Como já relatado por alguns... "um amigo do fulano de tal disse q colocou os da cb500 e acabou com o fim de curso", daí resolvi testar e postar algo além de boatos... vamos aos detalhes:
Obs: Comprem amortecedor FAR para cb500(media de 280-300 reais) os Xing Ling(de 150 reais) tem durabilidade menor.
-Compatibilidade
Quando os coloquei lado a lado vi que é o mesmo tamanho de centro a centro do parsfuso amortecedor, com mola ligueiramente mais grossa e mais regulagens de pré carga), única diferença está nas buchas que vocês irão utilizar as originais se não me engano pino de meia polegada, retirando com cuidado num torno sem danificar as borrachas(coxins) dos originais.
Dica: Use uma chave soquete num torno pra empurrar o pino que pega no parafuso, o próprio pino já empurra a bucha que sai sem danificar.
-Estética
Sempre será um item bem particular, eu mesmo, visualmente os achei bem parecidos pois os da 883 originais são os mais simples da linha HD pra nao dizer sem graça, porém as molas da CB500 são de diâmetro ligeiramente maior e espessura, o que dá um porte mais robusto e passa muita segurança, porém não tem uma cobertura das primeiras voltas da mola(vulgo copinho) dos originais que digo com toda convicção, não fez falta estética que não justifique a troca pelo benefício funcional(acabar com fim de curso pra quem n quem grana pra comprar um PS).
Desculpem a qualidade das fotos, foram à noite dentro da garagem para vcs terem uma ligeira comparação do visual das molas.
O original está na mão e o aftermarket instalado.

Estética instalado

Desempenho:
Aqui foi o me desculpem a palavra...PQP!
Eu e minha patroa temos 112+80 respectivamente, e, não dá mais fim de curso na regulagem 4 de 5... pode endurecer mais ainda, na regulagem 3, bate fim de curso em crateras e ondulações grandes que antes ela até xingava a minha mãe, na regulagem 5 eh soco no rim e ela fica sem voz de tão dura(fica pra o casal que pesa mais e com bagagem)... o meio termo pra esse peso pra aguentar a buraqueira, costela de vaca(remendos de asfalto) e ondulações(saltos e emendas de viadutos) foi a 4/5.
Segurança:
O amortecedor "assopra" segurando o tempo todo as imperfeições(tbm tá novo né!), a moto não pula mais 2 a 3 vezes quando dá um salto, dá até pra perceber a diferença do quanto que a suspensão dianteira ficou molengona no conjunto(vou trocar óleo por um mais viscoso para balancear o conjunto). Me deixou mais seguro por estar mais colado no chão e em saber que não estou utilizando toda a regulagem máxima dando fim de curso(algum dano a longo prazo isso deve dar, na coluna da pessoa e na estrutura motocicleta, pois o chassi não foi feito pra receber porrada seca de mais de 400kg da moto e ocupantes).
Conclusão:
Como já tinha lido em algum fórum por aí.... qualquer MER.A é melhor que os amortecedores originais da 883. E realmente pessoal... parecia que só andava com as molas... sem amortecimento algum.
Motivo porque postei aqui e não nos fóruns que levam o nome da marca, é justamente pelo seu caráter democrático(motos custom), o que reduz drasticamente a irracionalidade nos comentários de xiitas "coxinhas", crucificando a troca por uma kit suspensão desenvolvido para uma moto japonesa(mas eles tbm foram desenvolvidos para suportar a irregularidade da "lua" aqui né?
Obrigado e espero que ajude à todos aqueles que como eu um dia quase receberam um pedido de divórcio devido ao "bate estaca" na coluna vertebral.