Papo de economia

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 6372
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

EUA vão continuar a ser superpotência, diz colunista do 'WSJ'

Colunista afirma que crise financeira não vai derrubar status dos EUA.

Os Estados Unidos vão continuar a ser uma superpotência e não vão perder a liderança mundial apesar da crise financeira, afirma o colunista Bret Stephens, do Wall Street Journal, na edição publicada nesta terça-feira.

"Constantinopla caiu na mão dos otomanos depois de dois séculos de retiradas e declínio. Foram necessárias duas guerras mundiais, uma depressão global e o início da Guerra Fria para acabar com o Império Britânico", diz o colunista.

Para ele, "é seguro apostar" que a dominação americana não vai chegar ao fim por causa de problemas no mercado financeiro.

"Não que faltem convites para se acreditar no contrário", diz ele, "Quase em coro, o ministro das Finanças alemão, o primeiro-ministro da Rússia e o presidente do Irã previram o fim da 'hegemonia' americana, financeira ou de outro tipo", diz Stephens, que ainda cita editoriais internacionais prevendo o fim do status de superpotência dos Estados Unidos.

"Muito disso é dito, ou escrito, com mal-disfarçada alegria", comenta o colunista do WSJ, para quem, na verdade, os Estados Unidos ainda estão em posição muito melhor do que diversos países.

"Antes da alta de ontem, o índice Dow Jones (da Bolsa de Nova York) havia caído 25% em três meses. Mas isso apenas significa que ele teve desempenho melhor do que quase todos os outros mercados de ações, incluindo o XETRADAX da Alemanha (que teve queda de 28%), a Bolsa chinesa de Xangai (queda de 30%), o índice NIKK225 do Japão (queda de 37%), o Bovespa do Brasil (queda de 41%) e o RSTI da Rússia (queda de 61%). Esses contrastes mostram que as feridas financeiras dos EUA não são ganho para ninguém."

O artigo cita ainda que os Estados Unidos estão, provavelmente, melhor preparados para financiar um plano de ajuda aos bancos.

"O pacote de US$ 700 bilhões anunciado no mês passado parece surpreendentemente grande, mas ele equivale a pouco mais do que 5% do PIB americano. Compare isso com os US$ 400 bilhões a US$ 536 bilhões do pacote de resgate da Alemanha (entre 12% e 16% de seu PIB), ou o plano britânico de US$ 835 bilhões (30%)."

"Também ajuda o fato de os Estados Unidos continuarem a ter o maior fluxo de investimento estrangeiro direto; ser o terceiro no ranking mundial (depois de Cingapura e Nova Zelândia) de facilidade de se fazer negócios, segundo o Banco Mundial; e de que suas tendências demográficas não caminham para um precipício - como ocorre na UE, Rússia, Japão e China."

Mas para o colunista, acima de tudo, os Estados Unidos continuam tendendo à transparência financeira, o que manteria o país em boa posição diante do resto do mundo.

"Uma das ironias não comentadas da presente crise é que as vulnerabilidades financeiras dos Estados Unidos vieram à tona meses antes das da Europa (ou das do resto do mundo). Essa é uma das razões pelas quais o dólar subiu nos últimos meses. É por isso também que os EUA devem sair da crise muito mais rápido do que o Japão, por exemplo, que passou a melhor parte dos anos 90 escondendo sua crise bancária de si mesmo."

Para o colunista, o próximo presidente deve ajudar o mercado a se curar, deixar a recessão seguir seu curso e fazer o que for possível para preservar intacto "um sistema financeiro que nos serviu esplendidamente".

BBC Brasil - Todos os direitos reservados.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

ALGUÉM... não fui eu... ganhou muito dinheiro com estas jogatinas de mercado
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6372
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

'FT': Política conservadora de empréstimos pode deixar Brasil ileso

Segundo reportagem, apesar da diminuição de crédito, país não deve sofrer muito.

- As políticas austeras de empréstimos adotadas no Brasil podem fazer com que o país escape ileso da crise financeira mundial, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal britânico Financial Times.

Segundo o jornal, as condições de crédito estão mais apertadas e muitas empresas estão adiando planos de investimento, "mas mesmo assim, o Brasil deve emergir relativamente ileso".

"Economistas que anteriormente haviam previsto uma expectativa de crescimento entre 4,5% e 5,5% para o ano que vem, agora esperam crescimento entre 2,5% e 3,5% - o que não é ruim de jeito nenhum, comparado à expectativa global", diz o diário.

O grupo cita o exemplo de uma editora, em que todo o investimento foi feito com capital próprio, o que protegeu a empresa da crise, e ressalta que nem todas as empresas foram assim tão conservadoras.

Mas apesar disso, o jornal acredita que o país está a salvo. "No geral, no entanto, as empresas brasileiras estão muito menos endividadas do que suas concorrentes estrangeiras", diz o FT.

"A quantia total de crédito no Brasil equivalia a 38% do PIB em agosto, muito menos do que em muitos países desenvolvidos. Líderes empresariais vêm há muito tempo pedindo ao governo que realize reformas nos gastos para liberar mais dinheiro para financiar investimentos e consumo através de crédito. Houve uma aceleração do crescimento liderada pelo consumo nos últimos anos, com taxas de juros mais baixas, mais empregos e estabilidade econômica encorajando empréstimos."

Mas, afirma o jornal, as taxas de juros no Brasil permanecem altas em comparação com o mercado internacional, e o dinheiro emprestado para financiamento e consumo ainda sai caro.

"No nível internacional, o Brasil também está, relativamente, pouco exposto", diz a reportagem, lembrando que o governo pagou a maior parte de suas dívidas internacionais e agora é credor.

"Menos de 10% dos créditos dos bancos é levantado fora do Brasil. As importações equivalem a apenas 9% do PIB e as exportações a 12%."

"Mas a boa fortuna do Brasil não se deve apenas à sorte", afirma o FT, "O sistema bancário está sólido, depois de uma reestruturação promovida pelo Estado nos anos 90, com regras conservadoras na concessão de empréstimos".

O jornal lembra ainda que o Banco Central tem estado atento a perigos e respondido rapidamente, o que também teria contribuído para manter o país a salvo.

BBC Brasil- Todos os direitos reservados.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

joviman escreveu: Segundo reportagem, apesar da diminuição de crédito, país não deve sofrer muito...
Sofre sim... mas o motivo não é a diminuição de crédito... o motivo é aquele que já disse...

os empresários gananciosos... aproveitaram essa nova desculpa internacional para subir o preço dos produtos... etc e tal...

Ontém vi na tv pessoas reclamando que o feijão e o arroz subiu.... motivo = alta do dólar...

e eu te pergunto... quando o dolar caiu de 3 reais para 1,50 ... alguém viu esses filhos da p*t@ baixarem os preços de algo ???

Vou explicar a crise para quem não entende:

Alguns banqueiros americanos safados e malditos... fizeram várias falkatruas, caixa 2, etc e tal... e emprestaram dinheiro pra qualquer bundão americano para compra de imóveis etc e tal... daí emprestaram sem garantias, pois se acham os bons e que um americano nunca deixaria de pagar sua hipotéca :lol:

daí... quando as dívidas começaram a vencer, perceberam que tomaram calote, ... daí ficaram muito felizes, pois com esta nova situação eles conseguiriam encobrir suas falkatruas e desvios... alegando que tudo é culpa dos inadimplementos de empréstimos...

Daí... fizeram todo um alvoroço, uma viadagem muito espalhafatosa, dizendo que os bancos quebrariam...

Atualmente pessoas ganham dinheiro comprando e vendendo ações... quando acontece qualquer viadagem destas no mundo... os investidores ficam com medinho, pois são uns maricas.. hehehehe e começam a vender ações com medinho de perder dinheiro... daí o preço das ações começa a cair.... e fica todo mundo em pânico... tipo o bug do milênio... etc...

daí... os banqueiros felizes e dando risada, fazem cara de apavorados e vão falar com o presidente... daí fazem doações de bilhões e bilhões de dólares aos bancos, com dinheiro do contribuinte americano... dinheiro esse que dava pra pagar todos os empréstimos que geraram a crise... mas como são burros não fazem isso... e continuam injetando dinheiro nos bancos...

Daí... os safados... dão mais risada ainda da cara dos trouxas que estão injetando dinheiro para tapar as cagadas que eles fizeram... enquanto todos se descabelam no mundo inteiro.. sobe o preço de tudo, aumenta taxa de juros... e os tais banqueiros tiram férias numa ilha gastando em poucos dias mais de 400 milhões com hospedagem e jantares... (não estou inventando isso... realmente sairam de férias e torraram mais de 400 milhões de dólares para pagar suas próprias férias...) ou seja... estão usando o dinheiro do governo pra fazer festinha...

E no meio de toda essa putiçe estamos nós, brasileiros, cansados de tanto trabalhar para pagar os maiores impostos do mundo e que pagamos em dia nossas dívidas... e vamos no mercado e temos que pagar mais caro pela mesma quantidade de feijão,etc... pagamos mais caro por um financiamento, já que os juros subiram... MAS DEVEMOS FICAR MUITO FELIZES, POIS TUDO ISSO TEM UM ÓTIMO MOTIVO HUMANITÁRIO... SALVAR OS BANQUEIROS AMERICANOS....

