Segue abaixo um texto escrito por um usuário do fórum Harley que acho muito interessante, e tomo a liberdade de transcrever aqui:
http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=2740.0
"Relutei em escrever esse tópico, mas minha consciência me mando escrever então vamo lá
Leio vários comentários sobre pegar uma moto grande sem nenhuma experiência em motos, alguns falando da escala natural de pequena p grande etc e outros falando que é só ter cuidado etc. etc.
O fato é o seguinte, Eu não conheço ninguém que anda de moto com regularidade que não leva um tombo de vez em quando, pode ser que em 5 anos não aconteça nada, mas acho impossível alguém andar 10 20 30 ou 40 anos que é meu caso e não sofrer um susto por fazer uma bobeira de vez em quando
A verdade é que quando no processo de aprendizado a moto mais leve e menos potente é obvio que fica mais fácil corrigir e aprender, e cair e não se matar.
As cagadas em motos menores da ao cérebro os nossos limites individuais e técnicos que ao longo do tempo vai te dizer o que é mais ou menos perigoso, e o que pode ou não pode.
O problema em pegar uma moto grande sem experiência e todas as Harleys são grandes e se der uma merd* o conserto vai ficar uma nota se der sorte, e o trágico é que esta pode ser a primeira e a ultima.
Todo mundo que anda muito sabe que de vez em quando vc quer dar uma esticadinha e basta 1 segundo de distração p se perder.
Então baseado na possibilidade estatistica que o piloto vai levar um chão em algum momento é melhor que isso ocorra em motos de menor potencia p o c* saber da próxima vez aonde parar.
Ninguém pilota um F1 sem antes andar de Kart
Ninguém pilota um Boing 7xx sem antes aprender num teco teco
Ninguém pilota um Navio sem antes aprender em um barco
E por final
Ninguém perde o caba*o com a Scarlett Johansson.
Não acho que motos grandes e potentes fogem a regra
Não quero criar polemica sei que muitos não concordam, mas é a opinião de um cara que ao longo da vida já perdeu alguns amigos e boa parte deles experientes. acidente é acidente e muitas vezes ser experiente aumenta o risco.
Por fim, nao quero tirar o tesão de quem pode comprar um motao logo de cara ou começou depois de véio, mas sim que nao é assim tao facil e natural começar com uma grandona e que a atencao e o cuidado dever ser muito, mas muito maior."