Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
diegosanches
Contato:

Opa.

Obrigado pela resposta Jirschik.

Uso ela diariamente para ir ao trabalho. Inicialmente queria apenas para ir ao litoral onde moram meus pais, poder viajar com minha namorada e curtir as custom, mas cara, pegar linha vermelha do metrô de manhã é ruim d+.

Ela quase não tem problema, aparentemente apenas esse, então irei fazer os procedimentos que você disse, tenho que levar ela no mecânico pra trocar o Patim de Freio traseiro (que aliás, na autorizada e um absurdo) e já peço para dar uma olhada nesses itens.

Aproveitando, ultimamente eu troquei o guidão devido à uma queda que tive na marginal (Em frente à mercedes benz De Nigris), que foi muito simples, mas entortou o guidão e quebrou meu orgulho =(
Na troca do guidão, o mecânico da autorizada mexeu nos comandos elétricos (próximo aos manicotos) e o comando da direita foi mal encaixado, me deixando sem seta esquerda, então consegui arrumar por conta (Bastava abrir, e retirar os residuos de oxidação interno).

Acha que algo ridículo assim poderia fazer isso com a partida?

Enfim, estou feliz e satisfeito com a Sabrina (Moto)

Abraço e obrigado novamente (put* merd*, eu falo muito)
Mirage 250 EFI - Sabrina
jirschik
Moderador
Contato:

diegosanches escreveu:Opa.

Obrigado pela resposta Jirschik.
...tenho que levar ela no mecânico pra trocar o Patim de Freio traseiro (que aliás, na autorizada e um absurdo) e já peço para dar uma olhada nesses itens...
Precisei trocar o patim de freio da Mirage250 com 27.000km, pois uma lona descolou do patim. Acho que isso aconteceu por que a lona ficou colada no tambor ao guardá-la após o uso em um dia de chuva. Mas é apenas especulação. Paguei ~R$30,00 nas lonas (kit), compradas pela internet. Eu fiz a instalação.

Neste tópico deve ter fotos de manutenções elétricas que já fiz. Costumo polir os contatos sujos com um polidor de metais e quando encontro parafusos enferrujados eu também troco, mas procuro por similar em lojas de ferragens.
Imagem
diegosanches
Contato:

Interessante saber que você mesmo quem trocou seus patins.

Precisa de grandes ferramentas para isso? Pois acho um abuso o preço cobrado pelas autorizadas só para trocar uma peça que não leva nem 10 minutos =/

Vlw pela Dica, vou procurar seus tutoriais sobre manutenção elétrica.
Mirage 250 EFI - Sabrina
jirschik
Moderador
Contato:

Diego, não vou entrar em muitos detalhes sobre freios, pois este tópico é sobre problemas elétricos. Mais dicas sobre freios, veja aqui:

viewtopic.php?f=40

...ou no post que fiz sobre o assunto:

viewtopic.php?p=215732#p215732
Imagem
madbrotto

o problema do sensor de pezinho, chegeui a desconfiar que a minha esta apagando por causa disso, como faço pra isolar? Perco a garantia se o fizer?

Grato.
Miau
Moderador

Tem um topico especifico sobre o sensor do pezinho.. la tem ate tutorial de como recondicionar de forma definitiva pois é um dispositivo de seguranca
madbrotto

Muito obrigado Miau.
engand

jirschik escreveu:, levei a moto na KBX e acompanhei as atividades do mecânico Marco, que trabalhou muito bem, me explicando os detalhes.
Jirschik, deixei a moto agora cedo na KBX e o Marco ainda está lá. Fiquei um pouco mais tranquilo.

Agora acredita que no percurso de 10km de minha casa até lá a moto não deu problema algum??? Deixei a moto lá aparentemente perfeita, para uma revisão preventiva. Nada dos problemas de Domingo...

Com mais essa informação, (alguém) arriscaria algum outro diagnóstico? Sistema EFI ou sensor do pezinho mesmo? Mas como que as coisas se resolvem por si mesmas? Desde que ela parou problemática no Domingo e da ter pego ela hoje, não fiz nada na motoca...

