Bem... Estou casado com Trinity a um ano e meio e já rodei com a preciosa quase 13.000 km repletos de muito prazer, segurança e tranquilidade. Não tive nenhum tipo de problema, viajei grandes distâncias e minha linda superou todas as minhas expectativas depois de duros dois meses tentando me decidir entre Midnight, Boulevard e Shadow. Não há o que dizer sobre a moto. Todas as qualidades são muito evidentes para quem experimenta.
Mas o ponto em questão é: - Como todo amante da Vulcan, sofro para encontrar acessórios descentes no mercado de fabricantes alternativos, já que a Kawasaki até o momento não trouxe grandes opções para o público que não sei como ela pretende conquistar. Com efeito, decidi contar aqui minhas experiências, acertos e erros ao logo deste casamento e peço a todos que compartilhem também de forma simples e objetiva para que possamos servir de subsídio um ao outro nas escolhas de acessórios, equipamentos e customizações de nossas meninas de duas rodas.
Antes de tudo, gostaria de ressalvar e destacar que os relatos abaixo não consistem em apologia ou ataque a nenhuma marca citada, mas sim mera opinião e experiência como consumidor.
Então vamos lá:
Syssy Bar:
Neste item temos muitas opções no mercado. Fato é que a melhor opção seria o original (que vem de série na LT, bom material e possui o símbolo da Vulcan bem trabalhado na parte de traseira da peça), mas parece que nem disposto a pagar caro, você consegue pedir a peça nas concessionárias autorizadas (já tentei em várias da região). Aqui em Brasília, encontrei uma grelha feita especialmente para este Syssy Bar e que agradou bastante. Quem possui a LT é melhor cuidar bem da sua por que é quase impossível reposição para essa peça. Entretanto temos opções para todos os gostos, tubulares, chapas, com águias, caveiras, brasões e grelhas em vários desenhos e tamanhos, com ou sem grelha. Neste item acabei acertando na escolha. Instalei um Syssy Bar da Dalavas que se mostrou muito estético, de bom material e fácil instalação.
Manoplas:
Neste item também não se tem dificuldades para encontrar uma variedade de modelos e forma. Indiscutivelmente, as melhores são as manoplas Kuryakyn (com apoio acessório para a mão direita). Bonitas e confortáveis conferem um novo prazer ao acelerar e segurar sua moto.
Plataforma traseira:
Neste item apesar de algumas opções, nenhuma que possa realmente ser destacada. Nas Classics, a plataforma dianteira é de boa qualidade e atende bem a necessidade de conforto e estética do usuário, mas o problema é que não existe nenhum modelo, original ou alternativo, que siga o mesmo padrão de linhas e acabamento. Segue-se então que qualquer modelo que você adquira, dá um aspecto de peça que não pertence à moto em virtude da diferença visual entre as plataformas dianteiras e as traseiras. É claro que você poderia escolher uma marca que lhe agrade e comprar o par dianteiro junto com o traseiro para que a moto se torne mais harmônica, mas se faz absurdo por ser desnecessária a troca da plataforma do piloto em virtude da qualidade na peça original conforme dito anteriormente. A que mais vejo é a FMV Free Zone, mas o desenho da borracha é muito diferente da do dianteiro. Comprei a Daytona da Dalavas, mas não fiquei satisfeito com o acabamento e qualidade da peça.
Faróis auxiliares:
Logo na primeira vez que peguei a estrada depois do por do sol, senti a carência de luz que a moto oferece em suas configurações originais. Por sorte, neste item não se tem dificuldade alguma. Não é preciso citar nenhuma marca e existe opões para instalação lado a lada com o farol principal, no mata-cachorro pelo lado de dentro ou em cima, etc. No meu caso instalei os faróis auxiliares no mata-cachorro e com um interruptor que permite ligar/desligar, para usá-los somente quando se faz necessário. Ótimo resultado estético e viagens tranquilas mesmo em noites escuras. Corretamente instalados, nem recebo avisos de luz alta dos motoristas em direção contrária.
