Shadow VT600C: Filtro de ar

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
knero

AJ Souza escreveu:
ramoniaco escreveu:AJ, entendo sua preocupação, mas acredite, é muita preocupação por pouquissima coisa, rsrsrs.... o trabalho é quase que uma brincadeira.. vc faz de olhos fechados, basta uma faca com bom corte e uma cadeira p vc ficar sentado e brincando com o filtro.... nao se prenda a pekenos detalhes, é um trabalho artesanal e bacana, vc verá.... após a primeira vez vc vai ter vontade de fazer varias vezes.... so nao se esqueça da silicone de alta temperatura e mãos a obra.... compre o que tiver mais barato e cai matando!
Rsss sei! um banquinho, um violã...ops! uma cerveja, mais uma...que nem a famosa propaganda aquela da gillette (pros mais antiguinhos que nem eu...rs) a "primeira lâmina faz tchan! a segunda faz tchun! e tchan tchan" e lá foi a ponta de um dedo...kkkk
Valeu! vou fazer isso, mas sem a ceva durante a execução, só depois de pronto....rsss
Buenas

Como eu não tinha um filtro velho pra "fazer" um novo, acabei comprando o original. Na TurboMoto de POA foi o mais barato que encontrei (140 pilas). Na verdade fiquei com medo de não acertar de primeira e ficar na mão sem filtro reserva. Agora quero reformar o velho que tirei.

Abraços
Mais faceiro que cusco em dia de churrasco!
AJ Souza
Contato:

Ramoniaco...ta bom, eu meti a mão na massa...rs, mas sem a ceva, só depois de pronto derrubei algumas latinhas...kkkk
O filtro escolhido foi o da Titan 125 que praticamente quase entra no alojamento quadrado do original. Só um aviso aos marinheiros de primeira viagem e que não tem muita destreza com as mãos, em cortes, etc., o que não é o meu caso...rs prefiram uma faca destas grandes de cozinha e bemmm afiada, pois tu tens que despender certa força e o corte tem que sair reto. Com uma mão tu segura firmemente o elemento de papel e com a outra, por obvio né a faca...rsss Um estilete é inviável pelo pouco tamanho da lâmina, sendo muito flexivel e quebra fácil, além do risco de cortar um dedo...rs. Daí a faca ser mais segura e com mais apoio para exercer mais força, em movimentos de vai e vem e com pressão para baixo e antes de cada lado a ser cortada aquela borracha tu tens que afiar a faca, pois ela perde o fio fácil. Praticamente se corta toda a borracha rosa aquela que vem no filtro (para este caso do filtro da Titan). Corta-se rente ao papel para tirar toda a borracha. Se corta também uns dois milimetros de um dos lados do elemento papel e o quadro aquele do local do filtro não é bem retangular ele é levemente retangular, pois tem dois lados que são diferentes em tamanho, pois ao ajeitar o filtro com o quadro nota-se isso.

Uma constação minha com relação aos filtros vistos: eu peguei eles na loja e em comparação ao original que levei, o da pop e este aí da Titan 125, todos vem com aqueles foles (vamos chamar assim) muito juntos, diferentemente do original.

outra constação com o filtro da pop 100, ele só tem que cortar um pouco a borracha, pois ele quase que entra, só que na minha concepção de otimização de fluxo de ar, aquela borracha roupa uma porcentagem desse fluxo e não da para tirar alguns foles, estes são bem juntos.

O que que eu fiz depois que cheguei em casa com o filtro da Titan?! mais ou menos contei quantos foles tinha o original, que antes tinha deixado mergulhado na água por um dia para amolecer e facilitar no corte, daí com uma alicate puxei o filtro antigo do local dele. Depois com a ponta da faca raspei bem a parte sanfonada os resquísios que ficaram gravados o desenho de vai e vem do fole, a parte da sanfona. Bom aí com o estilete agora para este trabalho "isso pooode"...rs, eu abri alguns nas bordas, para facilitar em deixar eles mais abertos e não tão juntos, o mais parecido com o original, sem falar que eu cortei com a faca 1/3 daqueles foles.
Então coloquei a cola como o pessoal tem feito no entorno do quadrado em baixo rente a tela, mas como eu andei abrindo nas bordas de alguns foles, passei a cola com o dedo nas laterais do quadrado tb, afim de deixar sem possibilidade de entrada de poeira por algum canto, etc.
De modo que ta aí na foto o resultado, a cola de cilicone para altas temperaturas tem duas, uma preta e esta vermelha aí da foto, que ficou meio sujinho mas operável a traquinana toda aí e bem preso e vedado...rs.
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/211/sam2138.jpg/]Imagem[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

