Mirage 250 EFI: Luz do painel FI acendendo

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
volk

bom, se você pegar as duas nas mãos, não da pra dizer qual e quem são exatamente iguais,
funcionou
cros
Moderador

volk escreveu:bom, se você pegar as duas nas mãos, não da pra dizer qual e quem são exatamente iguais,
funcionou
Digo isso porque quando tive a minha carburada, uma das coisas que quis fazer foi retirar aquelas tampas cromadas laterais do motor, e na do lado esquerdo ficavam as bobinas, para colocar em outra posição inverti elas devido ao comprimento dos cabos, mas ai o motor deu umas falhadas e uns trancos.

Até porque os cabos são fixos nas bobinas, não são como em outras motos que podemos trocar o cachimbo e cabos.
Imagem
cros
Moderador

lpolido escreveu:Cross;

Deve trocar somente as bobinas, o cabo de alimentação e o cado de saida (faisca) permanecem nas suas posições.
Assim não muda o ciclo

Bom, pode ser pois mantive as conexões de entrada...

Editado

Essa foto é 2008 da minha ex-2006, não dá pra ver a numeração da bobina traseira, mas quando fui mexer não consegui retirar o cabo com a facilidade que é peculiar.

Imagem
Imagem
lpolido

Cross
dai com certeza você inverteu o ciclo.
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
volk

a tá, agora entendi, de fato o cabo da minha solta da bobina, só troquei a bobina como disse
o Ipolido
Nômade Aprendiz

volk

Que ano é tua moto?

Creio que o Cros tenha razão. Não são todas bobinas que são compatíveis com a mirage. E a troca delas pode sim mudar o ciclo de explosão. Nesse caso suponho que a moto nem dê partida. Por isso (e pq o encaixe é igualzinho) que a paralela recomendada é a da fazer, com valores muito parecidos. A troca não é difícil: o cabo que vai pro cachimbo é rosqueado na bobina. A peça não é cara (acho que 30$ magnetron).

Na minha moto (meio frankenstein) todas essas peças são de outras: as bobinas são de fazer, os cabos de ignição e cachimbos são do vectra e velas iridium.

Por outro lado, há outras coisas nesse caminho (entre bobina e a vela) que podem ferrar com as detonações e causar esses problemas que você descreveu. Coisas como cachimbo de vela rachado, o parafuso dele enferrujado, e cabos de ignição com problema.

O teste da bobina não é só o de resistência. Tem a questão da voltagem mandada pra vela, e esse teste eu num sei fazer. Dá pra testar a faísca que está saindo da vela, o que é bem fácil. Basta dar partida na moto com a vela perto do bloco do motor. Se a faísca pular forte e azul, tá ok. Só cuidado: deixa a lata no chão, esteja calçado e segura no cabo pra fazer isso. O choque é bravo! :shock:

O problema é que o seu problema vai e volta. Ou seja, pode ser que na hora do teste você não consiga imitar as condições do erro, sacou?

Não creio que a treta seja na sonda não cara. Com toda cerveja não vale a pena gastar uma bara pra descobrir.
lpolido

Usando a foto das bobinas do Cross como exemplo, aquela poeira em cima das bobinas e dos cabos da faisca é um grande vilão para iniciar fuga de corrente e fazer a moto perder potencia.
A alta tensão de saida das bobina tá sempre procurando um caminho pra escapar, e quando encontra cria um trilho carbonizado que no inicio é imperceptivel, assim a moto vai perdendo potencia aos poucos.
Eu tenho costume de fazer limpeza periodica nos cabos e bobinas, tanto na moto como no carro.
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
volk

Nômade Aprendiz

a minha moto é 2012, as bobinas da fazer são bem diferentes das minhas, se é que da para colocar tem que fazer uma adaptação braba
tem que cortar os conectores e dar um jeito de fixar elas, talvez tenha até que fazer furos sei lá. nem sei se funciona tecnicamente.
não sou contra a utilizar peças de outras motos desde que tenha uma certa regra, de não alterar a estrutura da coisa,
tipo estou utilizando o retificador da Falcon isso porque o meu original torrou, tinha a opção de utilizar o da CB400
mas o da CB teria que utilizar apenas um parafuso para fixar e também sobraria um fio na cor preta,
já o da falcon em comparação com o original fisicamente são os mesmos a única coisa são os conectores que são diferentes então comprei
os terminais novos e troquei ficou exatamente igual o original, não gosto de cortar fios e emendar com fita isolante,
ate mesmo aquele plastico dos terminas do original eu tirei com um grampinho e coloquei no retificador da falcon. troquei também os
conectores que vem do stator porque os originais são uma m***da dai o motivo de aquecer o retificador, também retirei o plastico
do conector original e coloquei neles, resumindo só da para saber que não é original tirando e olhando na mão.
Nômade Aprendiz

Volk

Tu tens razão cara, é bem diferente mesmo. O camarada Alisson Alcantara colocou umas fotos da bobina num outro tópico. Não sabia dessa diferença. Nesse caso nem sei qual seja a peça recomendada. Também não sei se essa bobina nova seja propensa a erro como eram as anteriores.

A minha moto também tá com o retificador de falcon, que eu trouxe pra frente da moto onde ele resfria melhor. Eu também coloquei um fio de bitola maior saindo do estator, mas usei o conector dele mesmo. O original torrou na estrada zoando outras coisas ao redor.

Fora de cogitação pra você levar numa concessionária só pra fazer a leitura do código de erro? Acho que o cara faz isso levando a ferramenta na calçada mesmo, a depender do teu xaveco. Lá na osório os mecânicos são bem gente fina.
lpolido

pessoal, consegui a lista de codigos da injeção Delphi, vou postar amanhã, pois arquivo ta no cel e to num briguedo pra passar pro PC e não consegui.

Adiantando pro VOLK que também tava procurando:

0137 - sonda oxigenio cilindro traseiro - O2S 2 baixa tensao no circuito
0138 - sonda oxigenio cilindro traseiro - O2S 2 alta tensão no circuito
Responder