Alforge/Baú de Fibra/Couro/Plástico

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
RenanSP

Pessoal, fui lavar a Shadow hoje e descobri que o alforge (couro) do lado do escapamento está derretendo por baixo...

Também, não é para menos, está há mais ou menos 2 dedos de encostar no escape, ia derreter mesmo. Sorte que ainda não furou.

Alguém tem alguma dica de algum material que eu poderia revestir o alforge para evitar que derreta completamente?

Pensei naqueles papeis laminados de forno de cozinha mesmo, mas acho que aquilo serve para "manter" o calor não é?

Outra idéia que tive, seria levar em um tapeceiro, mandar ele forrar a parte debaixo com uma pequena ripa de madeira revestida em couro, e fixar na parte de dentro do alforge com outra ripa, deixando rigido...deixando a parte que pega no escape bem consistente. Mas também não sei se daria certo o investimento.

Qualquer dica caseira/gambiarra é bem vinda, não to afim de perder esses alforges.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
AJ Souza
Contato:

RenanSP escreveu:Pessoal, fui lavar a Shadow hoje e descobri que o alforge (couro) do lado do escapamento está derretendo por baixo...

Também, não é para menos, está há mais ou menos 2 dedos de encostar no escape, ia derreter mesmo. Sorte que ainda não furou.

Alguém tem alguma dica de algum material que eu poderia revestir o alforge para evitar que derreta completamente?

Pensei naqueles papeis laminados de forno de cozinha mesmo, mas acho que aquilo serve para "manter" o calor não é?

Outra idéia que tive, seria levar em um tapeceiro, mandar ele forrar a parte debaixo com uma pequena ripa de madeira revestida em couro, e fixar na parte de dentro do alforge com outra ripa, deixando rigido...deixando a parte que pega no escape bem consistente. Mas também não sei se daria certo o investimento.

Qualquer dica caseira/gambiarra é bem vinda, não to afim de perder esses alforges.
Se está derretendo talvez não seja de couro, talvez seja de corino. Mas vá em alguma funilaria (onde fazem chaminés para fogões/lareiras, calhas também) e pegue alguma sobra de metal galvanizado, corte com um tizorão no formato do fundo do alforge e deixe um pouco para fazer a curva. Esta curva é apenas logo que ele passa debaixo e aí apenas aparece um pouquinho na frente e atraz do alforge. Se não quiser não passa então, pois teria caso passasse que deixar igual no outro que não tá queimando...rs. Aí use uma arrebitaderira, mas primeiro fure o metal onde queres fazer os furos, fazendo alguns que acompanhem as bordas (pelo lado debaixo) e aí por dentro use outra chapa que coincida com os furos.
O ideal antes é já colocar as chapas a de fora e a de dentro uma por cima da outra quando furar para conicidirem os furos. Depois com a chapa debaixo meio que já coloque ela na parte debaixo do alforge e aí marque com algo que escreva no preto e com a furadeira fure o couro (no bom sentido...rsss) e ai sim sobreponha a outra por dentro e comece arrebitando pelos 4 quantos um de cada lado e alternadamente, depois sim arrebite o resto. Não precisa encher de rebite, de um espeçamento bom e na bordinha que passa um pouco também, se não quiser esta bordinha não precisa, só disse para proteger mais do calor, etc.
É isso, além de proteger do calor deixa mais estrutural e rígido.

É a minha dica, ao menos é o que eu adotaria nos meus, caso ocorrece isso...rs

Um abraço!
Imagem
cros
Moderador

Isso aconteceu comigo num Gripho, minha solução, suspender ele mais pra cima (amarrar bem) e colocar mais peso do lado esquerdo.

Noutro caso um camarada teve o mesmo problema com os de corino, então coloquei uma latinha de refri entre o alforge e o escapamento, ficou assim a viagem todas.

Então se pegar uma latinha e abrir recortar direitinho e fixar por baixo com rebite de couro também resolve.
Imagem
Miau
Moderador

já tive esse problema.. e a solução foi exatamente o que o cross falou.. suspender mais ele..

o meu tinha uma amarra no meio onde eu regulava o tanto que ficava pros lados.
cros
Moderador

Imagem
Imagem
RenanSP

Obrigado a todos pelas dicas.

Vou deixa-lo mais suspenso, e a curto prazo fazer esse trabalho da latinha que o Cros citou. Essa semana como estou sem tempo, e não tenho baú traseiro igual dessa lambreta ai acima, estou andando só com o do lado esquerdo, ta esquisito pra caramba! eheheheheheheheh
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Cema

Gente, não tive como ler as paginas anteriores... então se estiver repetindo peço desculpas....
To querendo comprar um bau da shad (devido ter alça) 45l (para tentar colocar 2 capacetes) na minha viraguinho... sei q ficará ridiculo pois n combina e nada com a moto... mas infelizmente to precisando devido a segurança q o alforge nao proporciona...
Alguém por acaso teria um? pq ta mto dificil de achar pra comprar, só pela net mas queria saber se cabe msm 2 capacetes... e outra coisa... atrapalha no corredor? levando em consideração que a minha moto é + baixa q uma esportiva...
Desde já agradeço por qq ajuda! :wink:
cros
Moderador

Cema escreveu:Gente, não tive como ler as paginas anteriores... então se estiver repetindo peço desculpas....
To querendo comprar um bau da shad (devido ter alça) 45l (para tentar colocar 2 capacetes) na minha viraguinho... sei q ficará ridiculo pois n combina e nada com a moto... mas infelizmente to precisando devido a segurança q o alforge nao proporciona...
Alguém por acaso teria um? pq ta mto dificil de achar pra comprar, só pela net mas queria saber se cabe msm 2 capacetes... e outra coisa... atrapalha no corredor? levando em consideração que a minha moto é + baixa q uma esportiva...
Desde já agradeço por qq ajuda! :wink:
Eu tinha uma Shad (só não lembro se era 45L ou 40, mas era grande) porém não dava 2 capacetes.
Imagem
Cema

cros escreveu: Eu tinha uma Shad (só não lembro se era 45L ou 40, mas era grande) porém não dava 2 capacetes.
atrapalhava no corredor?
AJ Souza
Contato:

Eu tenho um bauleto para dois capacetes (51 litros) que uso na minha shadow 600 e ando no corredor sem problemas.
Imagem
Responder