, tem que entender mesmo e ter equipamento. Por enquanto não necessito de limpeza pois as minhas médias estão boas, conforme postei. Numa segunda prévia de cidade, moro em Canoas e trabalho em Esteio, são 11 kms de trajeto de ida e pego a BR 116 e parte dentro destas cidades, deu 20 km/l.
Fui por indicação de amigos, ela é do pai de um amigo meu. Gostei bastante, e mexe quase só com motocas "diferentes" e antigas também. Quanto ao equipamento para os carburas, não sei te dizer porque a minha só tem um.
Abraços
Mais faceiro que cusco em dia de churrasco!
raphabueno

Fala pessoal! Blz?
Bom, acho que diferente de todos aqui (ou não) sou estreante no fórum e na moto, comprei minha primeira moto semana passada, e logo de cara já peguei uma Shadow 600 1999!
Abasteci ela numa quinta feira e ainda não abasteci novamente, ela esta com 110km rodados até agora desde o dia que abasteci.
Rodando em cidade, sem colocar a reserva, qual a autonomia de vcs na cidade, tipo, quantos km rodam sem colocar na reserva?
Um abraço a todos e agora sim vamos começar uma nova vida, botando o pé na estrada montado nessa criança!
Responder