Também seguindo a sugestão do Jiro dei umas leves borrifadas de WD40 por sobre o elemento de papel para que as particulas de poeira sejam capturadas pelo óleo, digamos assim.
O custo da brincadeira é piada perto dos valores cobrados do original, filtro da Titan 125 16 pila, cola cilicine para alta temperatura 6 pila, total da brincadeira 22 pilas!!!!... :lol: :lol: :lol:

Já andei com a moto e ela ta respondendo legal, ta com a lenta melhor, nao tem engasgos e quando de brincadeira se acelera abruptamente na manete estas são sem estouros na câmera de ar do filtro o que as vezes raramente ocorria!, agora ta legal ela responde a aceleração que se dá abrupatamente e até agora não deu nenhum estourinho na camara de ar, a lenta legal. Vamos ver o quesito economia de combustível como ficou, na próxima média.

Um abraço!
Imagem
ramoniaco

Blz AJ... fico feliz em saber que deu td certo aí. Só uma recomendação amigo, o WD40, nao é viavel colocar no filtro de papel, pois ele já de cara entope o filtro... ele é mt usado em espumas e tal... pois as espumas como tem a vazão maior, o WD agarra o pó. Mas enfim, como pode ver é bem fácil de se fazer, assim sendo, vc pode fazer mais vezes e manter sempre o filtro de sua moto zerado. Gde abraço.
AJ Souza
Contato:

ramoniaco escreveu:...Só uma recomendação amigo, o WD40, nao é viavel colocar no filtro de papel, pois ele já de cara entope o filtro... ele é mt usado em espumas e tal... pois as espumas como tem a vazão maior, o WD agarra o pó...
Bom quanto a isso agora é tarde...rss, mas vou ver se isso influenciará na média que ainda vou fazer. Mas de cara ela ta andando bem e toda solicitação de mais aceleração ela vai numa boa sem engasgos ou coisa do gênero.

É isso!
Imagem
ramoniaco

Tranquilo.... qd eu era motociclista de primeira viagem, cheguei a rodar quase 2 anos sem trocar o filtro de ar da minha.... qd troquei, tava preto nao, rsrsrsrs.... mas o carburador sempre afiadissimo.... moral da historia, cara, nunca o filtro influenciou na economia da minha... msm apos trocar... sempre se manteu a msm coisa.
pirata666

alguem tem um filtro cone igual a esse?
http://www.aliexpress.com/item-img/Free ... 72235.html
aqui no brasil tem para vender?
qual o preço?
precisou mexer na regulagem do carburador?
ficou bom?
gogarock
Contato:

pirata666 escreveu:alguem tem um filtro cone igual a esse?
qual o preço?
ficou bom?

tbm to querendo algo como esse pra minha, se alguém souber dá uma ajuda, :) se eu souber de algo aviso :D
Motociclista, secretário e fundador do Moto Clube Warrior Angels em Cascavel-PR
AJ Souza
Contato:

Também se por um infortúnio (deixa eu bater aqui na madeira 3 vzs toc toc toc...rs) alguem esbarrar em algum pedestre e pegar este cone deste filtro aí já era, ele perfura até a alma :shock:
Imagem
gogarock
Contato:

pirata666 escreveu:alguem tem um filtro cone igual a esse?
qual o preço?
ficou bom?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText

o preço é salgado, será que vale a pena?
e quando chove? kkkk
Motociclista, secretário e fundador do Moto Clube Warrior Angels em Cascavel-PR
RenanSP

AJ Souza escreveu:Ramoniaco...ta bom, eu meti a mão na massa...rs, mas sem a ceva, só depois de pronto derrubei algumas latinhas...kkkk
O filtro escolhido foi o da Titan 125 que praticamente quase entra no alojamento quadrado do original. Só um aviso aos marinheiros de primeira viagem e que não tem muita destreza com as mãos, em cortes, etc., o que não é o meu caso...rs prefiram uma faca destas grandes de cozinha e bemmm afiada, pois tu tens que despender certa força e o corte tem que sair reto. Com uma mão tu segura firmemente o elemento de papel e com a outra, por obvio né a faca...rsss Um estilete é inviável pelo pouco tamanho da lâmina, sendo muito flexivel e quebra fácil, além do risco de cortar um dedo...rs. Daí a faca ser mais segura e com mais apoio para exercer mais força, em movimentos de vai e vem e com pressão para baixo e antes de cada lado a ser cortada aquela borracha tu tens que afiar a faca, pois ela perde o fio fácil. Praticamente se corta toda a borracha rosa aquela que vem no filtro (para este caso do filtro da Titan). Corta-se rente ao papel para tirar toda a borracha. Se corta também uns dois milimetros de um dos lados do elemento papel e o quadro aquele do local do filtro não é bem retangular ele é levemente retangular, pois tem dois lados que são diferentes em tamanho, pois ao ajeitar o filtro com o quadro nota-se isso.

Uma constação minha com relação aos filtros vistos: eu peguei eles na loja e em comparação ao original que levei, o da pop e este aí da Titan 125, todos vem com aqueles foles (vamos chamar assim) muito juntos, diferentemente do original.

outra constação com o filtro da pop 100, ele só tem que cortar um pouco a borracha, pois ele quase que entra, só que na minha concepção de otimização de fluxo de ar, aquela borracha roupa uma porcentagem desse fluxo e não da para tirar alguns foles, estes são bem juntos.

O que que eu fiz depois que cheguei em casa com o filtro da Titan?! mais ou menos contei quantos foles tinha o original, que antes tinha deixado mergulhado na água por um dia para amolecer e facilitar no corte, daí com uma alicate puxei o filtro antigo do local dele. Depois com a ponta da faca raspei bem a parte sanfonada os resquísios que ficaram gravados o desenho de vai e vem do fole, a parte da sanfona. Bom aí com o estilete agora para este trabalho "isso pooode"...rs, eu abri alguns nas bordas, para facilitar em deixar eles mais abertos e não tão juntos, o mais parecido com o original, sem falar que eu cortei com a faca 1/3 daqueles foles.
Então coloquei a cola como o pessoal tem feito no entorno do quadrado em baixo rente a tela, mas como eu andei abrindo nas bordas de alguns foles, passei a cola com o dedo nas laterais do quadrado tb, afim de deixar sem possibilidade de entrada de poeira por algum canto, etc.
De modo que ta aí na foto o resultado, a cola de cilicone para altas temperaturas tem duas, uma preta e esta vermelha aí da foto, que ficou meio sujinho mas operável a traquinana toda aí e bem preso e vedado...rs.
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/211/sam2138.jpg/]Imagem[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

Também seguindo a sugestão do Jiro dei umas leves borrifadas de WD40 por sobre o elemento de papel para que as particulas de poeira sejam capturadas pelo óleo, digamos assim.
O custo da brincadeira é piada perto dos valores cobrados do original, filtro da Titan 125 16 pila, cola cilicine para alta temperatura 6 pila, total da brincadeira 22 pilas!!!!... :lol: :lol: :lol:

Já andei com a moto e ela ta respondendo legal, ta com a lenta melhor, nao tem engasgos e quando de brincadeira se acelera abruptamente na manete estas são sem estouros na câmera de ar do filtro o que as vezes raramente ocorria!, agora ta legal ela responde a aceleração que se dá abrupatamente e até agora não deu nenhum estourinho na camara de ar, a lenta legal. Vamos ver o quesito economia de combustível como ficou, na próxima média.

Um abraço!
Aj,

Muito bom o post explicativo. Pelo visto com um pouco de paciência não tem segredo adaptar o filtro de Titan na Shadowzeta.

Agora me diz uma coisa, depois de quase 2 meses como a moto tem se comportado, ela melhorou em baixa, e em alta, engasga?

Pergunto isso, pois minha Shadow veio curiosamente sem filtro, e curiosamente o mecânico onde estava a moto e foi feita a transação de venda me ofereceu um filtro usado de shadow "baratinho e inteiro" para vender. Como não posso acusar ninguém de nada, estou ainda considerando colocar um original (R$ 160 o mais barato que achei pelo ML) ou tentar adaptar esse da Titan.

Estou quase um mês com ela e descobri que to sem o filtro essa semana, pois na próxima semana tenho o bendito CONTROLAR paulistano agendado. Será que esse tempo rodando com a moto sem filtro pode me trazer muitas mazelas ao motor?

Fora essas questõezinhas que estou precisando consertar aos poucos (bateria, filtro de ar, vazamento na mangueira de arrefecimento, toda moto precisa de um dono que cuide) a moto é praticamente uma égua de força (ou um tanque) e estou muito satisfeito até o momento.

Bons ventos.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder