Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

RDJ_Maverick escreveu:...Quem sabe, algum dia, eu mesmo não troque os rolamentos da minha Shadow, não é ???
Hoje eu já faço isso com mais tranquilidade, se precisar. Veja só:

viewtopic.php?p=173786#p173786
Imagem
wagner_salsa

Maverick, eu cobro R$ 50,00 pela mão de obra da troca da sua tampa do radiador, rs. Já fica mais barato que a Honda. Fez o teste com a tampa do Civic? E esse valor que te deram lá para "pequenos reparos" é o mesmo que me cobraram por um disco de freio, R$ 1.726,00. Como já disseram por aqui deve ser folheado a ouro, rs.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
RDJ_Maverick
Contato:

Não pude fazer, Wagner... no dia acabei ficando sem tempo...

Vou tentar este final de semana, e posto na segunda, beleza ???
-= Maverick =-
Imagem
-= Osasco-SP =-
RenanSP

Lá vem eu com situações exdruxulas com relação ao arrefecimento de novo...

Final de semana completei o liquido de arrefecimento.

Hoje de manhã indo ao trabalho, notei (na verdade um tiozão que passou por mim avisou) que havia agua saindo por debaixo da moto.

Até ai fiquei tranquilo, porque sempre que completo "a mais" o liquido vaza um pouco pelo ladrão. Ok, normal. Mas foi só o tiozinho passar por mim que olhei para baixo de novo e percebi estar saindo maior fumaceira do radiador, isso com a moto parada em um congestionamento que nao tinha para onde sair.

Por sorte parei num posto próximo e esperei o motor esfriar, para abrir a tampa lateral ao guidão e completar o nível.

Beleza, fui checar o nível lateral (aquele do lado do guidão) e estava ok.

Fui completar o reservatório do lado direito da carenagem, e para minha surpresa também estava quase no nível, sendo que, após colocar umas 100ml tornou a vazar pelo ladrão.

Ai a dúvida que surgiu foi a seguinte: será que se completar acima do nível indicado o sistema joga TODO liquido de arrefecimento fora pelo ladrão?

Inspecionei o reservatório de agua de um modo geral e não constatei vazamentos. Alías, eu vivo desmontando a moto e sempre procuro por vazamentos.

E quanto a fumaça, não consegui achar outra explicação senão que a agua foi jogada em excesso ao radiador, que por sua vez estava bem quente e fumaçou. O que seria "normal" quando chove por ex.

Algum pitaco diferente?

Sei que fiz o relatado acima e tomei rumo até o trabalho (faltava uns 2 km de onde parei) o motor deu funcionamento normal e não deu esse piripaque...

Algo parecido já aconteceu com algum irmão aqui?

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
RenanSP

Bom,

Acho que resolvi meu "problema".

Constatei que a moto estava jogando pelo ladrão uns 600 ml de agua do reservatório de expansão que tem a capacidade de 1,6 litros (o que eu completava ela jogava fora).

Lendo sobre o assunto na internet vi que esse reservatório além de obviamente reservar a agua necessita de um "espaço" também para o ar sob pressão do sistema de arrefecimento, então, obviamente se eu completar "até a boca" quando o ar sob pressão descer ao reservatório ele vai expulsar o excedente do liquido.

Só não entendi porque no começo da semana ela jogou TANTO liquido fora...de repente eu tenha colocado muito mais agua do que o indicado, o que culminou no entupimento do reservatório e mangueiras e na consequente expulsão de ar + liquido.

Então acredito que foi isso, como vou viajar no domingo sabado devo passar no mecânico e tentar esclarecer se foi isso mesmo.

Fica o relato para quem não tem muita experiência com moto refrigerada a liquido, o que é meu caso.

