Suspensão da CB500/Dyna na 883(instalação e fotos.

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

robertomguimaraes

Diante de muita insatisfação generalizada sobre o fim de curso nas 883(a minha uma std 2006 carburada), andava sempre suave(molengona) solo, porém com a mulher se interessando em passear no garupa até em cabeça de formiga batia fim de curso. Pesquisei muito e a grande maioria mencionava os PS e os da RK, porém alguns relatos dos cromados da CB500 que são fáceis de achar e muito mais em conta fazendo valer a experiência...

Como já relatado por alguns... "um amigo do fulano de tal disse q colocou os da cb500 e acabou com o fim de curso", daí resolvi testar e postar algo além de boatos... vamos aos detalhes:

Obs: Comprem amortecedor FAR para cb500(media de 280-300 reais) os Xing Ling(de 150 reais) tem durabilidade menor.

-Compatibilidade

Quando os coloquei lado a lado vi que é o mesmo tamanho de centro a centro do parsfuso amortecedor, com mola ligueiramente mais grossa e mais regulagens de pré carga), única diferença está nas buchas que vocês irão utilizar as originais se não me engano pino de meia polegada, retirando com cuidado num torno sem danificar as borrachas(coxins) dos originais.

Dica: Use uma chave soquete num torno pra empurrar o pino que pega no parafuso, o próprio pino já empurra a bucha que sai sem danificar.

-Estética

Sempre será um item bem particular, eu mesmo, visualmente os achei bem parecidos pois os da 883 originais são os mais simples da linha HD pra nao dizer sem graça, porém as molas da CB500 são de diâmetro ligeiramente maior e espessura, o que dá um porte mais robusto e passa muita segurança, porém não tem uma cobertura das primeiras voltas da mola(vulgo copinho) dos originais que digo com toda convicção, não fez falta estética que não justifique a troca pelo benefício funcional(acabar com fim de curso pra quem n quem grana pra comprar um PS).

Desculpem a qualidade das fotos, foram à noite dentro da garagem para vcs terem uma ligeira comparação do visual das molas.

O original está na mão e o aftermarket instalado.

Imagem

Estética instalado
Imagem

Desempenho:

Aqui foi o me desculpem a palavra...PQP!

Eu e minha patroa temos 112+80 respectivamente, e, não dá mais fim de curso na regulagem 4 de 5... pode endurecer mais ainda, na regulagem 3, bate fim de curso em crateras e ondulações grandes que antes ela até xingava a minha mãe, na regulagem 5 eh soco no rim e ela fica sem voz de tão dura(fica pra o casal que pesa mais e com bagagem)... o meio termo pra esse peso pra aguentar a buraqueira, costela de vaca(remendos de asfalto) e ondulações(saltos e emendas de viadutos) foi a 4/5.

Segurança:

O amortecedor "assopra" segurando o tempo todo as imperfeições(tbm tá novo né!), a moto não pula mais 2 a 3 vezes quando dá um salto, dá até pra perceber a diferença do quanto que a suspensão dianteira ficou molengona no conjunto(vou trocar óleo por um mais viscoso para balancear o conjunto). Me deixou mais seguro por estar mais colado no chão e em saber que não estou utilizando toda a regulagem máxima dando fim de curso(algum dano a longo prazo isso deve dar, na coluna da pessoa e na estrutura motocicleta, pois o chassi não foi feito pra receber porrada seca de mais de 400kg da moto e ocupantes).

Conclusão:

Como já tinha lido em algum fórum por aí.... qualquer MER.A é melhor que os amortecedores originais da 883. E realmente pessoal... parecia que só andava com as molas... sem amortecimento algum.

Motivo porque postei aqui e não nos fóruns que levam o nome da marca, é justamente pelo seu caráter democrático(motos custom), o que reduz drasticamente a irracionalidade nos comentários de xiitas "coxinhas", crucificando a troca por uma kit suspensão desenvolvido para uma moto japonesa(mas eles tbm foram desenvolvidos para suportar a irregularidade da "lua" aqui né?

