mais uma bela aula rinaldo, desvendando os misterios da motoca, rsrsrsrRinaldo Hirai escreveu:Bom dia a todos!
Sasquash, a sua moro não falhava, mesmo estando com o radiador seco devido ao vento na estrada que resfriava o bloco do motor e também o compartimento onde estava o sensor de temperatura(na mesma peça onde fica a válvula termostática), sem agua no radiador não há o que o sensor monitorar de temperatura.
O sensor no radiador("cebola") na verdade é um rele térmico, ou seja o rele aciona a ventoinha em função da temperatura da agua no radiador.
A moto apesar de ter radiador, acaba em condições de vento se resfriando como as motos sem radiador, mas as aletas dos cilindros não são eficientes como as de motores refrigerados a ar, estes tem aletas grandes as nossas quase não tem aletas.
Os motores de carros tudo esta dentro de compartimento "cofre do motor" e só o radiador se beneficia do vento para refrigerar, nas motos o motor esta exposto e ajuda no resfriamento.
O reservatório de agua é mais um deposito de excesso que é expulso do sistema de refrigeração, pois na tampa do radiador tem uma válvula que abre com o excesso de pressão
e o excesso fui por um orifício que tem uma mangueira que o leva ao reservatório, como normalmente este excesso esta quase vaporizado, o fluido no reservatório serve para esfria-lo, mas o reservatório não completa a agua do radiador como em sistemas "selados" de alguns carros que trabalham sob alta pressão no circuito de resfriamento.
Se o excesso que é expulso do radiador fosse simplesmente jogado fora poderia cair no pneu da moto e ela derraparia, tem que ter o reservatório para coleta.
Boa semana
aproveitando a deixa, vou encaixar uma pergunta:
entao é evidente que o reservatorio só serve pra coletar o excesso enviado pelo radiador, nesse caso, tem fundamento manter o aditivo nele no nivel F? como manda o manual? esse nivel de aditivo la dentro tem a ver com pressao para que o aditivo venha do radiador pro reservatorio ou é "migué" do manual? e consequentemente um desperdicio de aditivo, completar ali?
acho q essa é minha duvida final sobre esse reservatorio, srsrsrsr, muito se falou sobre ele aki, mas nunca em teoria tao profunda, srsrsr
abraço