Boa noite pessoal,
passando minha experiência, rodando com e sem a bomba. Minha shadow é uma 600 ano 98. tenho a moto a uns 7 meses e ela veio com a bomba, até então tudo tranquilo, no começo achei o consumo um pouco alto, mas hoje vejo que era falta de prática com ela. Depois de uns 3 meses, começou a falhar em alta, eis que um dia ela me deixou na mão. Graças ao fórum nem procurei defeitos, já condenei a bomba e fiz a ligação direta, e confesso que a principio não vi diferença (consumo, dirigibilidade e tudo mais, apenas pra pegar senti uma piora bem leve), Mas acostumei a rodar sem a danada, eis que a duas semanas resolvi tirar trocar a lanterna original e vejo os fios do relê da bomba todos descascados e quase quebrados, refiz a fiação, isolei tudo. E vi que tinha os 12v na saida da fiação novamente, coloquei a bomba novamente pra testar e tudo ok desde então.
A Conclusão que eu tiro hoje com mais experiência com a moto, é que ela perde um pouco do arranque sem a bomba, e a aceleração parece ter ficado mais redonda em baixa.
Mas se ela queimar ou algo do tipo, eu não compraria outra, voltaria a rodar sem tranquilamente, fiquei uns 4 meses e não tive nenhum problema.
Moto: Shadow 600 98 / Consumo: com e sem a bomba 21km/L / Escapamento JJ
Shadow VT600: Bomba de Gasolina e Torneira
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
Dsantos, bacana seu relato, mas vale frizar algo nisso td... o problema da bomba, é q qd ela dá defeito a gasolina costuma vazar.... e adivinha onde essa gasolina vai chegar??? e imagina só vc acabando de parar a moto com o motor fervendo.... imagina a cena... é de se pensar amigo. Daí o pq do apelido de moto-incendiária (no início dela).... Gde abraço.
Bom dia amigos!
Sempre fiquei como diazia a minha avó "incafifado" com esta história de rodar com a "bomba" da bomba ou sem a bomba...rs. Confesso que ainda na estirpei este "orgão" com propensão a dar defeito ou piromaniáco...rs. Não consigo aceitar a idéia de ter sido feito um projeto de uma moto onde um engenheiro fez estudos de desempenho, de fluxo o escambau mais dizendo que ali vai haver uma bomba e aí ela pode "funça" sem a bomba
...rs
O que eu reparei das leituras aqui (já li todo este tópico e outros) e até do próprio uso na minha, onde volta e meia tiro o banco e checo as ligações das mangueiras e fios, é que quando ela bate reserva a bomba por um período curto até o sintoma atingir os cilindros e causar a falta de combustível e por consequência as falhas de combustão, onde viramos a torneirinha, este tempo da falha e a "virada da torneirinha" para a reserva a bomba meio que trabalha no seco e isso deve afetar o diafragma, esquenta e coisa e tal.
Daí que isso ocorrendo constantemente pelo uso acho (opinião minha) que é fator que contribuí para os muitos defeitos que há nessa peça, pois a bomba trabalha no seco, mesmo que por pouco tempo, até o barulho dela a gente vê que é estranho quando isso ocorre.
Com isso, como eu sei as médias da minha moto e estas são bem regulares, tenho evitado de deixar a torneirinha para acusar o modo reserva, ou seja para baixo. Agora deixo sempre ela para cima.
Repito isso é a pratica que eu uso, não sendo indicada para quem não tem a moto revisada ou com médias não muito regulares.
Um abraço!
Sempre fiquei como diazia a minha avó "incafifado" com esta história de rodar com a "bomba" da bomba ou sem a bomba...rs. Confesso que ainda na estirpei este "orgão" com propensão a dar defeito ou piromaniáco...rs. Não consigo aceitar a idéia de ter sido feito um projeto de uma moto onde um engenheiro fez estudos de desempenho, de fluxo o escambau mais dizendo que ali vai haver uma bomba e aí ela pode "funça" sem a bomba
O que eu reparei das leituras aqui (já li todo este tópico e outros) e até do próprio uso na minha, onde volta e meia tiro o banco e checo as ligações das mangueiras e fios, é que quando ela bate reserva a bomba por um período curto até o sintoma atingir os cilindros e causar a falta de combustível e por consequência as falhas de combustão, onde viramos a torneirinha, este tempo da falha e a "virada da torneirinha" para a reserva a bomba meio que trabalha no seco e isso deve afetar o diafragma, esquenta e coisa e tal.
Daí que isso ocorrendo constantemente pelo uso acho (opinião minha) que é fator que contribuí para os muitos defeitos que há nessa peça, pois a bomba trabalha no seco, mesmo que por pouco tempo, até o barulho dela a gente vê que é estranho quando isso ocorre.
Com isso, como eu sei as médias da minha moto e estas são bem regulares, tenho evitado de deixar a torneirinha para acusar o modo reserva, ou seja para baixo. Agora deixo sempre ela para cima.
Repito isso é a pratica que eu uso, não sendo indicada para quem não tem a moto revisada ou com médias não muito regulares.
Um abraço!

Amigos, não entendi essa de perder 1/1.5L de gasolina na autonomia quando se tira a bomba. A moto gasta um pouco mais ou sem a bomba de gasolina ela não consegue usar toda a gasolina que fica no tanque ?
Como funciona a questão de reserva quando tira a bomba de gasolina ? Digo isso pois as vezes preciso andar um pouquinho na reserva, já que gosto de abastecer sempre no mesmo posto.
Como funciona a questão de reserva quando tira a bomba de gasolina ? Digo isso pois as vezes preciso andar um pouquinho na reserva, já que gosto de abastecer sempre no mesmo posto.
ozzy, ainda sim vc terá a reserva, a diferença é que, pense que qd sua reserva acabar, e a moto apagar, vc ainda terá quase outra reserva no tanque q não conseguirá usar, pela ausência da bomba.... mas no mais, é igual.
Vamos combinar meus amigos, deixar acabar a gasolina de uma moto é duro heim, eu ando 100 km e paro para abastecer logo vai uns quinze reais, então para que deixar chegar na reserva, lógico que as vezes pode dar um esquecimento, mesmo assim a reserva funciona mesmo sem a bomba já aconteceu comigo, virei a torneira e cheguei a um posto a 15 km do local sem problemas nenhum, o que mais eu acho interessante é que já foi lido e relido este assunto, e provado que a moto anda igual sem a bomba, um o outro que não deu certo e posso garantir que era apenas alguma regulagem pois a grande maioria que tem shadow 600 e teve problemas com a bomba, simplesmente arrancou e pronto, o unico cuidado que eu acho que tem que ter é o capricho de fechar a torneirinha dela quando for ficar parada por muitos dias para evitar de ter um cisco na agulha do carburador e a gasolina entrar no motor e dar calço hidraulico, a bomba eu acho que nada mais serve como valvula solenoide, para evitar dar calço hidraulico, pois a turma que conheço de shadow e andamos junto todas andam sem bomba e com coroa da CB 500, e olha que viajamos bastante e nunca paramos por problemas mecanicos simplesmente uma boa revisão e estrada nela............
-
Maicon Cunha
- Contato:
Pessoal, eu comprei minha sombra faz 3 meses, ela não tem bomba de combustível e funciona normal. Porém como sou novo com a moto ainda não tinha utilizado a reserva, sempre abastecendo antes dela entrar na reserva. Esses dias resolvi fazer um teste e "deixei" ela bater reserva, começou dar uns pipoco e morreu. Só que quando eu girei a chave da reserva ela não pegou. Logo corri para um posto e coloquei dois litros de gasolina de um saco plástico na moto. Depois levei ela par abastecer e no total foram 8 litros de gasolina. Será que o duto da reserva esta com problema? Detalhe, era manhã, estava frio, e a moto estava fria, será que isso tem a ver? Ou seja, estou com dúvida se a reserva da moto está funcionando!
maicon, é assim mesmo, sem a bomba ela pega pouca gasosa.... o que vc tem de prestar atenção é em relação a valvula da reserva.... um amigo meu tem uma shadow 98 e a dele é invertido, qd poe na reserva na verdade esta tirando da reserva, meio maluco isso...
-
Maicon Cunha
- Contato:
Vou testar isso da valvula invertida. O que é complicado é que pelas minhas contas eu teria apenas 7,5 l de gasolina para rodar, o que dá uma autonomia de 150 km apenas. Não que eu rode muito mais que isso sem parar, o problema é que em alguns lugares não é tão facil achar posto de combustivel.ramoniaco escreveu:maicon, é assim mesmo, sem a bomba ela pega pouca gasosa.... o que vc tem de prestar atenção é em relação a valvula da reserva.... um amigo meu tem uma shadow 98 e a dele é invertido, qd poe na reserva na verdade esta tirando da reserva, meio maluco isso...
- Vasco Paiva
- Contato:
Boa tarde pessoal, tirem-me um duvida a minha bomba de combustível está inoperante, quero tirar la e deixar a gravidade tomar conta do caminha o que podem me dizer, aguardo retorno obrigado
Hercules