Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
agpcardoso
Contato:

Franero escreveu:Olá Cardoso tudo bem?

Fico muito curioso com esse teste feito por você, acho que nesse final de semana vou fazer uma revisão elétrica na minha e acho pertinente aproveitar para fazer os testes conforme vocês fez na sua.

Agora falando dos voltímetros ou multímetros.

Tenho alguns modelos made china sem marca comprados na feirinha Paraguai.

E também da marca minipa, mas modelos simples.

E posso te afirmar que todos os testes em bancada que faço com eles, apresentam diferenças de leitura real.

Quando preciso de precisão uso um multímetro mais profissional com recursos de range para leitura máxima e mínima entre picos de tensão etc...

Vendo o seu vídeo não achei ter alguma coisa errada, ainda mais conhecendo a performance desses multímetros mais simples, talvez a leitura correta nem seja os apresentados no seu vídeo. Enfim...

Como falei no inicio, farei os testes na minha com um multímetro profissional para em seguida fazermos comparações.

Vamos nos falando.

Abraços

Legal Franero, vou ficar no aguardo.

Como meu voltimetro está ligado no rele do farol, da diferença se comparado medindo nos polos da bateria.

Agora se medir com multimetro na saída do retificador, ai a voltagem bate com o voltimetro
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
andersonvidolin

Boa noite caros amigo.

Sou novo no fórum, porém já resolvi alguns problemas baseados em informações aqui. Mas, gostaria de dividir algumas soluções que encontrei para Mirage 2012/2013 com injeção Delphi e ao mesmo aproveitar para corrigir alguns comentários que li aqui e estão equivocados, tanto em peças quanto em modelo.

Vamos lá. Lembrando que o abaixo citado serviu exclusivamente na nova injeção Delphi.

Sonda Lambda (Sintoma)
- A luz f1 acendeu acusando os códigos 0031 ou 0032 ou 0037 ou 0038, possivelmente foi a resistência do aquecedor que queimou. Basta medir com multímetro entre os fios da resistência, sendo 1 branco e 1 roxo. Tem sinal? o mesmo (moto fria) deve estar entre 8 e 10 ohms. Não possui sinal? resistencia queimada. Afeta a partida a frio e deixa a moto quadrada. Junto com os códigos acima, podem acusar tbm 0131 ou 0132 ou 0137 0u 0138

Sonda Lambda (solução)
- Vejo muita gente adaptando sondas porém errando na ligação dos fios. As sondas que servem 100% nesse modelo seriam da CG Titan MIX e CB 300 09 em diante. Vale a pena comprar na própria honda, pois a mesma custa 170 reais cada original. Os números originais são Cg(36531-KVS-611) e da CB 300(36531-KVK- 901). Corta o plug de ambas e emenda ao plug da moto, jamais usando solda e fita isolante, use tubo termoretrátil de 1,4mm para cada emenda (1 real todos) Porém amigos, já vi muitos relatos de gente reclamando que após a troca a moto ficou pior, e tbm tive esse problema pois fiz a ligação baseado em informações aqui, mas o problema são os fios ligados errados. No caso da mirage Delphi, não se liga preto com preto e cinza com cinza, pois nessa mirage, o fio preto de cada sonda (original) que interliga ao verde no plug da moto não TRATA-SE DO FIO DE SINAL como mandam as normas e sim do FIO TERRA, em caso de duvida teste com multímetro a continuidade entre o verde da moto e qualquer parafuso do motor. Algumas montadoras aplicam cores dferentes (Japonesas, coreanas e chinesas). Então para ligar essas 2 sondas a ordem correta ficaria diferente da ordem normal de ligação.
Roxo (plug) X Branco (sonda)
Branco(plug) X Branco (sonda)
Preto (plug/terra) X cinza (sonda/terra)
Cinza (Plug/sinal) X preto (sonda/sinal)
Se vc trocou apenas 1 das sonda e fez a ligação errada, a moto funcionará normal, porém mais quadrada e algumas vezes acendendo o F1 no painel. Se vc trocou as 2 e ligou errada, calma, fiz a mesma coisa tbm e a moto ficou horrível mas não queimou nada.

Motor de Passo ou Atuador da lenta ou Solenoide ISC (sintoma)
- F1 acendendo e gerando código 0505, Moto não pega fria, não segura lenta ou fica variando muito. Já vi muitos relatos de pessoas que trocaram esse atuador por atuadores de alguns carros e não tiveram sucesso, porém existem 14 atuadores iguais ao da moto sendo usados nos carros, porém cada um possui um PASSO diferente, furação diferente e a composição dos fios são diferentes, por mais que os PLUGS SEJAM IGUAIS, internamente as resistências são de posições diferentes. No caso da moto os fios ABCD trabalham BC juntos e AD juntos. Na maioria dos carros eles trabalham AB e CD e por isso após serem trocados o problema persiste.

