Virago 250: Carburador, afogador etc

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Ola pessoal,

Alem de acompanhar os tópicos aqui do forum, costumo visitar os fóruns americanos sobre virago pra saber o que rola por la.
Numa dos tópicos, os americanos começaram a falar de uma historia de recarburar a virago, inserindo um kit no carburador para fazer a moto rodar mais solta principalmente na estrada.
Sinceramente, sempre achei o giro muito alto pra se manter na casa dos 110km/h. Por isso to sempre de olho em maneiras de aliviar um pouco o motor.
A primeira solução foi instalando uma relação 17/40
*nos foruns gringos o pessoal costuma usar 17/38! (mas por enquanto to bem com a minha 17/40)

A outra soluçao foi começar a fuçar nessa de recarburação.
O pessoal de la, compra no ebay um kit da SIGMA (emrpesa de preparação de motos) que ja vem com glices (3 tamanhos), parafuso piloto maior, e algumas outras coisinhas pra auxiliar.
Procurei aqui no Brasil por alguem q ja tivesse feito isso e como nao achei ninguem, resolvi ser cobaia ahahaha.

Funciona assim:
pelo ebay, comprei o Kit da sigma pra virago/v-star 250.
Ja na hora de fazer a compra, é preciso informar: modelo e ano da moto, modificações feitas e altitude que vc mais anda com a moto.

No meu caso:
virago 99
filtro de ar esportivo, escapamento original mas com um furo de saida maior, velas iridium, elevação 0 - 1300m

Nisso os caras montam um kit baseado nessas suas informações e mandam pelo correio.
Demorou 40 dias pra chegar e ainda fui taxado :evil:
mas enfim, no total (kit + frete + receita federal) = R$230,00

O kit é realmente bem profissional e vem ate com um manual de instruções do que é preciso mexer:

Imagem

Aqui os componentes que vieram:

Imagem

- pra esse kit, o ar deve fluir com mais facilidade pelo motor, por isso, é recomendável filtro de ar esportivo e fazer um furo na parte de trás do escapamento (no caso da minha, o buraco ja estava maior mesmo)
- Caso queira uma resposta rapida do carburador, é recomendavel abrir mais um furo no pistonete (broca menor)para ele subir e descer rápido a cada acelerada forte. Preferi não fazer essa modificação.

No caso, o que eu fiz foi:
trocar o parafuso piloto (original 112.5) pelo do SIGMA piloto 120
trocar o glice (original - 112.5) pelo do SIGMA glice 120
mexer na agulha (posição original - 4º) para a posiçao 5º (mistura mais rica)

Imagem

*para soltar td com mais facilidade, tirei tds as borrachas e mergulhei o carburador em agua quente.

O Glice vem junto com um corpo de metal.
O ideal é se concentrar em tirar td esse conjunto e deixar mais um pouco na agua quente so esse pedaço. Ai é so prender em algum lugar e fica mais facil de separar.

Imagem

aqui td o conjunto instalado.

Imagem


Considerações finais:

A moto virou o capeta ahahaha
ate entao, ela pedia 5 marcha aos 65km/h, agora pede com quase 80km/h.
A viraguinho ganhou uma puxada bem forte e o ronco parece q ficou levemente mais encorpado.
Pessoal nos foruns de la costuma falar q o motor parece rodar mais "cheio" como se tivesse num giro ideal. Mas de fato, ela parece ate que virou uma moto maior ahaha

Claro q isso tem um preço: a moto q antes fazia 29km por litro, agora ta fazendo 23 ahaha.

O consumo aumentou bem, mas pra quem divide a viraguinho entre estrada e cidade talvez seja uma modificação a se considerar.
Vou ficar de olho no estado das velas e comportamento da moto... afinal, é mais gasolina sendo jogada pro motor (gasolina essa que é misturada com um monte de porcaria e ta longe de ser comparada ao que os gringos usam :/).. mas enfim, 400km rodados, e ate agora: aprovado

até!
Palestino 250
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Set 2017, 23:14

Galera, boa noite!!