Abraço,
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
jirschik
Moderador
Contato:

Um dos grandes inimigos dos componentes eletrônicos é a alta temperatura. Com o aquecimento, os dispositivos semicondutores (circuitos integrados, transistores, tiristores, etc.) tem seus limites de funcionamento ultrapassados e assim apresentam falhas intermitentes. Um efeito físico que causa aumento de temperatura nestes dispositivos é a passagem de corrente elétrica. Ao projetar o circuito elétrico do veículo, determina-se o consumo médio dos dispositivos (lâmpadas, velas, CDI, etc) e adiciona-se uma margem de segurança, que não deve ser muito grande, pois isso implica em aumento de custo do produto.

Baseado nas histórias e prática, digo que o retificador original dos primeiros modelos da Mirage250 EFI são insuficientes para o consumo de seu circuito ou que essa margem de segurança é muito pequena e que não dá liberdade para o proprietário instalar acessórios, pois isso consumiria mais corrente elétrica. Outros desvios também podem existir, como a qualidade de fabricação do retificador, mas não tenho como comprovar isso, pois nunca fiz um estudo dedicado à isso. Se a Kasinski me pagasse para isso, aí eu faria.

Então, sobre os 10km que você rodou sem problemas, eu acredito que não foram suficientes para causar um sobreaquecimento no retificador (por exemplo), que poderia apresentar a falha de não gerar tensão e corrente elétricas suficientes para o sistema EFI, que se não for corretamente alimentado, apresenta falhas de leitura de seus diversos sensores e assim controlaria erroneamente os bicos de injeção, que resultaria em "engasgos".

Por que essas falhas não são sanadas nas oficinas? Porque normalmente o mecânico faz as medições na motocicleta em situações que favorecem, sem dar tempo de esquentar o motor, sem vibrar mecanicamente como se estivesse em uso, etc. Além disso, a concessionária nunca dará o veredicto que o retificador é insuficiente, à não ser que haja um recall oficial emitido pela marca. Se a concessionária fizer essa declaração e isso vier à público, ela pode ser até mesmo descredenciada, por "denigrir" a marca.

Então, meu amigo, a solução para curtir bem a máquina é se valer de muita informação, estudar e até mesmo, arriscar em seguir as recomendações encontradas em fóruns, como o MotosCustom. Sobre esse caso de retificador, por exemplo, é fácil você encontrar relatos de pessoas que levaram sua Mirage250 EFI para trocar o retificador até umas 3 vezes e só teve o problema solucionado depois que instalou um mais reforçado, como o da Honda Falcon, por exemplo. Agora, ponha "na ponta do lápis" os custos (tempo, combustível/transporte com guincho, deixar de ir em um passeio, ser zuado pelos amigos, RAIVA, ÓDIO, etc.) de dispor a moto para manutenção por 3 vezes, contra a possibilidade de trocar por uma peça melhor e definitiva. Não vou tirar sua razão sobre "a marca deveria ser responsável e resolver o problema"; concordo 100% contigo. Mas, enquanto estamos em um país onde "o gigante está acordando", eu termino essa análise com a seguinte frase: "Lamento, mas isso é o que temos para hoje!" :x
Imagem
engand

Valeu jirschik, essa dica está anotada: retificador da Falcon!

Mas acredito que o problema da minha moto não deve ser esse, pois no Domingo ela começou a dar o problema logo de cara após ligar, piorando com o percurso. Eu deveria ter voltado e não ser cabeça dura de querer a continuar a levar a patroa na casa dela, pois após uns 5km ficou muito ruim conduzir a moto.

De qq forma, o mecânico Marco falou que vai andar uns 20km com ela para testar legal e inclusive sentir o cheiro de queimado na traseira.

Assim que a "concessionária" me ligar, posto aqui p vc saber e enriquecer o debate. :)

Abraço!
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
Responder