Alforjes:
Aqui também temos outros problemas na decisão. Muitas opções, couro, muitas franjas, ABS rígido, Fibra, nada de acessório da própria Kawasaki, etc.. Comprei um Bauleto da Mutazo, muito bonito e com luz de freio de fácil instalação. O problema em que o acessório é universal e para ser instalado, o Bauleto é furado na hora de acordo com as medidas de sua moto. Apesar de todo cuidado da fábrica em adaptar uma chapa de aço interna para fixação segura do seu produto, o fato é que ele não foi feito para a Vulcan e pelo menos a mim, trás um aspecto de "gambiarra"! Não gosto também dos alforjes originais que traz a LT por causa dos "rebites". Estes dão um aspecto muito envelhecido para a moto, mas gosto é gosto e não critico quem goste. Temos ainda outras marcas com Bauletos de boa qualidade e que não entram água, mas que visualmente, não são para uma moto custom e acabam descaracterizando a máquina. Preciso de sugestões e opiniões neste item.
Bancos:
Outro trabalho hercúleo neste item. Os grandes e mais conceituados fabricantes de bancos que temos no país não têm disponibilidade de bancos para Vulcans (tente o Google só para ver) e apesar do banco da Classic e da Classic LT (tirando os rebites é claro) que vêm de fábrica serem de boa qualidade, dá para ser melhor. Entretanto, é possível ir a um estabelecimento do segmento e encomendar um banco conforme se deseja.
Bolhas e para-brisas:
Tentarei não entrar aqui na discussão da necessidade, utilidade, tamanho, entre outros por existir no fórum vários tópicos que abordam o assunto, mas de acordo com minha experiência motociclística (não é muito em relação a muitos colegas aqui, mas piloto desde 2000) e em especial com a Vulcan recomendo a utilização de uma bolha pequena, cristal, ajustada de forma que não obstrua a visão por cima dela e de parte do chão à sua frente. Isso se você for pegar a estrada, caso contrário, nas cidades, ela faz pouca diferença além da estética. Mesmo assim, se corretamente instalada reduz levemente o ruído dentro do capacete e aumenta o conforto em velocidades médias e altas.
Temos aqui também muitas opções em marcas, modelos e cores. Mas neste item, para a grande maioria o que realmente define a escolha é a estética. Aconselho apenas cuidado mais uma vez com os acessórios universais, em especial com aqueles que se fixam apenas no guidão da moto. Digo isso por que se faz muito difícil encontrar um ponto de simetria e equilíbrio para o acessório e todo ângulo errado em algo que funciona como um escudo pode alterar a estabilidade da moto. O atrito com o vento aumenta com a velocidade e quanto maior o para-brisa ou bolha instalado, mais força da moto exigirá. No caso da Vulcan, o Torque é muito satisfatório e mesmo um grande para-brisa não vai parar a máquina, mas as distorções, vibrações, instabilidades vão acontecer.
Protetor de motor, capa de radiador, manetes, retrovisores, pedaleiras auxiliares, etc..
Bem, amigos, nestes itens não há muito que falar, trata-se de bom gosto de cada um e temos uma disponibilidade incrível de acessórios cromados, coloridos, foscos, tudo para deixar a "mina da hora". Recomendo apenas uma boa pedaleira auxiliar para esticar as pernas nas longas estradas, em especial para os mais altos e de pernas compridas. Instalei na minha uma pedaleira auxiliar da Kuryakyn que valeu cada centavo. É retrátil para cima e instalada no mata-cachorro da moto. Grande prazer ao pilotar nas estradas.
Espero que tenham gostado e que eu tenha contribuído com os vulcaneiros e futuros vulcaneiros. Espero ainda receber opiniões sobre as experiências e indicações de bons produtos para uma pilotagem segura e prazerosa, bem como para deixar nossas meninas mais lindas.
Um grande e cordial abraço a todos!