Mirage 650: Opiniões de proprietários

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder

Voce está satisfeito com sua 650?

Sim
168
84%
Não
31
16%

Total de votos: 199
Sasquatch

Rinaldo Hirai escreveu:Bom dia a todos!

Sasquash, a sua moro não falhava, mesmo estando com o radiador seco devido ao vento na estrada que resfriava o bloco do motor e também o compartimento onde estava o sensor de temperatura(na mesma peça onde fica a válvula termostática), sem agua no radiador não há o que o sensor monitorar de temperatura.
O sensor no radiador("cebola") na verdade é um rele térmico, ou seja o rele aciona a ventoinha em função da temperatura da agua no radiador.
A moto apesar de ter radiador, acaba em condições de vento se resfriando como as motos sem radiador, mas as aletas dos cilindros não são eficientes como as de motores refrigerados a ar, estes tem aletas grandes as nossas quase não tem aletas.
Os motores de carros tudo esta dentro de compartimento "cofre do motor" e só o radiador se beneficia do vento para refrigerar, nas motos o motor esta exposto e ajuda no resfriamento.

O reservatório de agua é mais um deposito de excesso que é expulso do sistema de refrigeração, pois na tampa do radiador tem uma válvula que abre com o excesso de pressão
e o excesso fui por um orifício que tem uma mangueira que o leva ao reservatório, como normalmente este excesso esta quase vaporizado, o fluido no reservatório serve para esfria-lo, mas o reservatório não completa a agua do radiador como em sistemas "selados" de alguns carros que trabalham sob alta pressão no circuito de resfriamento.
Se o excesso que é expulso do radiador fosse simplesmente jogado fora poderia cair no pneu da moto e ela derraparia, tem que ter o reservatório para coleta.

Boa semana
mais uma bela aula rinaldo, desvendando os misterios da motoca, rsrsrsr

aproveitando a deixa, vou encaixar uma pergunta:

entao é evidente que o reservatorio só serve pra coletar o excesso enviado pelo radiador, nesse caso, tem fundamento manter o aditivo nele no nivel F? como manda o manual? esse nivel de aditivo la dentro tem a ver com pressao para que o aditivo venha do radiador pro reservatorio ou é "migué" do manual? e consequentemente um desperdicio de aditivo, completar ali?

acho q essa é minha duvida final sobre esse reservatorio, srsrsrsr, muito se falou sobre ele aki, mas nunca em teoria tao profunda, srsrsr

abraço
Rinaldo Hirai

Leandro, definitivamente aquele reservatório é só para coleta do excesso de pressão do radiador, desce do radiador vapor e um pouco de fluido, quando a pressão aumenta muito no radiador, o excesso entra por baixo do reservatório e esfria com a água que tem lá e ainda tem um dreno perto da tampa que joga fora um possivel excesso de água no reserrvatório, portando como nosso clima nunca esta abaixo de zero grau água não ira congelar no reservatório, não ha necessidade de colocar aditivo lá só agua para resfriar o excesso que porventura desça do radiador.

abçs
Rinaldo Hirai
kirkadv
Contato:

Pedro Toledo escreveu:Oi Kirk. Engraçado. A minha eu tive que trocar o fluido qdo deu o galho da bomba. E coloquei o motul. Ta lá até hj, nunca passa da terceira, só passa se a moto estiver parada, durante a ativação.

Alguem sabe qual é o Azul original??? Não é o da Elf, a Kasinski só fechou a parceria com a elf a poucos meses, estou pensando é no anterior.

Não acha que pode ter sido coincidencia o fato da troca do fluido?

Uma coisa importante, o sensor na base do radiador, que liga a ventoinha. Não é o mesmo que manda a temperatura pro painel!

No cas oda minha qdo a bomba parou, a agua do radiador não circulava, então ficava "fria" no fundo do radiador e não ligava a ventoinha. No entando a injeção identificava temperatura altissima.

Alguem sabe onde fica o outro?

Até

Assim tu me ferra, era a única certeza que eu tinha...
Não consigo lembrar de nada que modifiquei para que a temperatura subisse além das 3 barrinhas. Claro, troquei o óleo, mas já coloquei diversos outros e não notei mudança de um para outro.
Segue a busca.
Seja sua referência.
mcremonesi

Ola turma...

A respeito do liquido do radiador, a minha original era azul....agora apos o conserto do radiador é um rosa, e o pouco que andei com ela não senti diferença nas indicação da temperatura (painel)...

Encontrei na net um check list que poderá ajudar a qualquer um...