Motor de Passo ou Atuador da lenta ou Solenoide ISC (Solução)
- Enfim, após testar cada sensor dentro da auto peças, achei 1 sensor que tem todas as mesmas características do da moto, PASSOS, FURAÇÃO, TAMANHO E SOLUÇÃO.
O sensor deve ser exclusivamente pedido para linha FIAT, porém especificadamente para os modelos a seguir
Tempra 2.0 16V Gasolina 95/96,
Tempra 2.0 ie Álcool 92 a 96
UNO 1.5 ie entre 92 e 96
Aplica-se a alguns modelos da ford e Vw também.
Não adianta por exemplo ser do uno 1.6 que é diferente. Tem que ser conforme citado acima
Basta pedir pelo da marca DPL-808801 que é chegar e montar, inclusive até a borracha oring é a mesma (nenhuma adaptação) nem no sensor nem no plug. CUSTA 34 REAIS.

Após tais trocas os erros 132, 137 e 138 persistiam. Bastou equalizar os 2 corpos borboletas e ajustar o tps para 1.13 Volts (estava com 1.02v) que todos os erros foram automaticamente apagados pela injeção, não necessitando nenhum procedimento para o mesmo. Lembrando que a Folga de abertura da borboleta esquerda deve ser de 0,06 Volts ou aproximadamente 1 + 1/4 de volta no batente.

Lembrando aos amigos também que o corpo de borboleta da direta possui mais desgastes que o da esquerda (devido ao aquecimento do cilindro traseiro ser maior) então não adianta de nenhuma forma equalizar os dois a olho ou através da contagem de voltas do batente pois o da direita sempre necessita de abertura inicial maior e ajuste fino do cabo do acelerador.

Corpo borboleta da esquerda - Solte o batente e comece a encostar o parafuso na borboleta, assim que encostar meça 0,06 volts. Em seguida Ajuste o TPS para 1,07 até 1,17. Feito isso equalize o Corpo da direita através de Vacuômetro Caseiro ou relógios apropriados. A moto FICARÀ ZERO, extremamente perfeita. Não esqueçaa de durante a equalização, aproveitar para regular o cabo do acelerador da direita para que ambas as borboletas abram iguais e ao mesmo tempo. Só existe regulagem extra no cabo do acelerador da direita, justamente pelo desgaste extra.

Espero poder ajudar.

Abraços
Anderson
SemControle

Seja bem vindo, muito obrigado pela dica, to de olho em uma 13/13 e se ve poucas dicas das mais novas
To lendo muito e fazendo as anotacoes pertinentes
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle

so por curiosidade, olhando o site da magnetron, vi q tanto estator como retificador pra mirage 250 eles tem, alguém já usou? nesse caso nem adaptação de chicote precisaria...

apesar q pelo q vi em outro tópico o retificador tem a saída ligada ao circuito da moto, e do circuito uma derivação pra bateria, nunca vi isso, sempre vi do retificador sair direto pra bateria, e de la sim alimentar o circuito, então pra deixar teoricamente "correto" precisa adaptar chicote....
Lead preta 108cc 14
Yes 07
agpcardoso
Contato:

*** DESAFIO ELÉTRICO ***
Vcs teriam algum palpite para eu passar para o mecanico?

1- Chicote da moto que recebe a carga do retificador foi refeito com fio de bitola mais grosso.

2- Testes com Estator original mais 2 estatores rebobinados
em 5000 giros 78vCa a 80vCa
em 8000 giros 111vCa

3- Ambos estatores foram testados com mais 3 retificadores da marca
Magnetron (NOVO) Regulatron(NOVO) Chiarato (6000km de uso)

Magnetron e Regulatron em 7200 giros gerando 16v
Chiaratto em 9500 giros gerando 16v
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
Miau
Moderador

16 é muito alta.. o maximo é 14.5

ai é caracteristica do regulador..

ja quanto ao estator.. parece normal.. voltagem dentro do valor de serviço
agpcardoso
Contato:

Miau escreveu:16 é muito alta.. o maximo é 14.5

ai é caracteristica do regulador..

ja quanto ao estator.. parece normal.. voltagem dentro do valor de serviço

Exatamente. o estranho e q 3 retif diferentes foram testados.

2 novos e 1 q eu ja tinha.

4 Se for contar com o regulatron q eu troquei.

Nao e estranho 2 regulatron novo 1 magnetron novo e 1 chiaratto com problema?

Sera q nao tem nda ai no meio q pode gerar essa sobrecarga?

Uma bobina meio baleada mas q ainda funciona poderia ocasionar isso?

Sei la, to meio sem opcoes...rss
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
Miau
Moderador

Cara.. acho que nao.. talvez bateria ruim.

Agora esses reguladores pode testar em outra moto
agpcardoso
Contato:

Miau escreveu:Cara.. acho que nao.. talvez bateria ruim.

Agora esses reguladores pode testar em outra moto
Eu pensei nisso. Minha bateria e uma yuasa de 10 meses.

Ai falei p ele testar com uma outra bateria q ele tinha.

Eu nao vi mas ele falou q testou e ficou igual
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
SemControle

Desconecta o retificador do restante do chicote da moto pra medir sua saida, nao tera qq influencia
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder