Mirage 250: Trocar corrente por correia

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
cros
Moderador

Miau escreveu:mas cros, motos top do tipo custom sao geralmente com correia.. tudo depende da aplicacao.

motos speed priorizam a velocidade e nao a manutencao. tenho certeza que a cada corrida de motos eles trocam a relacao.

pra mim e um saco a manutencao que uma corrente da
Então, eu não priorizo a facilidade da manutenção, mas sim a segurança e confiabilidade de um sistema que existe desde a fabricação da primeira bicicleta. Pra min que gosto de mecanica, limpar ou trocar uma corrente não é problema. (Isso vale pro carburador também!)
Imagem
Russo

cros escreveu:
Miau escreveu:mas cros, motos top do tipo custom sao geralmente com correia.. tudo depende da aplicacao.

motos speed priorizam a velocidade e nao a manutencao. tenho certeza que a cada corrida de motos eles trocam a relacao.

pra mim e um saco a manutencao que uma corrente da
Então, eu não priorizo a facilidade da manutenção, mas sim a segurança e confiabilidade de um sistema que existe desde a fabricação da primeira bicicleta. Pra min que gosto de mecanica, limpar ou trocar uma corrente não é problema. (Isso vale pro carburador também!)
Eu tenho em casa duas motos com corrente e carburador (CB400CR e Mirage 250) e outra com injeção e correia (Harley 1450) e, olha, vou te dizer: carburador é uma josta e corrente é outra, eheheheh...

Ah... em 1903 as Harley já usavam correia, bem antes de instalarem correntes nas bicicletas:

Imagem

Imagem

Mas, falando em correia em Mirages, o que é aquilo ali, na roda traseira da Mirage 650?

Imagem

Não dá prá ver direito, vamos aproximar um pouco:

Imagem

Ah... é uma correia dentada, eheheheh... e é de fábrica....
" A smooth sea never made a skilled mariner "
L0gan

Bom dia pessoal!

Instalei o kit de correia dentada da 3M motos.

Primeiras impressões:
-não existe mais aquele barulho da corrente(isso é óbvio, pois tirei a corrente, rsrssrs, mas é a primeira coisa que se percebe);

-não existe a sujeira deixado pela lubrificação da corrente;

-ganho na velocidade final, porém, perde-se um pouco de potência na saída(como a Mirage 250 não é uma moto para arrancadas fortes, então, isso é irrisório) mas o consumo diminui, antes à 80km/h o motor girava à 5500RPM, hoje com a correia dentada e uma velocidade à 100km/h o motor fica entre 5000 e 5500RPM.

Vamos ver agora se o tempo de vida é o que falam, em torno de 120mil Km.

A montagem foi mais ou menos simples, digo mais ou menos porque quando fui retirar a balança, estava muuuuuuuuuuito apertado :shock: , quase desisti, mas como já tinha retirado o pneu, os amortecedores, o pinhão e limpado toda a sujeira acumulada da corrente (isso porque sempre fazia a limpeza e aproveitava para limpar o acumulado na área que ficava pinhão) consegui uma chave apropriada tipo canhão com alongador de braço para dar mais torque, e depois de fazer muuuuuita força consegui despertar, fiquei até com medo de espanar a cabeça do parafuso e não ter como retirar a balança. Fora isso, a montagem foi bem simples, as peças se encaixam perfeitamente nas partes destinadas.

Aos camaradas que colocaram esse sistema de correia ou que desmontaram a balança por conta própria, ela é muito apertada mesmo?? Ou será que é algum tipo de veda rosca que eles colocam na hora da montagem que deixa a porca muito apertada??

Detalhe, depois que remontei a moto e fui testar, percebi uma melhora no equilíbrio. A única diferença é que não apertei a balança do jeito que estava, deixei-a apertada, porém, não do jeito que estava.

É isso aí!!! Bons ventos à todos!!!
xavier

Ufa, parabens Logan. Pelo menos um que achou fácil de instalar e gostou do equipamento. Achei que era so eu que tinha gostado e não achado somente defeitos.
Abraço.
tiger
Russo

L0gan escreveu:Bom dia pessoal!

-ganho na velocidade final, porém, perde-se um pouco de potência na saída(como a Mirage 250 não é uma moto para arrancadas fortes, então, isso é irrisório) mas o consumo diminui, antes à 80km/h o motor girava à 5500RPM, hoje com a correia dentada e uma velocidade à 100km/h o motor fica entre 5000 e 5500RPM.
Ae Kamerad:

Essa alteração no comportamento da moto, mais fraca em arrancadas e maior velocidade final indica que a relação da sua motoca ficou mais "alongada" e isso tem à ver com a correia em si mas sim com o número de dentes da nova coroa e do novo pinhão.