VIVA A ECONOMIA MUNDIAL... EM SEU MODELO ATUAL ... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

ps: desculpa o tamanho do texto, mas expliquei bem a crise mundial, com minhas palavras... :wink:
Imagem
Mickimba
Mensagens: 2917
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga

rafaeladvogado escreveu: ps: desculpa o tamanho do texto, mas expliquei bem a crise mundial, com minhas palavras... :wink:
Mudei minha forma de ver a crise depois do seu texto :shock:
"Errar é humano, culpar os outros é estratégia."
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Mickimba escreveu:
rafaeladvogado escreveu: ps: desculpa o tamanho do texto, mas expliquei bem a crise mundial, com minhas palavras... :wink:
Mudei minha forma de ver a crise depois do seu texto :shock:
Valeu Mickimba... eu realmente penso exatamente como eu escrevi... esta crise é a bola da vez... antes era a guerra do iraque... descongelamento das geleiras, falta de alimentos no mundo... etc e tal... tudo é motivo pra subirem os preços e F... com o povo... mas quando o dólar despenca... os preços ficam iguais... daí o dólar sobe um pouquinho... e os preços sobem novamente...

outra filh@ d@ putiç3 é os postos de gasolina... quando o preço vai subir... sobem no mesmo dia... se o preço vai cair... dizem que precisam primeiro acabar com o estoque que foi comprado com preço maior... ou seja... as regras só valem contra o consumidor...

Eu evito olhar noticiários... pois fico atacado dos nervos com tanta sacanagem...

abraço :roll: :D
Imagem
vinibgomes
Mensagens: 513
Registrado em: 29 Jun 2007, 00:51

Eventos Externos

Bernanke: governo tem os instrumentos para resolver crise financeira
Em seu discurso perante o Clube Econômico de Nova York nesta quarta-feira, Bernanke afirmou
que a raiz da atual crise financeira é a mesma de crises passadas, ou seja, a falta de confiança
dos investidores nas instituições financeiras e nos mercados.
Entretanto, desta vez, os governos não esperaram que os bancos ficassem próximos a uma
situação de insolvência. A ação mais rápida das autoridades econômicas e o fato de que as
instituições financeiras continuam fortes e capazes de cumprir suas funções podem permitir,
mais rapidamente, a normalização dos mercados financeiros. Bernanke destacou as ações do
Fed na oferta da liquidez, o corte da taxa de juros e o programa de apoio ao sistema financeiro,
aprovado recentemente pelo Congresso, TARP.
TARP ao capitalizar instituições sólidas poderá estimulá-las a expandir suas operações de
crédito. Ao mesmo, as compras de ativos problemáticos dos bancos poderão ter efeitos
importantes para o mercado. Bernanke espera uma melhor formação de seus preços, além do
aumento de sua liquidez com as compras do Tesouro. Assim, as incertezas dos investidores
quanto ao valor desses ativos poderão diminuir.
A normalização dos mercados financeiros é a primeira etapa necessária para a recuperação da
economia, que deverá continuar fraca por mais algum tempo.
Em sua avaliação sobre a inflação, Bernanke vê uma trajetória futura dos preços consistente
com a estabilidade. A quedas dos preços das commodities e dos produtos importados, a
redução das expectativas de inflação e o fato da economia estar abaixo de seu potencial estão
pode de trás dessa avaliação positiva para os preços.
Bernanke reafirmou que continuará a utilizar todos os instrumentos do Fed para garantir o
funcionamento dos mercados.
vinibgomes
Mensagens: 513
Registrado em: 29 Jun 2007, 00:51

EXPECTATIVAS PARA OS MERCADOS

· Ações: baixa, por conta da queda dos preços das commodities e do aumento da
aversão ao risco em função do temor de recessão.
· Taxa de Juros: alta, por conta da alta da taxa cambial, das surpresas
negativas com a inflação (IGP-10) e do elevado Risco Brasil.
· Câmbio: alta, por conta por conta da queda dos preços das commodities e do
aumento da aversão ao risco em função do temor de recessão..
cros
Moderador
Mensagens: 10262
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

rafaeladvogado escreveu: outra filh@ d@ putiç3 é os postos de gasolina... quando o preço vai subir... sobem no mesmo dia... se o preço vai cair... dizem que precisam primeiro acabar com o estoque que foi comprado com preço maior... ou seja... as regras só valem contra o consumidor...

Eu evito olhar noticiários... pois fico atacado dos nervos com tanta sacanagem...

abraço :roll: :D
Hoje o barril do petroleo estava cotado na faixa dos 66/69 dolares o barril, esteve a 147 dolares uma queda de 50%, ai pergunto, porque a gasolina não baixou nem 5%???

Ahhhh o dolar subiu...
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6372
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Cros,

Por que a Petrobras não estava aumentando a Gasolina conforme ela estava aumentando lá fora... portanto não vai baixar mesmo...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Responder