Alguém consegue me ajudar? Minha virago 250 tá vazando gasolina em movimento pelo carburador ou pela torneirinha, já troquei coletor de admissão do carburador, registro de combustível e bomba de gasolina e não tá passando de 80km alguém tem uma idéia do que possa ser?
Fabio Papini
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2018, 23:33

BOA TARDE AMIGOS DO FORUM..
SOU NOVO POR AQUI, TENHO UMA VIRAGO 250 JA CUSTONIZADA CHOPPER.
GARFO COM ALONGADORES, RODA DIANTEIRA DE XT600, RODA TRASEIRA DE SUZUKI MARAUDER 800, SISSY BAR ALONFADO 90CM DE ALTURA FEITO SOB ENCOMENDA . COMANDO AVANÇADO E ETC...
QUANDO COMPREI A MOTO ESTAVA FUMANDO NO PRIMEIRO CILINDRO E RESOLVI MANDAR FAZER O MOTOR.
DESDE ENTÃO COMEÇOU A SITUAÇÃO CHATA DE NÃO TER PROFISSIONAL QUALIFICADO NA CIDADE ONDE MORO. (ALFENAS -MG).
PASSOU NA MÃO DE UNS TRÊS MECÂNICOS..
NO 4º PARECE QUE DEU CERTO. FEZ O MOTOR DELA INTEIRO. E OS CABEÇOTES TBM.

COMPREI UM CARBURADOR DA CG150 SPORT PARA ADAPTAR NA LATERAL, CONSEGUI ENCONTRAR NO MERCADO LIVRE UM COLETOR EM AÇO CARBONO COM SAIDA PARA A LATERAL.
COMO A MOTO JÁ VEIO COM UMA CARCAÇA DE FILTRO DE AR DE FUSCA ONDE O ANTIGO DONO COLOCOU DE ENFEITE PARA FICAR ESTILO HARLEY ELE COLOCOU UMA DAS BOBINAS DENTRO E ESTAVA USANDO A MOTO SEM FILTRO DE AR COM APENAS UM PANO PERFLEX NA BOCA DO CARBURADOR, ENTENDI QUE A MISTURA AR COMBUSTIVEL FICA MAIS POBRE E RESOLVI ADAPTAR NA LATERAL COM O FILTRO DE AR DO FUSCA....
AGORA É AGUARDAR MONTAR TESTAR E VER COMO FICA...
SEI QUE VAI DEMORAR UM POUCO, POIS O MECANICO ACABA MEXENDO SEM PRESSA .
TENDO OS RESULTADOS POSTO AQUI PARA QUEM TIVER ENTERESSA NA MESMA SITUAÇÃO.
ABRAÇOS...
pgMlK
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Jul 2017, 21:36

rpz, posta fotos aí da motinha
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Manda fotos mesmo que ainda não esteja pronta
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Avatar do usuário
WalterBuena
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Out 2018, 20:27

Boa noite, sou novo aqui no fórum e estou com um grande problema com a minha virago.
Recentemente ela tem apresentado grande vazamentos na região do retentor do pinhão, realizei a troca do retentor e o vazamento continua persistindo, agora o vazamento é no carburado e no retentor do eixo do câmbio. Alguém pode enviar alguma luz para me guiar?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

WalterBuena escreveu: 27 Out 2018, 20:32 Boa noite, sou novo aqui no fórum e estou com um grande problema com a minha virago.
Recentemente ela tem apresentado grande vazamentos na região do retentor do pinhão, realizei a troca do retentor e o vazamento continua persistindo, agora o vazamento é no carburado e no retentor do eixo do câmbio. Alguém pode enviar alguma luz para me guiar?
São dois problemas diferentes, o carburador precisa verificar a agulha da cuba, na verdade fazer uma revisão e quem sabe trocar alguns reparos.

Já o eixo do câmbio e do pinhão são retentores o conserto é quase parecido e fácil... só tem que achar um mecânico que saiba mexer, pois hoje em dia tá complicado!
Imagem
Avatar do usuário
WalterBuena
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Out 2018, 20:27

Obrigado pela atenção camarada, realmente o quesito do mecânico ta muito difícil.
Tive um grande transtorno com o último mecânico. Ele foi instalar o sensor de pressão de óleo e ao invés de conectar o fio da energia do sensor no neutro da moto, ligou no fio das setas, ou seja, queimou a lâmpada do sensor de óleo e depois teve a cara de pau de falar que a cebolinha do sensor estava ruim, sendo que comprei em menos de 2 semanas.
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

WalterBuena de onde vc é?
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Deniswilliam
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Nov 2018, 14:50

Ola, pessoal estou muito chateado com a minha viraguinha ela sempre funcionou muito bem mas já faz 6 meses que ela está com alguns sintomas muito estranhos e não consigo nenhum mecânico na região da minha cidade para arrumar e não sei mais o que fazer,
Ela está mandando gasolina para o cilindro e pro óleo e não consigo nenhum para arrumar e um cara me falou que sai mais R$ 2.000,00 reais para arrumar mas não querem me dizer qual o problema que faz isso acontecer.
Preciso de ajuda pessoal amo minha viraguinha e não quero me desfazer dela
Dados
E uma virago 250 ano 2000
Responder