A relação original da Mirage é de 3,28:1, que resulta da divisão da coroa de 46 dentes pelo pimhão de 14 dentes. Esses dados que você postou ( 100 km/h entre 5000 e 5500 rpm) são compatíveis com uma relação de 2,55:1, o que equivale a um pinhão de 18 dentes.

VocÊ pode obter mais informações nesse tópico: viewtopic.php?t=2349
L0gan

Russo escreveu:
L0gan escreveu:Bom dia pessoal!

Ae Kamerad:

Essa alteração no comportamento da moto, mais fraca em arrancadas e maior velocidade final indica que a relação da sua motoca ficou mais "alongada" e isso tem à ver com a correia em si mas sim com o número de dentes da nova coroa e do novo pinhão.

A relação original da Mirage é de 3,28:1, que resulta da divisão da coroa de 46 dentes pelo pimhão de 14 dentes. Esses dados que você postou ( 100 km/h entre 5000 e 5500 rpm) são compatíveis com uma relação de 2,55:1, o que equivale a um pinhão de 18 dentes.

VocÊ pode obter mais informações nesse tópico: viewtopic.php?t=2349
Ae Kamerad,

Hoje contei os dentes da polia tracionadora, que são 20, e da polia tracionada que são 56. Com esses dados temos uma relação de 2,8:1.

Obrigado pelas dicas.
Russo

L0gan escreveu: Ae Kamerad,

Hoje contei os dentes da polia tracionadora, que são 20, e da polia tracionada que são 56. Com esses dados temos uma relação de 2,8:1.

Obrigado pelas dicas.
BINGO! eheheheh... isso é uma característica da todas as motos que usam correias dentadas.

O diâmetro da polia tracionadora (pinhão) tem que ser maior porque o limite de curvatura da correia dentada é inferior ao da corrente, por isso o número de dentes aumenta e o número de dentes da polia tracionada (coroa) também tem que aumentar para que a relação não fique extremamente longa.

Desde 2005 eu uso motos com correia dentada:
- na minha ex-Suzuki Savage (650 cc e 34 CV) a relação era de 2,95:1 - 68/23
- na minha ex-Sportster 883C (883 cc e 50 CV) a relação era de 2,42:1 - 68/28
- e na atual Softail FXSTD (1450 cc e 78 CV) a relação é de 2,18:1 - 70/32
Miau
Moderador

Miau escreveu: O kit é composto de:
1 polia frontal de 20 dentes
1 polia traseira de 56 dentes (ficamos com uma relação esquisita de 2,8:1)
1 correia dentada Gates Poly Chain GT Carbon 14MGT-1890 de 135 Dentes e 3/4 de largura

hehe nem precisava ter se dado ao trabalho..

mas na minha opniao essa diferença de proporção em comparação a relação original prejudica a moto nos seguintes aspectos:

- vc precisa de mais RPMs para fazer o trabalho que a corrente fazia, isso quer dizer que:

- o desenvolver da velocidade fica bem mais lento..
- andar garupado e com a moto carregada faz ela sofrer mais ainda..
- o consumo aumenta bem também pois vc trabalha com mais RPMs
- motor trabalha mais aquecido e num ritmo médio maior em relação ao kit original. ou seja, a longevidade do motor e peças relacionadas duram menos.. mas isso a longoooo prazo..

Antes eu subia um ladeirão que tem aqui de 2ª marcha.. agora tenho que jogar de 1ª senão ela vai enfraquecendo drasticamente.

dados os benefícios da correia que já comentei anteriormente.. se eu pudesse ter experimentado esse kit correia antes de comprar.. não teria trocado.

bom, isso pq meu perfil é de exigir tudo da moto principalmente em retomadas, arrancadas, ultrapassagens, andar heavyloaded etc e tal.

agora se eu andasse sozinho e com a moto mais light.. teria comprado novamente a correia =)
BetoCB

Uma duvida: no sistema de corrente ocorre o desgaste dos tres itens (coroa,corrente,pinhão). No sistema de correia o desgaste é só nela?
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
xavier

Cada um com sua opinião:
- Tenho a minha Mirage quase que somente para viagens de passeio, então 90% em estradas;
- Ando praticamente 100% das vezes com garupa e alforges carregados e até agora não tive problemas de desempenho, vibrações e falta de potencia;
- Como ela ficou mais longa e quinta + overdrive, ficou uma delicia soltar seus cavalos na estrada e curtir a viagem;
- A reversão é possivel a qualquer hora, inclusive recuperando o investimento feito, ja que pode se vender o kit correia e instalar a corrente novamente;
- Por fim, eu trocaria novamente a corrente pela correia a qualquer hora, considerando que suas vantagens são infinitamente superiores aos inconvenientes, se é que eles existem.
Abraço a todos
Elmar
tiger
Responder