Bons ventos.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
AJ Souza
Contato:

Renan será que não há problema no termostato que não ta abrindo a contento aí forçando o sistema, com uma pressão além do normal, de modo que o líquido de arrefecimento não circula pelo sistema?
Ou a tampa do radiador não está boa, de modo que sia a pressão por aí e não pressuriza o sistema direito?
Estou me basiando na lógica dos carros...rs
Imagem
RenanSP

AJ Souza escreveu:Renan será que não há problema no termostato que não ta abrindo a contento aí forçando o sistema, com uma pressão além do normal, de modo que o líquido de arrefecimento não circula pelo sistema?
Ou a tampa do radiador não está boa, de modo que sia a pressão por aí e não pressuriza o sistema direito?
Estou me basiando na lógica dos carros...rs
Não sei AJSouza, agora fiquei mais encucado.Mas acredito que a lógica é quase a mesma que as dos carros.

De toda forma, não estou sentindo a moto esquentar muito nesses dias, exceto, é claro, se eu ficar parado muito tempo no trânsito. Então ACHO que o liquido esta circulando normalmente.

Mas será que se o termostato não operar direito, culminando na não circulação do liquido que por sua vez não refrigeraria o motor, será que não comprometeria o desempenho do motor? Porque a moto também está uma manteiga, ou um "tiro" como dizem por ai. No carro também seria assim?

Eu evito levar a moto em oficina, acho um porre encostar por coisas que geralmente com paciência e boa vontade podemos resolver em casa (exceto parte elétrica, isso eu juro que passo longe)...mas tem hora que não tem jeito...
xandypf

Galera comprei minha primeira moto e já peguei de cara Shadow 600 ano 2001.. xonei nela não tem como..
Mais não sei nada de moto muito menos de manutenção, e p ajudar minha cidade nem tem mecânico que mexa com este tipo de moto. se alguém poder me dar umas dicas agradeço de manutenção preventiva.

Estou com duvida a respeito do arrefecimento , água mais aditivo e coloco perto do guidão
como vi neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=dpxR6R3S0dA
Porem minha duvida eh, na roda de traz tem um reservatório como consta no manual pg 23
este reservatório deveria ser enchido pelo bocal que tem la, ou pela tampa do radiador msm como no vídeo?? ou aquele reservatório não se enche ?? Help pliz..
Não rodei com a moto Porem pelo pouco tempo ela ficou ligada acho que estava muito quente, não o sei se isto e normal, apesar de ventoinha funcionar normal e não contar aquecimento no painel..
RDJ_Maverick
Contato:

xandypf escreveu:Galera comprei minha primeira moto e já peguei de cara Shadow 600 ano 2001.. xonei nela não tem como..
Mais não sei nada de moto muito menos de manutenção, e p ajudar minha cidade nem tem mecânico que mexa com este tipo de moto. se alguém poder me dar umas dicas agradeço de manutenção preventiva.

Estou com duvida a respeito do arrefecimento , água mais aditivo e coloco perto do guidão
Porem minha duvida eh, na roda de traz tem um reservatório como consta no manual pg 23
este reservatório deveria ser enchido pelo bocal que tem la, ou pela tampa do radiador msm como no vídeo?? ou aquele reservatório não se enche ?? Help pliz..
Não rodei com a moto Porem pelo pouco tempo ela ficou ligada acho que estava muito quente, não o sei se isto e normal, apesar de ventoinha funcionar normal e não contar aquecimento no painel..
Nos 2, brother...
-= Maverick =-
Imagem
-= Osasco-SP =-
RenanSP

xandypf escreveu:Galera comprei minha primeira moto e já peguei de cara Shadow 600 ano 2001.. xonei nela não tem como..

Aquele reservatório próximo ao banco é o reservatório de expansão. Deve ser completado no limite que fique sempre em "UP" nunca acima ou nunca abaixo disso.

Acima disso, pode ser perigoso "pegar pressão" demais e a moto jogar tudo pelo ladrão. Pelo menos foi o que o mecânico me disse ter acontecido com a minha, conforme relatei na página anterior.

Outro risco seria estourar esse compartimento, ai o prejuízo fica alto. Bem alto.

O reservatório que fica no "pescoço" da moto deve ser completado também, se o seu nível estiver baixo.

Tentem dar uma olhada na pg. 2 do capítulo de arrefecimento do manual de serviços, da para se entender melhor como funciona o sistema.

Não tem muito segredo, mas se você pegou a moto a pouco tempo seria interessante se assegurar que esse sistema está funcionando corretamente.

Boa sorte!
Responder