Galdino escreveu:Na opinião de vocês , qual a melhor configuração para a RELAÇÃO a ser colocada na Sombra.
E porque?
OBS1: Tenho escape aberto e queria diminuir a vibração nas estradas.
OBS2: Moro em Minas Gerais e minha cidade tem bastante morro.
Algumas opções que ja ouvi falar:
16/44 (original)
15/40 (CB 500)
17/42
17/44
16/40
É melhor diminuir a coroa ou aumentar o pinhão.????
Saudações Galdino
Pelos meus cálculos, a melhor relação para a nossa Sombra, é a de 40x16 dentes, ou seja, coroa de 40 dentes (CB 500) e pinhão de 16 dentes (original da Shadow).
Vejamos:
44x16=2,75
42x16=2,625
44x17=2,588
42x17=2,470
40x17=2,352 40x16=2,50
40x15=2,666
Dentre estas, achei melhor colocar a relação 40x16=2,50 não tão reduzida como a original 44x16-2,75 e nem tão alongada como a 40x17=2,352.
Fica uma mistura bem equilibrada, já que privilegia a economia de combustível e menor rotação do motor (baixa em torno de 800 a 1000 rpm).
Em região serrana, com garupa e bagagem nos obriga a cambiar um pouco mais, mas em compensação as marchas ficam mais longas e vc passa a ter uma quarta marcha mais longa e uma quinta "overdrive".
No mais, estamos à disposição.
Abraços.
Quanto tinha minha sombra, troquei a relação para 17/44.Melhorou muito o consumo e não senti tanta diferença em estradas da serra.Não achei que o motor ficou fraco em subida e sempre andei com a garupatroa indo para gramado/caxias e circuito serrano.Notei que andando na mesma velocidade com a relação original, melhorou também a vibração.
zeabreu
valeu pelas dicas galera!
comprei um pinhao 17 hoje de manha..
quando chegar eu troco e faço o teste!
a intenção é melhorar um pouco a final...
tenho escape aberto e com punho fechado nao passa de 130.
as vezes dá uma insegurança para ultrapassar na BR 101 (onde o limite é 120km/h).
já aproveitando o post...
alguem sabe como funciona a relação se alterar para correia ao invez de corrente?
vi uns kits no mercado livre.. mas achei muito caro.. ai eu tava pensando em procurar as polias e correias aqui na minha cidade mesmo.. só nao tenho nem ideia de como é essa relação.. se é por "dente" q nem corrente.. ou o q...
Já coloquei, pela terceira vez, a relação 40 X 16... digo com conhecimento de causa: é bem melhor para que pega estrada sem garupa. A moto tem um giro menor, com velocidades mais altas, se comparada com a relação original. Contudo, ela perde um pouco de força, principalmente com bagagem e garupa, mas nada que não possa ser resolvido trocando marchas.
galera, troquei o pinhao para 17 dentes, optei por nao trocar corrente (original) nem coroa (orig 44)..
o espaço do pinhao ficou BEM apertado, e quando eu reduzo, a vibração da corrente faz ela bater e dá uns estralos metalicos q nao me agradaram...
nas primeiras voltas foi ruim de ouvir.. depois acostuma..
vou esperar mais uns km pra ver se diminuem essas batidas..
se nao tiver jeito, dai acho que vou acabar trocando pra 16/40..
o ganho foi bom.. na arrancada nota-se um pouco a falta de força.. nada q atrapalhe.. e na final ganhei uns 10km/h..
ex Honda CG 125 - 95 ex Yamaha XT 255 - 98 ex Honda Shadow 600 - 2003 atual Suzuki Vstrom 650 - 2010
Andreazza a recomendação é "sempre" trocar o conjunto coroa,pinhão,corrente porque se vc troca apenas um dos componentes o desgaste é diferente, ocasionando estes estalos que falou.Vc está com a mesma relação que usei na minha e achei que ficou muito bom.
É uma análise de desgaste que fiz no kit relação da Mirage250. A idéia é a mesma para a Shadow600.
p*rra hein, o pinhao da minha nao tava assim nao! heheeh
de qualquer jeito, vou ver quanto tá um corrente nova..
achei no site da vaz por 162 dilmas..
agora to na duvida entre coroa de 42 (R$ 70) ou 43 (R$ 73) dentes...
17/44= 2,58 (tenho agora)
17/43= 2,52
17/42= 2,47
to com medo que de 42 fique muito fraca.. minha regiao tem muita serra.. alguem ja usou essa relacao? acho q vou pra 43...