1 - TEMPERATURA DO MOTOR MUITO ELEVADA

• Medidor de temperatura ou sensor do medidor de temperatura está defeituoso.
• Termostato preso na posição fechada (não aciona o ventilador).
• Tampa do radiador está defeituosa.
• Líquido de arrefecimento insuficiente.
• Passagens obstruídas no radiador, nas mangueiras ou no tanque de expansão.
• Existe ar no sistema.
• Motor do ventilador de arrefecimento defeituoso.
• Bomba de água defeituosa.

2 - TEMPERATURA DO MOTOR MUITO BAIXA

• Medidor de temperatura ou sensor do medidor de temperatura defeituoso.
• Termostato preso na posição aberta.
• Interruptor do motor do ventilador de refrigeração defeituoso.

3 - VAZAMENTO DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
• Selo mecânico (em alguns modelos) da bomba defeituoso.
• Retentores deteriorados.
• Tampa do radiador com vazamentos.
• Juntas deterioradas ou danificadas.
• Presilhas ou braçadeiras das mangueiras soltas.
• Mangueiras danificadas ou deterioradas.

4-VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
• Verifique sempre o nível do líquido de arrefecimento com a motocicleta na posição vertical, em um local plano.
• Verifique sempre o nível líquido de arrefecimento no reservatório (não no radiador) após aquecer o motor.
• Verifique se o nível do líquido de arrefecimento está entre as marcas superior e inferior do reservatório.
• Se o nível estiver próximo ou abaixo da marca inferior, adicione uma mistura de 50/50 de anticongelante e água destilada até a marca superior.
• Verifique se há vazamentos de líquido de arrefecimento quando diminuir o nível do líquido rapidamente.
• Se o reservatório esvaziar completamente, complete-o conforme o manual do modelo.

Abraços a todos
Imagem
Sasquatch

Rinaldo Hirai escreveu:Leandro, definitivamente aquele reservatório é só para coleta do excesso de pressão do radiador, desce do radiador vapor e um pouco de fluido, quando a pressão aumenta muito no radiador, o excesso entra por baixo do reservatório e esfria com a água que tem lá e ainda tem um dreno perto da tampa que joga fora um possivel excesso de água no reserrvatório, portando como nosso clima nunca esta abaixo de zero grau água não ira congelar no reservatório, não ha necessidade de colocar aditivo lá só agua para resfriar o excesso que porventura desça do radiador.

abçs
pronto, no reservatorio vai agua mesmo, ja que nao retorna pro radiador....mas o engraçado é que akilo nunca sai do F...pelo menos na minha
Vladimir650

Como te falei, suspeito de erro de projeto, pois aparentemente o reservatório está servindo somente para armazenar o "excesso" sob pressão que não retorna devido o reservatório estar muito abaixo do nível da tampa.
Rinaldo Hirai

Vladimir650 escreveu:Como te falei, suspeito de erro de projeto, pois aparentemente o reservatório está servindo somente para armazenar o "excesso" sob pressão que não retorna devido o reservatório estar muito abaixo do nível da tampa.
Não é erro não Vladimir, mesmo nos carros tem os dois tipos de sistema o que
trabalha pressurizado, que inclusive tem o reservatório com tampa vávula,
a Mitsubishi Pajero Sport por exemplo é igual ao da mirage, alias todos veiculos utilitários da Mitsubishi são assim, o reservatório
tem uma tampa convencional, é só para receber o excesso, ás vezes ponho agua lá mas
é porque evaporou. E é um sistema muito bom não dá problemas como os pressurizados.
Rinaldo Hirai
Vladimir650

Rinaldo,

Pode ser mas então não tem sentido manter no nível solicitado.
Em outras motos, por exemplo na minha Daytona, o reservatório fica próximo do nível da tampa e o liquido sobe enquanto quente é depois retorna para o radiador, coisa que na Mirage não acontece. Na DT 200 que tive também era assim e o reservatório ficava abaixo do banco.
COUTINHO.JOI

Pessoal, preciso de uma indicação de vcs!

Vou trocar os retentores da bengala, pois a moto estava parada à um tempo e um dos lados acabou ressecando. Vou aproveitar pra trocar das duas já e quero colocar um óleo 15w.

Qual óleo vcs indicam, levando em consideração a qualidade e o preço? :roll:

Vou precisar de um litro, pois vai 500ml cada lado!

Abraço
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
Rinaldo Hirai

É como disse tem os dois sistemas, a água lá é só para no caso da pressão subir ela entra por baixo do reservatório e esfria na água.
Mas isso acho que nunca vai acontecer, porque a válvula termostática abre com 88º e
não permte que a água entre em ebulição que é a 100º, putz, os sistemas selados na maioria nem tem tampa no radiador, só se põe água naquele bujão com motor frio ou quase, senão empena cabeçote devido ao choque témico, o que dá de problema
devido aos congestionamentos em dias de calor... Eu tenho visto carros novos, parados e soltando vapor de água.
Rinaldo Hirai
Responder