Obrigado e espero que ajude à todos aqueles que como eu um dia quase receberam um pedido de divórcio devido ao "bate estaca" na coluna vertebral.
orlando
Contato:

Parabéns amigo, este é um tópico de muita ajuda.
http://peregrinosdaestrada.com.br/
Moto Amigos!! Biker Friends!!
Eventos MC'S atualizado
roddy
Contato:

Ótimo tópico!!

Vou levantar valores para troca aqui em Campinas e farei a troca. Já tinha lido sobre isso, mas esse tópico foi bem mais esclarecedor.

Obrigado.
If you're an Elvis' fan, no explanation is necessary. If not, no explanation is possible
GustavoDeMarchi
Contato:

Showzaço! Parabéns! Cara, ficou uma dúvida, minha 883 é uma 2005 C, que acho que tem amortecedores traseiros mais curtos, será?
Baita abraço
Gustavo De Marchi
ItsmeGordo

Já vi a postagem rolando no facebook de uns grupos de HD. Pessoal dizendo que ia fazer os testes e tals... Outros perguntando se serviam na Dyna, por exemplo.

Mas tinha o pessoal que diz que já usou e achou uma porcaria. Que a durabilidade é muito baixa, que usando todo dia não conseguiram usar mais de 3 meses, isso usando a moto direto.
Depois com o decorrer do tempo, volta e diz ai pro pessoal se a durabilidade é pequena mesmo, acho que finalizaria o seu "review" com chave de ouro.
I'm cowboy, on steel horse I hide...
robertomguimaraes

orlando escreveu:Parabéns amigo, este é um tópico de muita ajuda.
Obrigado amigo! abraço!
robertomguimaraes

GustavoDeMarchi escreveu:Showzaço! Parabéns! Cara, ficou uma dúvida, minha 883 é uma 2005 C, que acho que tem amortecedores traseiros mais curtos, será?
Basta medir com uma trena convencional se o amortecedor mede 33cm de centro a centro do parafuso de fixação do amortecedor que é o equivalente a 13"(polegadas) das harley 883 standard e R.

Abraço!
robertomguimaraes

ItsmeGordo escreveu:Já vi a postagem rolando no facebook de uns grupos de HD. Pessoal dizendo que ia fazer os testes e tals... Outros perguntando se serviam na Dyna, por exemplo.

Mas tinha o pessoal que diz que já usou e achou uma porcaria. Que a durabilidade é muito baixa, que usando todo dia não conseguiram usar mais de 3 meses, isso usando a moto direto.
Depois com o decorrer do tempo, volta e diz ai pro pessoal se a durabilidade é pequena mesmo, acho que finalizaria o seu "review" com chave de ouro.
Amigo, desde que o tópico foi criado ao instalar os amortecedores(4 meses), utilizo o mesmo, sem batidas de fim de curso na regulagem 5(no máximo), pois eu e a patroa temos 112kg e 80kg respectivamente, e sempre tem bolsas, capacetes(ninguem conta com o peso deles e o meu pesa pacas), sissy bar, etc... para um casal mais leve, não baterá com regulagem bem menor. utilizo também a regulagem máxima pra deixar a moto bem equilibrada com fork oil 20w na dianteira. Ficou outra moto!

Enfim... a respeito da durabilidade é muito vago dizer que não dura quando não se tem uma marca única nos testes. O meu está durando muito bem e já viajei 3500km de Salvador-BH ida e volta com no mínimo 250KG em cima da moto, foi bagagem pacas e garupa. Eles ainda não batem fim de curso e não vazaram óleo, coisa que se percebe imediatamente ao lavar a moto.

Só pra você ter uma idéia nos originais já ficava triste quando via um viaduto ou remendo de asfalto... até em arrancadas aquela porcaria dava fim de curso.

Só fiz um custom made funcional no banco que mudou da àgua pro vinho. Troquei a espuma pra uma D45 selada e que diferença brutal. Aquilo que eles colocam embaixo da capa do banco é bizarro! a patroa que acompanhou todo o serviço ficou abismada com a diferença da espuma "pegando"e ao sentar. Antes doia coluna, bunda, perna,o que acabava com o bom humor da viagem... agora até brinco com ela durante a viagem.

Dica para durabilidade:

Coloquem um FAR(marca de qualidade) pra CB500 que custa 280,00 no ML e seja feliz!

