Como eu, acredito que existam mais pessoas que irão começar no mundo das duas rodas com uma custom, so que vem as pergunta típica: quanto custa manter? Feito isso começei a pesquisar um pouco de tudo so que infelizmente esta dificil encontrar isso para a Horizon,
só que vamos lá:
Obs: Vou tentar manter sempre o primeiro post atualizado a medida do possivel
Básico:
Óleo de motor 1,5 L | SemiSintético 10w40 | +- 3.000 km
1,5L é o maximo (motor aberto), sendo que as trocas com filtro 1,35L
Filtro de Óleo | Tamanho especial | +- 3.000 Km
RoadWin usa mesmo filtro, porém nao achei paralelos ainda
Filtro de Combustivel | ??? | +- 6.000 Km
Este esqueci de pesquisar qual modelo usa
Vela | Não sei sobre iridium | +- 9.000 Km
Se as tais de Iridium durarem mais, ae não sei
Filtro de Ar | Tamanho Especial | +- 9.000 Km
Pelo Formato nao vi paralelos
Freio a Disco x3 | 3x Conj. Pastilhas | +- 10.000 km
Vária dependendo a pilotagem e frenagens
Líquido de Arrefecimento 1L | COOLANT 11 P | +- 18.000 Km
Se for desmontado e drenado por completo : 1,1 L (260ml reservatorio, 740ml no radiador)
Óleo da suspençao dianteira | ATF | +- 18.000 Km
+-350 ml (acho que é para cada bengala)
Fluido de freio | DOT4 | Anulamente
Desde que não esteja vazando ou evaporando/fritando
Bom, por aqui já se percebe que vai ter que comprar os filtros diretor das CCs, e pelo que andei lendo sobre a RoadWin, a grande maioria nao tem em estoque e tem que ficar encomendando... então dependendo a Km/mes que voce faz, é melhor já encomendar alguns extras antes das revisões...
As pastilhas de freio vai depender do material e forma de pilotagem (poucas, muitas frenagems, suaves/agressivas), mas estas tem opções
Sobre o Óleo, ae vai uma duvida, as RoadWin no começo vieram com 15W50 para tropicalização, so que muitas reclamacoes falando que a moto estava "presa" resolveram voltar para o 10w40. O que não sei é que se o povo que estava reclamando obedecia o tempo de esquentar o motor antes de sair, com o motor frio e óleo sem estar circulando devidademente, claro que vai dar essa impressão... E no youtube tem um mecanico que mostra as temperaturas do motor da Horizon depois de um passeiozinho, vendo aquilo me assustei, não sei se eh normal , ele disse que depois de 1h em estrada a uma media de 110km/h a engrenagem ficou borrachuda.
Com isso vem a questão... nao seria melhor um 10w50 ou 15w50?
Pneus:
Traseiro | 130/90 - 15 | No tópico de proprietários, li que é possivel usar 140/90, so que fica bem justo.
Dianteiro | 18 M/C 47S | Não sei se consegue usar outras medidas
Como cada marca anda uma Km diferente, dependendo também da forma de pilotagem, clima e etc, fica dificil estimar com precisão e tem poucos relatos de donos de uma Horizon pois a moto em si também influencia no gasto dos pneus.
Dos pneus que encontrei se resumem a :
Metzeler :
ME 888 Marathon Ultra 140/90 B 15 M/C 70H TL
ME 880 Marathon 140/90 B 15 M/C 70H TL -- 140/80 B 15 M/C 67H TL
Perfect Me 77 Conjunto frente/traz, unico que tem a medida para o dianteiro
Michelin:
Commander 2 140/90 15 76H -- apenas o traseiro
Pirelli:
MT66 Route -- Tem o Conjunto (melhor para estradeiros)
Night Dragon -- Não recomendado se voce anda bastante, gasta muito rápido
City Demon -- Tem o Conjunto (melhor para quem usa so em cidades)
Combustivél:
A média é nos 30km/L, e como o motor tem compressão de 11,3:1 , pode-se usar a podium sem medo de queimar dinheiro.
Eu pessoalmente depois de tanto ler, vou provavelmente ficar entre Grid, Podium, V-power ou V-power Nitro, senão alguma mistura delas, algo como 30% podium, 70% grid, etc... (e também porque tem um Shell e um BR proximos e/ou no caminho para o trabalho)
Ferramentas:
Além das ferramentas que aparentemente vem com a moto, não faço ideia quais outras seriam interesantes ter, nisso preciso de uma ajuda aos mais esperientes e/ou proprietários.
Acessórios:
Até agora tirando os que a propria Dafra comercializa, existem poucos, e quase nenhuma informação sobre quais da para adaptar ou encaixar...
como vai levar alguns meses até eu ter a minha, não sei as medidas de distancia para alfajores, ou para encaixes de bagageiros para encaixar bauletos... quem souber da um grito
Bom agora é so pegar uma calculadora, e somar, pois os preços mudam de local para local, so que sabendo de quanto em quantos Kms precisa trocar as coisas, fica facil fazer um calculo