Financiamento, Consórcio ou Leasing!

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Jovi
Administrador
Contato:

Cara para mim isso é uma tremenda duma palhaçada... já chegou a hora de buscar o Procon isso sim... :roll:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
SlashGuibson

Por favor me ajudem. Fiz o consorcio da Vblade. Só que existe um problema, que para mim é muito grande.

O consorcio feito, é misturado, ou seja, eu estou competindo com todas as motos, hunter,web,Stx,Vblade...

E o cara é contemplado se ele der uma porcentagem alta, e enquanto um cara que da uma porcentagem alta numa web e eu dou uma porcentagem baixa na Vblade mesmo o meu dinheiro sendo de maior valor que a do cara da Web eu não sou contemplado, pois a porcentagem dele foi maior.

Ou seja, alguem que tirou a moto por consorcio me ajude, me diga quanto deu de lance ou se é desse jeito que expliquei.

Ajudem por favor
marciobmd

Jovi, se o tópico desvirtuar demais, foi mal...

Mas, achei esse artigo... e pra mim foi bem claro: pelo menos pra quem mora no RS, faz o financiamento e depois pede arrego nos braços da justiça, hehehe

15.05.07

Financiamento: como reduzir o débito

por Angela Crespo, Seção: Coluna Josué Rios s

O valor cobrado pela tal Taxa de Abertura de Crédito varia de banco para banco, mas no caso de carro custa pelo menos R$ 600. O sr. Furtado, o Consumidor, não está acostumado a perguntar sobre a cobrança da taxa – e o vendedor do carro muito menos está treinado a informar sobre o item em questão. E, na hora da compra, sabe como é, o pragmatismo de todo vendedor é um só: aproveitar-se do instante em que o brilho do carro enfeitiça a luz dos olhos do comprador para, sem delongas, fechar o negócio. Ademais, a dita taxa vem diluída na eternidade das prestações e o consumidor nem percebe.

No Rio Grande do Sul, quem recorrer à Justiça não paga a taxa em questão, pois os juízes gaúchos – de forma unânime, pode-se dizer –, ao julgarem casos de revisão de valores cobrados pelas financeiras, entendem que a Taxa de Abertura de Crédito não é devidamente informada ao consumidor e que, além disso, os altos juros remuneratórios cobrados pelas financeiras já são mais que suficientes para garantir a lucratividade de quem empresta o dinheiro. E dessa forma, a exigência, segundo repetidas decisões (jurisprudência) do Tribunal de Justiça rio-grandense, fere os artigos 6°, 46 e principalmente o 51, inciso IV do Código do Consumidor, uma vez que esta norma estabelece que não tem validade jurídica “obrigações consideradas iníquas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade”, como é o caso da taxa em questão (apelação 70019119221, entre outras).

Quanto à cobrança para emissão e envio de boleto, a Justiça gaúcha também entende ser abusiva a exigência. Por quê? Porque como é uma obrigação legal da financeira dá quitação ao consumidor toda vez que este paga a prestação, o boleto é apenas um meio de permitir que o credor cumpra a sua obrigação de atestar o pagamento do débito – a quitação. Logo, não pode haver a transferência para o consumidor de uma obrigação que é da financeira.

Conclusão: se houver cobrança de Taxa de Abertura de Crédito e de envio e emissão de boleto, o consumidor tem o direito de exigir a devolução dos pagamentos indevidos, o que faz reduzir o gasto com o financiamento. Mais itens da lista de abusos ficam para as próximas colunas.

Era isso...

Márcio
Drag Star assim que possível
Yan.Metal
Colaborador

Concordo que é um absurdo essas taxas, mas elas são cobradas em todos os lugares no consórcio honda, também é cobrado por exemplo a taxa de impessão do boleto acho que é 3 reais por mês. Meu pai também pagou a TAC, iOF e a tal taxa de impressão quando comprou um carro novo. É a vida não sendo a vista, sempre vai haver taxas. Mas continuo achando que a promoção é boa.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
dbezerra

O custo de emissão de boletos/carnês já foi proibida pelo banco central, a TAC como é conhecida não pode mais ser cobrada, porém continua sendo cobrada pelas instituições sob a forma de Tarifa de Cadastro e não mais sob o nome de Tarifa de Abertura de Crédito, contudo há um teto para esta cobrança que é obrigatoriamente divulgada nos sites e agências de todas as instituições financeiras. Agora...quando diversos consumidores de uma mesma região utilizam-se de artifícios judiciais tais como liminares e revisionais, os bancos e as financeiras tendem a frear o crédito na região, aumentar as taxas praticadas e/ou solicitar percentuais maiores de entrada, protegendo-se desta forma de eventuais perdas que possam ocorrer nas revisionais. Vale analisar até que ponto esta queda de braço pode ser de fato benéfica ao consumidor. Relevar uma TAC "abusiva" ou pagar taxas maiores, ter crédito difícil e ter que pagar uma entrada absurda? Capitalismo selvagem ô ô ....
marciobmd

Não sabia que esse post tinha virado tópico... ora vejam...