Abraço!
robertomguimaraes

Me perdoem a demora pra responder! Não configurei pra aviso por email das respostas, apenas das MPs, agora sim... :)
robertomguimaraes

Troquei ontem o amortecedor de CB500 pelo amortecedor da Dyna... Pois queria dar uma rebaixada sem fim de curso. Perfeito! Amortecedor com 12" e com melhor acabamento inferior e superior(os famosos copinhos:)). Na regulagem 4 com garupa não bate em nada fica até firme demais. Muito reforçado e bonito os amortecedores da Dyna. Acho uma ótima oportunidade cxb pra quem é pesado e anda muito com garupa sem perder o visual HD. Nenhuma adaptação necessária, meu pneu mais largo 160 não raspa em nada. Na verdade a moto com o peso em cima fica mais alta pois o amortecedor eh bem mais firme. Os de 13" convencionais são mais molengos e baixam muito com peso em cima e fica alto demais sem peso acabando com a estética. 100% plug and play 2 parafusos de cada lado e um macaco jacaré e chave torx e outra 19mm de boca.

Imagem

Imagem

Imagem

Vantagens amortecedor FAR cb500 na Sportster 883:

Resolve o fim de curso com o melhor cxb visando apenas a funcionalidade pra quem está apertado de grana e impaciente de andar com o kit original das 883. E como desvantagem não mantém a estética de um amortecedor de moto custom(famosos copinhos) e fica relativamente alto com a moto descarregada(estacionada).

Vantagem dos amortecedores da Dyna na Sportster 883:

Um dos mais belos modelos de amortecedor das HD(opinião pessoal), não existe fim de curso nas 883 nem na regulagem 4 com garupa e bagagem, aqui tem +ou- 210kg em cima da moto. Ele é muito mais firme que o da cb500 e nem se fala o original que vem na moto(as 883 vem com amortecedor?). O visual fica show de bola como podem ver nas fotos pois dá uma leve rebaixada descarregada e com a carga mencionada acima na regulagem 4 fica mais alta do solo q a de cb500 na regulagem maxima, pois a mola eh muitissimo mais robusta.

Desvantagem seria o custo maior q os da cb500 far e a dificil espera para aparecer um seminovo em estado de novo num preço honesto, sendo que um novo custaria bem proximo aos ps que seriam os mais indicados.

O resto vai de gosto.

Em resumo pela experiência que tive:

-Tá incomodado com a suspa original dando fim de curso e ta apertado? Vai de far cb500 q acaba com o problema de fim de curso sacrificando um mínimo do visual.

-Tá querendo dar uma rebaixada mínima sem dar fim de curso e com visual magnífico(mesmo visual dos PS)? com um custo 2x maior que os far cb500 e bem menor q os ps? Vai de suspa dyna fxdc semi novo(baixa km)!

-Tá com grana e quer visual e acabar com fim de curso? Vai de ps 12.5 ou 13" 4x o preço dos far cb 500 ou 3x o preço de uma suspa oem da dyna em bom estado(media dos ps r$1199,00 mais frete ML).

-Tá incomodado com o fim de curso e tá com grana sobrando e quer conforto com visual questionável(eu acho feio, mas esse sou eu ok?) Vai de RK 13", os estado de zero estão super inflacionados! Encontra desde r$1200,00 a r$1600,00 isso no par usado revisado!

Então é isso. Amortecedor pra todos os gostos e bolsos. Há quem preze pela beleza, desempenho, custo ou um pouco de tudo, só não existe o modelo baratinho, lindo e desempenho surpreendente! Quando o custo é algo a pesar na balança sempre teremos que abrir mão de algo.

Pq não citei os FAR feitos pra Sportster 883? Nas cotações que fiz vão de R$950,00 a R$1.199,00 mais frete. Nem preciso dizer que neste preço a melhor opção seriam os já consagrados Progressive Suspension!

Tudo escrito aqui não passa de um relato e entendimento de causa pessoal... Não é unânime e muito menos a solução ideal ou universal, pois são as minhas perceções com base na experiência das trocas dos amortecedores na garagem.

Abraço
Responder