Realmente confere os fusíveis antes. Como chegou a conclusão que queimou a ECU?
Parece que tem um cara em SP que repara ECU. Posso indicar um mecânico conhecido que deve ter o contato.
Mirage 650: Opiniões de proprietários
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
Vladimir650
- Mensagens: 918
- Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
- Localização: São Bernardo do Campo
-
Pedro Toledo
- Mensagens: 537
- Registrado em: 29 Nov 2012, 23:49
- Localização: Lavras
- Contato:
Owpa pessoal, preciso de uma ajuda.
Vim para BH ontem a noite e aconteceram dois incidentes, não sei se estão relacionados.
Por acaso distraí com o combustivel e sofrí uma pane seca na rodovia. Foi fod*, mas como foi na decida da serra consegui seguir por uns 5km na banguela até um posto.
Até aí tudo bem, agora o problema mais sério, logo depois disso peguei um engarrafamento enorme, fui andando pelos corredores, em alguns momentos tive que ficar parado. Quando cheguei ao meu destino a moto estava muito quente, no painel indicava TODAS as barrinhas cheias e a ventoinha não ligou.
Eu preciso voltar amanha cedo para lavras, então precisava de algumas soluções rápidas para eu tentar resolver aqui.
Além dissso, na estrada, andando sempre acima de 120, é problema se eu andar sem a ventoinha?
Abraços e Obrigado
Vim para BH ontem a noite e aconteceram dois incidentes, não sei se estão relacionados.
Por acaso distraí com o combustivel e sofrí uma pane seca na rodovia. Foi fod*, mas como foi na decida da serra consegui seguir por uns 5km na banguela até um posto.
Até aí tudo bem, agora o problema mais sério, logo depois disso peguei um engarrafamento enorme, fui andando pelos corredores, em alguns momentos tive que ficar parado. Quando cheguei ao meu destino a moto estava muito quente, no painel indicava TODAS as barrinhas cheias e a ventoinha não ligou.
Eu preciso voltar amanha cedo para lavras, então precisava de algumas soluções rápidas para eu tentar resolver aqui.
Além dissso, na estrada, andando sempre acima de 120, é problema se eu andar sem a ventoinha?
Abraços e Obrigado
- Cesar Valle
- Mensagens: 201
- Registrado em: 06 Out 2012, 21:40
- Localização: Resende
- Contato:
Pedro, Bom Dia!Pedro Toledo escreveu:Owpa pessoal, preciso de uma ajuda.
Vim para BH ontem a noite e aconteceram dois incidentes, não sei se estão relacionados.
Por acaso distraí com o combustivel e sofrí uma pane seca na rodovia. Foi fod*, mas como foi na decida da serra consegui seguir por uns 5km na banguela até um posto.
Até aí tudo bem, agora o problema mais sério, logo depois disso peguei um engarrafamento enorme, fui andando pelos corredores, em alguns momentos tive que ficar parado. Quando cheguei ao meu destino a moto estava muito quente, no painel indicava TODAS as barrinhas cheias e a ventoinha não ligou.
Eu preciso voltar amanha cedo para lavras, então precisava de algumas soluções rápidas para eu tentar resolver aqui.
Além dissso, na estrada, andando sempre acima de 120, é problema se eu andar sem a ventoinha?
Abraços e Obrigado
Creio que na estrada não terá problema, só em caso de engarrafamento, aí o bicho pega.
Uma dica, simples pra refrigerar o motor é na descida voce soltar o acelerador e reduzir a marcha, usando o freio motor o motor refrigera, pode reparar que se a barrinha estiver com a 4a acesa ela apaga rapidinho.
Já olhou se não tem fusível queimado? tá com todo jeito.
Abração e boa viajem.
-
Pedro Toledo
- Mensagens: 537
- Registrado em: 29 Nov 2012, 23:49
- Localização: Lavras
- Contato:
Não olhei os fusíveis. Mas de qq maneira qual seria o fsível? pq eu só conheço o do farol/luz de freio e o geral. E os dois estão ok.
Ah a buzina tbm parou de funcionar.
Tem algum conector, ou chicote que seja de ambos?
Obrigado
Ah a buzina tbm parou de funcionar.
Tem algum conector, ou chicote que seja de ambos?
Obrigado
certamente o chicote que liga ambos deve estar partido ou com mau contato.. não seria o caso de vc acompanhar o chicote desde a ventoinha/buzina ate a outra extremidade?
-
Vladimir650
- Mensagens: 918
- Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
- Localização: São Bernardo do Campo
Se os fusíveis estão ok, então o problema não é o fusível. Buzina não tem ligação direta com a ventoinha.
Faz o seguinte, desconecte o plugue do primeiro relé alí quase em cima do R/R e faça um jumper entre os fios laranja e amarelo. Nesse momento é para a ventoinha ligar, obviamente precisa ligar a ignição da moto. Se ligar pode andar assim provisoriamente. Se não ligar terá que testar outras partes, se tem tensão nos fios, se o motor do fan está ok, etc.
Se ligar o problema pode estar no relé ou no sensor de temperatura que fica no canto inferior esquerdo do radiador.
Além disso bom ver se não falta água. Se tem água e esquentar com o fan ligado, a válvula termostática pode ter travado fechada.
Faz o seguinte, desconecte o plugue do primeiro relé alí quase em cima do R/R e faça um jumper entre os fios laranja e amarelo. Nesse momento é para a ventoinha ligar, obviamente precisa ligar a ignição da moto. Se ligar pode andar assim provisoriamente. Se não ligar terá que testar outras partes, se tem tensão nos fios, se o motor do fan está ok, etc.
Se ligar o problema pode estar no relé ou no sensor de temperatura que fica no canto inferior esquerdo do radiador.
Além disso bom ver se não falta água. Se tem água e esquentar com o fan ligado, a válvula termostática pode ter travado fechada.
-
Vladimir650
- Mensagens: 918
- Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
- Localização: São Bernardo do Campo
O único fio em comum da buzina com a ventoinha é o fio laranja (+), porém varias outras coisas é alimentada por esse mesmo fio. Só se o fio rompeu justamente no pedaço que alimentaria a buzina e ventoinha.
Isso é facil ver, se tiver 12v no fio laranja que entra no relé, o problema é outro.
Isso é facil ver, se tiver 12v no fio laranja que entra no relé, o problema é outro.
-
Pedro Toledo
- Mensagens: 537
- Registrado em: 29 Nov 2012, 23:49
- Localização: Lavras
- Contato:
Vladimir eu fiz o jumper.
Depois eu olhei o radiador e entrou quase um litro de àgua!!! tava vazio neh? completei só com àgua, não tem onde comprar o fluido hj.
O fato de estar vazio justifica a ventoinha não ligar???
e o que justifica estar vazio? eu tentei ver algum vazamento mas não achei nada.
E aew eu sai para dar uma volta, de radiador cheio (reservatorio tbm) e com a ventoinha ligada direto, porem a moto ainda sim esquentou mais que o normal, ficou com a quarta barrinha ligada!!! Andando dentro da cidade.
Amanha eu volto para lavras assim mesmo. E deixo na cc, mas você tem alguma ideia, ou mais algum teste para eu fazer. Para que ela fique menos tempo parada na cc.
Até Mais
Muito obrigado.
Depois eu olhei o radiador e entrou quase um litro de àgua!!! tava vazio neh? completei só com àgua, não tem onde comprar o fluido hj.
O fato de estar vazio justifica a ventoinha não ligar???
e o que justifica estar vazio? eu tentei ver algum vazamento mas não achei nada.
E aew eu sai para dar uma volta, de radiador cheio (reservatorio tbm) e com a ventoinha ligada direto, porem a moto ainda sim esquentou mais que o normal, ficou com a quarta barrinha ligada!!! Andando dentro da cidade.
Amanha eu volto para lavras assim mesmo. E deixo na cc, mas você tem alguma ideia, ou mais algum teste para eu fazer. Para que ela fique menos tempo parada na cc.
Até Mais
Muito obrigado.
se vc ler bem esse tópico.. verá que tem um procedimento de ativação que faz uma espécie de calibração dos sensores se não me engano.. inclusive sobre isso da ventoinha e medidor de temperatura.
-
Vladimir650
- Mensagens: 918
- Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
- Localização: São Bernardo do Campo
Pedro,
Não justifica o fan não ligar, ao contrário, deveria ficar mais tempo ligado.
Bom, completa bem o radiador e depois de andar um pouco veja se não precisa completar. É normal ficar um pouco de ar quando falta muito líquido.
Se não há vazamento, difícil entender estar tão vazio. A minha baixava a água e falhava e descobri que era devido a fábrica ter montado o cabeçote sem junta. Incrível, não?!
Se o fan funcionou fazendo o jamper, resta saber se há problemas no relé ou na cebolinha do radiador. Para testar a cebolinha, vc pode ligar um fio no fio preto com linha azul alí no relé da ventoinha sem desconectar os terminais.. Com a chave ligada, encoste esse fio no quadro e nesse momento é para o relé fechar e acionar a ventoinha. Se não acionar tem defeito no relé e se acionar tem problema na cebolinha do radiador. A função da cebolinha do radiador é liberar negativo para o relé quando a temperatura está alta.
Abç.
Não justifica o fan não ligar, ao contrário, deveria ficar mais tempo ligado.
Bom, completa bem o radiador e depois de andar um pouco veja se não precisa completar. É normal ficar um pouco de ar quando falta muito líquido.
Se não há vazamento, difícil entender estar tão vazio. A minha baixava a água e falhava e descobri que era devido a fábrica ter montado o cabeçote sem junta. Incrível, não?!
Se o fan funcionou fazendo o jamper, resta saber se há problemas no relé ou na cebolinha do radiador. Para testar a cebolinha, vc pode ligar um fio no fio preto com linha azul alí no relé da ventoinha sem desconectar os terminais.. Com a chave ligada, encoste esse fio no quadro e nesse momento é para o relé fechar e acionar a ventoinha. Se não acionar tem defeito no relé e se acionar tem problema na cebolinha do radiador. A função da cebolinha do radiador é liberar negativo para o relé quando a temperatura está alta.
Abç.