Mas, sem dúvida, emprestar dinheiro a juros zero não existe - a TAC inclui o custo e a "mão-de-obra" de quem empresta dinheiro (afinal é uma relação comercial capitalista que visa o lucro, e também visa suprir a necessidade de posse/conforto/sobrevivência), e sou contra entrar na justiça alegando que em contrato encontram-se “obrigações consideradas iníquas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade”. Todo contrato assinado é, acima de tudo, um acordo entre partes que negociaram e chegaram a um entendimento comum. Se era abusivo, pq foi assinado?
E, a dificuldade do cédito aumenta com o aumento da procura pelo crédito. A longo prazo, as ações judiciais não surtem efeito nas taxas de juros ou na entrada do financiamento. É um círculo vicioso: se o crédito é dificultado, a procura diminui, a segurança em emprestar aumenta (pq só financia quem tem como pagar), levando os operadores de financiamento a facilitar o crédito, reduzindo juros e facilitando a entrada, atraindo novos consumidores que vão assumir dívidas maiores, alguns deixarão de pagar, outros discutirão as cláusulas contratuais, aumentando o temor de inadimplência das financeiras, que passarão a dificultar o crédito, e assim ad eternum, rs

No fim das contas, quem vende define por quanto vende, quem compra, decide se pode pagar.

E o mesmo vale pro crédito: quanto tu pagas para ter o que tu desejas? (essa pergunta não é sobre o valor monetário da coisa comprada, mas quanto vale a tua satisfação por ter a coisa).
Márcio
Jovi
Administrador
Contato:

Prestação de motos vai cair 6% com IOF menor

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - A redução de 3,38% para 0,38% no imposto sobre operações financeiras (IOF) sobre o financiamento de motocicletas deve representar uma queda de 6% nas prestações. Numa parcela de R$ 200, comum no segmento, a economia será de R$ 12 ao mês, calculam os fabricantes.

Anunciada na quarta-feira, a medida entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União. Faz parte do pacote de ações que o governo federal vem adotando para reanimar as vendas de veículos, em queda por causa da falta de crédito. A redução do imposto vai ajudar, diz Mário Sérgio Franco, sócio da Dafra, fabricante de motos em Manaus (AM). Ele reclama, porém, que o crédito continua escasso. Antes, de cada 100 fichas, 45 eram aprovadas; agora, são no máximo 30.?

Pedro Schwambach, do grupo Parvi, com 40 lojas em vários Estados, concorda que a falta de crédito é o principal inibidor dos negócios. As vendas do grupo passaram de uma média de 2 mil motos ao mês para 1,2 mil. Para Schwambach, apesar de bem-vinda, a redução do IOF não é relevante. ?Tenho cliente, tenho fluxo, o que não tenho é aprovação de crédito.?

Em outubro, as vendas em todo o País caíram 18,5% ante setembro, para 150,1 mil motos, e 12,2% ante igual mês de 2007, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Pelo menos 75% das vendas são financiadas. Na primeira quinzena de novembro somaram 69.834 motos, uma retração de 10,7% ante outubro e de 14,5% ante igual período de 2007. Fábricas em Manaus, como a Honda e a Dafra, anunciaram férias coletivas e podem demitir.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
marciobmd

Espero que melhore mesmo... tô cansado de ver redução de imposto e não sentir o efeito no bolso.
Márcio
Aquila Cunha

Olá pessoal!!! Gostaria de saber se tem alguém que comprou a Miragem por consórcio. Estou pensando em comprar a minha, por consóricio, dando um lance mínimo para adquirí-la de primeira. Posso confiar? E caso haja alguém, gostaria de saber tb se é verdade que o lance mínimo é R$3.000, e que posso conseguir a moto de primeira se o lance for de 3.000 a 4.000.
carlosrdm

Isso he verdade em termos.

Pois o vendedor que me vendeu disse que teve clientes que tiraram com um lance de 1500.

Quando eu tirei precisei dar um lance de 6000.
Pois tentei com 3000 não deu, tentei com 4000 nao deu tentei com 5000 tambem não. E com 6000 pequei !

Isso depende da epoca, mas acredito que pode se basear numa media de 4000 para cima.
Responder